Loro Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde agosto de 2013). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Loro Jones
Informação geral
Nome completo Antônio Marcos Lopes de Souza
Nascimento 19 de outubro de 1961 (56 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Gênero(s) Rock
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1982 - hoje
Outras ocupações Compositor, Produtor musical
Afiliação(ões) Capital Inicial, Blitz 64
Página oficial lorojones.com.br

Antônio Marcos Lopes de Souza (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1961), mais conhecido pelo nome artístico de Loro Jones, é um músico, compositor e produtor musical brasileiro. Alcançou projeção nacional como guitarrista da banda de rock Capital Inicial, que fundou ao lado dos irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos em 1982.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, mudou-se bem garoto para Brasília, quando seu pai - soldado do Corpo de Bombeiros à época - foi transferido. Era chamado de 'Diabo Louro' por causa das molecagens que fazia: colocava corujas nas mesas das professoras para assustá-las e quebrava vidraças. Depois virou 'Loro'. E, como ele gostava do trabalho de Steve Jones, guitarrista da extinta banda britânica de punk rock Sex Pistols, incorporou 'Jones' ao seu sobrenome.

O avô de Loro tocava e construia instrumentos musicais. O pai o apoiava mas não tinha dinheiro para bancar sua paixão pela música. A mãe acabou vendendo uma máquina de costura para comprar a primeira guitarra para ele. Loro Jones é irmão de Geraldo Ribeiro, da Escola de Escândalo, e Rogério Lopes, do Elite Sofisticada, ambas bandas atuantes no cenário brasiliense da década de 80. O brasileiro Eduardo EGS e o norte-americano Blues Sarraceno são suas referências de estilo na guitarra, dos quais tenta emular a busca por um "punch" diferente e característico para cada composição.

Antes de se juntar aos irmãos Lemos para formar o Capital Inicial, Loro tocou na banda Blitx 64 (banda precursora do rock brasiliense ao lado do Aborto Elétrico).

O guitarrista saiu da banda no final de 2001, reclamando do excesso de tempo trabalhando,[1] agravado pelo fato de que ao contrário dos companheiros de banda, que se mudaram para São Paulo, ainda residia em Brasília e tinha muitos gastos se deslocando entre as duas cidades. Foi substituído por Yves Passarel.[2]

Referências

  1. [1]
  2. Ortega, Rodrigo (Fevereiro de 2011). «As três vidas do Capital». BPP. Billboard Brasil (16). 50 páginas. ISSN 977-217605400-2 Verifique |issn= (ajuda)