Leopoldo Mountbatten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lorde Leopold Mountbatten)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leopoldo Mountbatten
Lorde Leopoldo Mountbatten
 
Nome completo
Leopold Arthur Louis von Battenburg
Nascimento 21 de maio de 1889
Berkshire, Inglaterra
Morte 23 de abril de 1922 (32 anos)
Palácio de Kensington, Inglaterra
Sepultamento Cemitério de Frogmore, Inglaterra
Pai Henrique de Battenberg
Mãe Beatriz do Reino Unido

Leopoldo Mountbatten (Leopold Arthur Lewis Mountbatten, 21 de maio de 188923 de abril de 1922) foi um membro da família real britânica e um neto da rainha Vitória. Ele era conhecido como "príncipe Leopold de Battenberg" de seu nascimento até 1917, quando o uso de títulos germânicos foi abandonado no Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial, na qual ele lutou.

Nascido no Castelo de Windsor, em Berkshire, lorde Leopold Mountbatten era o segundo filho do Henrique de Battenberg, filho do príncipe Alexandre de Hesse e Reno e de Julia de Hauke, e da princesa Beatriz do Reino Unido, a quinta filha da rainha Vitória e de príncipe Alberto. Ele era hemofílico, doença que tinha herdado de sua mãe.

Fruto de um casamento morganático, o príncipe Henrique de Battenberg tomou o estilo de Príncipe de Battenberg de sua mãe, Julia von Hauke, que tinha sido titulada Princesa de Batteberg em seu próprio direito. Como tal, Leopold foi estilizado, ao nascer, como Sua Alteza Sereníssima príncipe Leopoldo de Battenberg. No Reino Unido, entretanto, foi estilizado Alteza príncipe Leopoldo de Battenberg, graças à uma autorização da rainha concedida em 1886.

Em julho de 1917, o sentimento anti-germânico durante a Primeira Guerra Mundial fez o rei Jeorge V mudar o nome da Casa Real de Casa de Saxe-Coburgo-Gota para Casa de Windsor. Foi também proibido o uso de todos os títulos e estilos germânicos. Assim, Leopoldo tornou-se "sir Leopold Mountbatten". Em setembro daquele ano, entretanto, tornou-se "lorde Leopold Mountbatten", enquanto que seu irmão mais velho, Alexander Mountbatten, tinha se tornado um marquês.

Leopoldo Mountbatten morreu em 23 de abril de 1922, durante uma operação de joelho, aos trinta e dois anos. Está sepultado no Cemitério de Frogmore no Reino Unido.[1]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 21 de maio de 1889 - 14 de julho 1917: Sua Alteza o príncipe Leopoldo de Battenberg
  • 14 de julho de 1917 - Setembro 1917: Sir Leopoldo Mountbatten
  • Setembro de 1917 - 23 de abril de 1922: Lorde Leopoldo Mountbatten

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.