Louis Garrel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Louis Garrel
Nome completo Louis Garrel
Nascimento 14 de junho de 1983 (32 anos)
 França
Ocupação Ator e diretor.
Cônjuge Valeria Bruni-Tedeschi (2005-2012)

Golshifteh Farahani (2013-2015)

Outros prêmios
César de Melhor Ator Revelação.
IMDb: (inglês)

Louis Garrel (Paris, 14 de junho de 1983) é um ator francês. Ele é mais conhecido por seu papel como Théo no filme Os Sonhadores (The Dreamers) de Bernardo Bertolucci em 2002, onde interpreta um jovem revolucionário, que mantém um relacionamento incestuoso com Isabelle (Eva Green), e por seu trabalho em Les chansons d'amour (As Canções de Amor) de Christophe Honoré em 2007.

Carreira e Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Louis nasceu em Paris em 14 de junho de 1983, filho do cineasta Philippe Garrel e da atriz Brigitte Sy. O seu primeiro papel foi aos 6 anos, no filme Les Ministères de l'art, realizado pelo seu pai, no qual foi protagonista. Mas mesmo tendo começado sua carreira cedo ao lado do pai, ele apenas deslanchou verdadeiramente após seu papel no filme Os Sonhadores (The Dreamers) de Bernardo Bertolucci, interpretando "Théo", em 2002.

Após o filme de Bertolucci a carreira do ator o levou a papéis, que em sua maioria o erotizaram tornando-o hoje um sex symbol dos apreciadores do atual cinema francês. Em 2006 ganhou o Prêmio César como "Melhor Estreante Masculino" devido sua atuação no filme "Les amants réguliers" dirigido por seu pai Philippe Garrel.

Ele deve parte de sua fama graças aos trabalhos realizados com o diretor Christophe Honoré, com o qual colaborou em seis filmes: Ma Mère (2004) adaptação do romance de mesmo nome de Georges Bataille, com Isabelle Huppert; Dans Paris (2006) ao lado de Romain Duris; Les Chansons d'amour (2007) filme em que mostrou seus talentos como cantor; La Belle Personne (2008); Non ma fille tu n'iras pas danser (2009) e por fim Les Bien-Aimés (2011).

Garrel escreveu e dirigiu três curta-metragens: em 2008, "Mes Copains"; 2010, "Petit tailleur" e em 2011, "La Règle de trois". Tendo o segundo sido homenageado em uma seleção para a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2010.

Louis viveu um relacionamento estável com Valeria Bruni Tedeschi, irmã mais velha da ex-primeira dama francesa Carla Bruni, que é 19 anos mais velha que ele. O casal adotou uma criança (Céline), mas o romance acabou em 2012. Ele ainda namorou a atriz iraniana Golshifteh Farahani, mas em 3 de julho de 2015 anunciou o fim da relação.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.