Loren Reno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Loren Reno

Loren Marion Reno (New Castle, Pensilvânia, 17 de junho de 1872Vitória, 4 de março de 1935) foi um missionário da Igreja Batista, bacharel em pedagogia, ciências, teologia. Organizou a missão Batista em todo o Estado do Espírito Santo e fundou o primeiro Colégio Americano Batista de Vitória, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Espírito Santo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Nascido em (New Castle, Pensilvânia - EUA, 17 de junho de 1872), filho de pais fazendeiros Joseph Iddings Reno e Carrie Hazen Reno, batizado Loren Marion Lafourn Reno, passou a usar o nome Loren Marion Reno em sua mocidade. Cursou a Escola Normal de Edinboro, "Edinboro University of Pennsylvania",[1] cursou também a "Bucknell University",[2] Lewisburg (Pensilvânia), e foi graduado pela "Crozer Theological Seminary",[3] em Chester (Pensilvânia) - EUA.

Familia[editar | editar código-fonte]

Em 1902, Loren Reno casa com Alice May Wymer nome de solteira, passando a se chamar Alice Wymer Reno. Juntos com sua primeira filha Margarida Fralick Reno; em 06 de Agosto de 1904 o casal missionário da Igreja Batista chega ao Brasil, na cidade de Vitória (Espírito Santo).

Filhos[editar | editar código-fonte]

O casal missionário teve 4 filhos.
1. Margarida Fralick Reno
2. Loren Ernest Reno * 22 Dez 1906 (Vitória, ES, Brasil) - † 22 Dez 1906 (Vitória, ES, Brasil) - Obs. Irmão gemeo de Carol Hazen Reno
3. Carol Hazen Reno * 22 Dez 1906 (Vitória, ES, Brasil) - † 24 Out 1980 (Nova York, NY, UEA) - Obs. Irmã gemea de Loren Ernest Reno
4. Etta Fern Reno

Trabalho missionário[editar | editar código-fonte]

1907, Organiza então na sua residência localizada na Av. Schimit, 70 (hoje Av. Governador Florentino Ávidos),[4] o Colégio Batista na cidade de Vitória (Espírito Santo), para atender os filhos de missionários e crentes da época.

1919, Com o crescimento do colégio, Loren Reno adquire uma grande chácara às encostas do Morro do Moscoso que seria mais tarde a sede do Colégio Batista Americano de Vitória.[5]

1920, O Colégio Batista Americano passa a funcionar nas salas da 1ª Igreja Batista em Vitória (Espírito Santo), (Rua General Osório).[6]

1932, Em Outubro inaugurou o templo da primeira Igreja Batista de Vitória, foi comprado varias propriedades para a construção do futuro Colgéio Americano Batista de Vitória.

1933, Em Setembro, inaugurou o Colégio Americano Batista de Vitória, na "Chácara do Moscoso" (hoje Rua Loren Reno)[7] com quatro prédios: um para a residência da familia missionária Reno, um para internato masculino outro feminino e um para as aulas e administração.

1935, Morre Loren Reno aos 63 anos. Assume a direção do colégio o Dr. Alberto Stange Júnior, na época seu auxiliar.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Loren Reno
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.