Los Santos (Grand Theft Auto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lugar fictício
Los Santos
LosSantosSunrise.jpg
Los Santos em Grand Theft Auto: San Andreas
Lema "The city where you were most likely to get eaten by a wild animal" ("A cidade onde você tem mais chances de ser devorado por um animal selvagem")

"Bulimic capital of America" ("Capital bulímica da América")

País Estados Unidos
Estado San Andreas (GTA SA)
San Andreas (GTA V)
Regiões Western Los Santos
East Los Santos
South Los Santos
População 4.000.000 de habitantes (estimado)[carece de fontes?]
Website Site oficial - GTA V

Los Santos é uma cidade fictícia destaque na série de jogos Grand Theft Auto da Rockstar Games e sua filiada Rockstar North. É baseada em Los Angeles.[1]

É possível encontrar boa parte dos pontos turísticos e distritos mais famosos de Los Angeles em Los Santos, dentre eles: O "Sinal de Vinewood", inspirado no de Hollywood, O Observatório de Griffith no jogo representado pelo "Observatório de Verdant Bluffs", além das praias da cidade: Praia de Santa Maria (Praia de Santa Mônica), Praia de Verona (Venice Beach) e os arranha-céus de Downtown (Centro de Los Angeles). Em Grand Theft Auto V (último lançamento da série em que a cidade é destaque) Los Santos é mais semelhante à moderna Los Angeles.

Em Grand Theft Auto: San Andreas, ambientado em 1992, Los Santos está localizada no sul do estado fictício de San Andreas. É a maior cidade em área, tem a maior população (3.650.550)[carece de fontes?] além de ser a mais violenta, com problemas de violência de gangues e tráfico de drogas predominante em seus distritos de baixa renda.

Em Grand Theft Auto V, ambientado em 2013 (sua aparição mais recente e moderna), ao contrário de GTA San Andreas, Los Santos é a única metrópole no estado de San Andreas, contendo em seus arredores 3 cidades pequenas, sendo que uma (Davis) está localizada em sua área metropolitana e as outras duas no condado de Blaine.

Enredo em Grand Theft Auto: San Andreas[editar | editar código-fonte]

Em Grand Theft Auto: San Andreas, após cinco anos fora de casa, Carl Johnson, protagonista do jogo, retorna para Los Santos depois de fugir para Liberty City em 1987 após a morte de seu irmão Brian Johnson. Ao chegar em casa, CJ (Carl Johnson) descobre que sua mãe, Beverly Johnson, foi brutalmente assassinada por uma gangue rival do conjunto Front Yard Ballas, motivo pelo qual Sweet se desentende com Carl. Além disso, CJ é intimidado por dois policiais corruptos da C.R.A.S.H e acusado injustamente pelo recente assassinato do oficial Ralph Pendelbury. A C.R.A.S.H (Recursos comunitários contra bandidos de rua) é uma organização destinada a reduzir o nível de crimes de gangues na cidade. A unidade é liderada pelo oficial Frank Tenpenny e ladeada por Eddie Pulaski e um novo oficial chamado Jimmy Hernandez. Retornando para o seu antigo bairro em Ganton, CJ reencotra seu irmão Sweet (Sean Johnson) e seus amigos de infância Ryder (Lance Willson) e Big Smoke (Melvin Harris), todos membros da Grove Street Families, um conjunto da gangue de rua Families com sede em uma rua sem saída de Ganton que leva o nome do conjunto. CJ, Sweet e os outros começam uma guerra para reconquistar o antigo prestígio da Grove Street Families e derrotar as gangues rivais, os Ballas (seus antigos e principais rivais) e os Los Santos Vagos (Northside Vagos). Após um tempo, quando tudo estava dando certo para CJ, seus amigos Big Smoke e Ryder desertam da gangue e entregam a Grove Street Families à Tenpenny e Pulaski em troca de um ponto de venda de drogas (Big Smoke's Crack Palace). Seguindo o conselho de Big Smoke, Ryder foge para San Fierro onde se junta a organização criminosa Loco Syndicate, enquanto isso, CJ e Sweet são encurralados por viaturas da polícia em baixo do viaduto Mulholland intersection ao norte de Downtown Los Santos, onde são presos. CJ é exilado de Los Santos e levado para a zona rural de Whetstone por Tenpenny e Pulaski, que o liberam em troca de serviços sujos.

