Louis Zorich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Louis Zorich
Nascimento 12 de fevereiro de 1924
Chicago, Illinois - EUA
Morte 30 de janeiro de 2018 (93 anos)
Nacionalidade Flag of the United States.svg estadunidense
Principais trabalhos

Louis Zorich (12 de fevereiro de 1924 - 30 de janeiro de 2018) foi um ator estadunidense. Mais conhecido pelo seu papel de Burt Buchman, pai de Paul Reiser, em Mad About You.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zorich era descendente de imigrantes Iugoslávos, apesar de ter nascido e crescido no estado americano de Illinois. Estudou drama nas escolas Roosevelt College e Goodman Theater School of Drama, ambas em Chicago. Era casado com a atriz de ascendência grega Olympia Dukakis desde 1962. Seu sobrinho é Chris Zorich, ex-jogador da NFL do time Chicago Bears, de futebol americano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Um dos mais marcantes trabalhos de Louis foi no filme Violonista no Telhado (do diretor Norman Jewison), quando interpretou um condestável russo, em 1971. Outro papel significante foi de Pete, no filme Os Muppets conquistam Nova York, de 1984. Porém, foi mesmo na série Mad About You que Zorich ganhou grande destaque na mídia, interpretando o pai de Paul Buchman (Paul Reiser). Seu personagem na série manteve uma loja de esportes em Manhattan por anos, até passá-la para Ira Buchman após sua aposentadoria. Sua principal característica no programa é quando ele bate na porta do apartamento de Paul e Jamie para uma visita, exclamando: "Sou eu, Burt! Burt Buchman! Pai de Paul Buchman!"

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Principais Trabalhos em Filmes e Séries:

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]