Lourival Ignácio de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Louro e seu contra-baixo

Lourival Ignácio de Carvalho (Niterói, 22 de abril de 1892Rio de Janeiro, 17 de junho de 1956), conhecido como Lourival de Carvalho ou popularmente chamado pelo seu nome artístico Louro, foi um compositor, arranjador, clarinetista, saxofonista e baixista brasileiro.[1]

Conhecido Chorão no cenário musical do Rio de Janeiro desde a Belle Époque carioca até meados dos anos 50, foi um compositor brasileiro de grande qualidade musical sem o devido reconhecimento por uma obra esquecida.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado no bairro do Barreto na cidade de Niterói, de origem pobre, aos 8 anos de idade, despertou um grande interesse pela música, chegando a criar a ideia de brincar com caixas de fósforos para improvisar a sonoridade de instrumentos de sopro, tocando algumas músicas da época. Ainda quando menino ingressou na fabrica de tecidos “Companhia Manufatora Fluminense” da qual era vizinho. Lá, devido ao seu nome e ao seu cabelo alourado foi apelidado “Louro”. Em função de sua vocação, logo foi encaminhado para os estudos musicais na banda da fábrica conhecida como “Centro Musical Fluminense”.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Louro». Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX. Consultado em 14 de fevereiro de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]