Após muitos contratempos na região rural de San Andreas, Carl vai para San Fierro e abre uma garagem. Neste meio tempo ele se afilia com a Tríade de San Fierro e seu sócio Wu Zi Mu, e consegue acabar com a organização Loco Syndicate e acaba matando o seu antigo amigo de gangue, Ryder. Carl vai para Las Venturas após uma breve estadia no deserto, e começa a trabalhar nos negócios dos Cassinos. Hernandez é morto como "queima de arquivo" em uma cidade isolada.

Em outro momento do jogo, após a sua estadia em Las Venturas, CJ retorna a Los Santos e passa a morar na mansão do rapper Madd Dogg nas colinas de Vinewood (Mulholand), após ajudar a resgata-la do traficante Big Poppa que a tomou de Dogg em pagamento de uma dívida. Em pouco tempo, CJ e Dogg recuperam o livro de rimas roubado por OG Loc e começam a gravação de um novo disco. A princípio, CJ tenta levar uma nova vida longe do crime de South Central como empresário de Madd Dogg, mas com a saída de seu irmão Sweet da prisão, CJ é convencido a expulsar os traficantes dos distritos antes dominados pelos Families, acabando por retornar para Groove Street Families.

O policial corrupto Tenpenny vai a julgamento, ele foi acusado de corrupção, agressão sexual e brutalidade policial; no entanto, ele é absolvido de todas as acusações contra ele e seu cúmplice Eddie Pulaski por falta de provas. Pulaski, que naquela altura já havia sido morto por Carl Johnson, não aparece durante o julgamento. Outra acusação movida à Tenpenny foi de que ele estaria envolvido no assassinato do colega e policial Ralph Pendelbury, caso que foi amplamente divulgado pela mídia de San Andreas (como relatado frequentemente na talk rádio WCTR). Tenpenny e Pulaski foram absorvidos de quase todas as acusações devido a falta de provas e queima de arquivos, fruto de um acordo com Carl Johnson, que foi obrigado à silenciar testemunhas e ocultar os crimes cometidos por Tenpenny. O veredito causou uma indignação pública em massa, levando à tumultos violentos em toda a cidade, principalmente centrados nas áreas de baixa renda e classe baixa de Los Santos (os tumultos de Los Santos foram baseados nos Distúrbios de Los Angeles em 1992 em que policiais suspeitos no caso de Rodney King também foram absorvidos, levando milhares de pessoas na área de Los Angeles a se revoltarem ao longo dos seis dias após o veredito). A guerra de gangues volta a ficar forte novamente nos guetos de Los Santos, começando por Idlewood e Glen Park. CJ e Sweet procuram, canto a canto, pistas sobre Big Smoke até encontrar Big Bear e B-Dup, antigos membros da Groove Street. Big Bear volta para a Groove com Sweet e o Glen Park é conquistado novamente pela Groove Street Families. Depois CJ reconquista alguns territórios para a Groove, inclusive ajudando o seu amigo Cesar Vialpando a tomar seu bairro de volta dos Vagos para reerguer a sua gangue, os Varrios Los Aztecas, que passsa a ser aliada da Groove Street Families. No final do jogo, CJ e Sweet vão até o palácio de crack de Big Smoke em Los Flores, onde CJ o mata, sendo abordado por Tenpenny, que pega o dinheiro de Smoke e foge, sendo perseguido por CJ e Sweet. Tenpenny sofre um acidente enquanto fugia e acaba morrendo no processo. CJ, Sweet e os demais membros da gangue e aliados voltam para casa e comemoram junto com seus amigos.

Nota: Os fatos acima ocorreram no enredo de Grand Theft Auto: San Andreas.

Gangues de Los Santos[editar | editar código-fonte]

  • Grove Street Families: Domina os territórios: Ganton, com conjuntos em Playa Del Seville (Seville boulevard Families), Temple (Temple drive Families) e Santa Maria Beach. Em GTA V, esta gangue perdeu o domínio sobre a Grove Street, além de muitos outros territórios.
  • Ballas: Seus conjuntos criminosos dominam quase toda a região de baixa renda de Los Santos, seus territórios são: East Los Santos, Idlewood, Jefferson, Willowfield, Glen Park, Verona Beach, entre outros. Em GTA V os Ballas dominaram a Grove Street e ainda possuem uma rivalidade muito forte com os Families.
  • Los Santos Vagos: É uma gangue latina. Domina os territórios: Las Colinas, Los Flores e East Beach. Em GTA V, os Vagos ainda dominam estes e outros territórios na região leste de Los Santos.
  • Varrios Los Aztecas: Domina o territórios: El Corona, Little Mexico e Unity Station. É considerada a menor gangue de Los Santos. Em GTA V foram totalmente expulsos de Los Santos pelos Vagos, porém ao longo dos anos a gangue cresceu muito e agora operam fora de Los Santos, em Blaine County, como traficantes de metanfetamina, sendo uma das concorrentes de Trevor Philips no tráfico.

Influências reais[editar | editar código-fonte]

Assim como a sua equivalente na vida real, Los Santos é composta por diferentes áreas, que incluem regiões de baixa renda e áreas infestadas por gangues e bandidos de rua como Ganton, Willowfield, Jefferson, Idlewood e East Los Santos, que são baseadas em Compton, Willowbrook, Watts, Inglewood e East Los Angeles respectivamente, a maioria destes locais de Los Santos são baseados principalmente na região de South Central Los Angeles, que é conhecida por sua comunidade afro-americana e também por ser o berço do gangsta rap da costa oeste da Califórnia representado por grupos como N.W.A e rappers como Ice Cube e Eazy-E (este último inspirou a aparência do personagem Ryder). Além das áreas problemáticas de baixa renda, a cidade também tem uma movimentada seção central baseada no centro de Los Angeles e distritos ricos e de classe alta, com regiões famosas por abrigar estúdios de cinema, destinos de compras e residências de ricos e famosos como Rodeo, Richman e Mulholland (Rodeo é baseado em Beverly Hills e seu nome vem da luxuosa Rodeo Drive, Richman é majoritariamente baseado em Bel Air e Mulholland é baseado em Mulholland Drive e parte de Hollywood Hills). Os distritos de praia como Santa Maria Beach e Verona Beach são baseados em Santa Mônica e Venice Beach respectivamente. Market é baseada em Mid-Wilshire e arredores (embora a contraparte da loja de rosquinhas Jim's Sticky Ring na verdade esteja localizada em Inglewood), Temple e a glamurosa Vinewood são baseados em Hollywood e parte de West Hollywood, e o gigantesco letreiro de Vinewood é evidentemente baseado no letreiro de Hollywood. Los Santos ainda apresenta diversos pontos turísticos reminiscentes de localidades, edifícios e construções reais existentes em Los Angeles, como as Watts Towers (Jefferson Towers), Los Angeles Convention Center (Conference Center), Capitol Records Building (Blastin' Fools Records), Prefeitura de Los Angeles (Prefeitura de Los Santos), Pershing Square, o Rio Los Angeles (Canal de Los Santos), o arranha-céu U.S. Bank Tower (Los Santos Tower), o Observatório Griffith (Observatório de Los Santos), o Forum (Los Santos Forum), Randy's Donuts (Jim's Sticky Ring), o Píer de Santa Mônica (Yacht Harbor), à Ponte Vincent Thomas, à Calçada da Fama de Hollywood (Calçada da fama de Vinewood), Via Rodeo, Carney's Restaurant (Hobos), à Sunset Strip, o Whisky a Go Go, o Hotel Bonaventure Westin e o Teatro Chinês de Grauman (Cathay Theater).

Los Santos em Grand Theft Auto V[editar | editar código-fonte]

A cidade de Los Santos reaparece em Grand Theft Auto V, muito maior e muito mais detalhada do que na sua aparição anterior, no caso Grand Theft Auto San Andreas. Sua reprodução em GTA V ficou muito mais fiel a cidade da vida real no qual foi inspirada, que é a região metropolitana de Los Angeles, no estado da Califórnia. Seu fuso horário é o UTC−8, assim como na cidade de Los Angeles.

Assim como Los Angeles, Los Santos é uma grande metrópole ensolarada, sua cultura é constituída a partir não só dos estados-unidenses, mas de vários outros povos diferentes, como os Mexicanos, Asiáticos, Sul-americanos e outras civilizações europeias diferentes, cerca de 30% da sua população é de origem espanhola.

Em Grand Theft Auto V (Universo HD), não só Los Santos, como também todo o estado de San Andreas passou a ter maiores proporções em relação a Grand Theft Auto San Andreas (Universo 3D), devido ao potencial dos consoles Xbox 360 e PlayStation 3, e passou a ser mais realista com o seu lançamento para os consoles da oitava geração: PlayStation 4 e Xbox One.

A nova Los santos está maior e bem mais detalhada e semelhante a Los Angeles, agora sendo formada pelas regiões: La Puerta, South Los Santos, East Los Santos, Vespucci, Little Seoul, East Vinewood, Downtown Vinewood, West Vinewood, Del Perro, Morningwood, Rockford Hills, Richman, Vinewood Hills e o centro financeiro (Downtown Los Santos), com seus arranha céus. Los santos tambem possui transporte publico, a Los Santos Transit, que conta com vários ônibus nas cores azul, laranja e vermelho com vários destinos da cidade, e o metrô subterrâneo. O aeroporto também está maior, com aviões grandes e pequenos, jatinhos e helicópteros, é permitido que você entre no aeroporto e pegue qualquer avião.

O estado de San Andreas também ficou maior, com várias atividades, o estado é dividido em duas partes, a Los Santos County (condado de Los Santos) e Blaine County (condado de Blaine), a cidade está localizada no condado de Los Santos ocupando quase todo o seu espaço. No condado de Blaine está localizado o Forte Zancudo (base do exército), ao entrar na base seu nível de procurando aumenta para quatro estrelas e você pode ser morto pelos tanques de guerra e soldados, mas se tiver sucesso em entrar, você pode rapidamente pegar alguns dos aviões e caças que estão estacionados. Também está em Blaine a pequena cidade de Paleto Bay, ela possui um hospital, uma delegacia, uma loja de roupas, de pintura de carros, imóveis para comprar, loja de armas e cabeleireiro. A cidadezinha (distrito) de Sandy Shores, a sua direita está o gigante lago "Alamo Sea" (mar Alamo) e a direita o Deserto Grand Senora, possui um aeroporto simples (que é o utilizado pelo personagem Trevor durante a campanha), uma delegacia, uma loja de armas, um hospital e um cabeleireiro, 2 pontos para observação, uma loja de roupa, e nas suas proximidades a Penitenciária Bolingbroke. A cidadezinha (distrito) - Grapeseed, possui um imóvel a venda, uma loja de roupas e salto de paraquedismo. O Estado possui vários pontos de entretenimento em todo o seu espaço. Também há a Usina eléctrica Palmer Taylor, o grande Laboratório de pesquisas Humane, o Departamento Nacional de Segurança (N.O.O.S.E) e o teleférico da Paleto Forest que leva o jogador até o topo do Monte Chilliad, a montanha mais alta do estado. O estado de San Andreas é interligado por várias estradas, rodovias e ruas, às principais e mais movimentadas são as rodovias 1, 13, 15, 68 e 11 (as rodovias 1-B, 4, 2 e 5 estão localizadas em Los Santos).

A versão do jogo para PlayStation 4 e Xbox One foi lançada no dia 18 de novembro de 2014, e em 14 de abril de 2015 para os jogadores de PC. Com a potência dos consoles da oitava geração e dos computadores atuais, os produtores puderam deixar o jogo mais bonito, aumentando a fauna e a flora nas florestas, na cidade e no mar. Devido a essas mudanças, a cidade de Los Santos se tornou ainda mais viva, movimentada e realista.


Referências

  1. «Grand Theft Auto: San Andreas Video Review» (em inglês). Gamespot. 2004. Consultado em 20 de julho de 2013