Love Live!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Love Live! School Idol Project
ラブライブ!
(Rabu Raibu!)
Gênero Comédia
Musical
Anime
Love Live! Season 1
Direção Takahiko Kyōgoku
Produção ASCII Mediaworks
Roteiro Jukki Hanada
Estúdio Sunrise
Distribuição/
Licenciamento
Estados Unidos NIS America
Emissoras de televisão Japão Tokyo MX
Exibição original 6 de janeiro de 201331 de março de 2013
Página no Anime News Network (em inglês)
Anime
Love Live! Season 2
Direção Takahiko Kyōgoku
Produção ASCII Mediaworks
Roteiro Jukki Hanada
Estúdio Sunrise
Distribuição/
Licenciamento
Estados Unidos NIS America
Emissoras de televisão Japão Tokyo MX
Exibição original 6 de abril de 201429 de junho de 2014
Página no Anime News Network (em inglês)
Jogo
Love Live! School Idol Festival
Desenvolvimento KLab
Distribuição Bushiroad
Gênero Jogo de cartas colecionáveis, Jogo de ritmo
Plataforma iOS, Android
Lançamento
  • JP 16 de abril de 2013
  • WW 11 de maio de 2014
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Love Live!

Love Live! (ラブライブ! Rabu Raibu!?) School Idol Project é um projeto multimídia desenvolvido pela Dengeki G's Magazine, a gravadora musical Lantis, e o estúdio de animação Sunrise.

O projeto gira em torno de um grupo de garotas de uma escola fictícia que se tornam ídolos, formando o grupo μ's, a fim de evitar que a escola fosse fechada. Foi lançado na edição da revista Dengeki G em agosto de 2010, e seguiu produzindo CDs de música, anime vídeos de música, duas adaptações manga, e videogames.

A série animada foi produzida pela Sunrise e dirigido por Takahiko Kyogoku foi ao ar no Japão em duas temporadas: a 1ª foi ao ar entre janeiro e março de 2013, e a 2ª entre abril e junho de 2014.

Um filme intitulado "Love Live! Idol School Movie" é distribuído pela Shochiku e foi lançado em junho de 2015. Com o término do μ's, a franquia conta até o presente momento, com 26 singles lançados, sendo 24 com o μ's e 2 com Aqours. A maioria dos singles (vindo de insert songs do filme) conseguiu entrar nos rankings da Oricon. Devido ao sucesso, μ's foi convidado a se apresentar no 66º Kouhaku Utagassen em 2015.

Um novo projeto intitulado Love Live! Sunshine!! foi anunciado, com um elenco totalmente novo, introduzindo o Aqours, cuja estreia aconteceu em outubro de 2015.

História[editar | editar código-fonte]

Honoka Kōsaka é uma garota que ama sua escola, Otonokizaka Academy porém quando a mesma está prestes a ser fechada devido a uma crise financeira, Honoka se torna determinada a salvá-la. Sabendo que ídolos de colégio são populares, Honoka e suas amigas criam o grupo μ's (se pronuncia miúse) com o objetivo de conseguir novas estudantes. Após salvarem a Otonokizaka Academy do fechamento, as garotas da μ's seguem caminhos mais altos e participam do "Love Live", a competição suprema que reúne os maiores grupos idol do universo.

Com o anúncio de Love Live! Sunshine!!, um novo grupo nos mesmos moldes de μ's foi revelado, sob o nome de Aqours. Love Live Sunshine!! se passa em uma outra escola, a Uranohoshi Girls' Academy, que está passando pelo mesmo problema que a Otonokizaka Academy teve, até que Chika Takami, uma fanática pelo grupo μ's, decide seguir o exemplo de Honoka e resolve juntar suas amigas para formar o grupo Aqours para salvar a escola do fechamento.

Personagens[editar | editar código-fonte]

μ's[editar | editar código-fonte]

Disambig grey.svg Nota: Para a banda britânica de mesmo nome, veja Muse.
Honoka Kōsaka (高坂 穂乃果 Kōsaka Honoka?)
Dubladora: Emi Nitta[1]
Honoka é a protagonista e estuda na Otonokizaka Academy. Sua família trabalha em uma loja wagashi chamada Homura. Honoka tem personalidade contagiante e não desiste de nada, a ponto de geralmente exacerbar-se. Ela também é se mostra preguiçosa e relutante em trabalhar. Seus hobbies incluem natação e colecionar adesivos. Ela é a líder do μ's e é vista tomando a posição central em algumas das canções do grupo. Mais tarde, ela assume o lugar de Eli como presidente do conselho estudantil.
Kotori Minami (南 ことり Minami Kotori?)
Dubladora: Aya Uchida[2]
Kotori é colega de Honoka e amiga de infância, que é a filha da presidente da Otonokizaka Academy, a quem ela se assemelha. Ela é conhecida por ter sua cabeça nas nuvens apesar de ter responsabilidade como supervisão de figurino do grupo e ser coreógrafa. Ela é muito atenciosa com os sentimentos das pessoas ao seu redor, mas também indecisa e propensa a ir com o fluxo. Ela se torna parte do conselho estudantil.
Umi Sonoda (園田 海未 Sonoda Umi?)
Dubladora: Suzuko Mimori[3]
Umi é amiga de infância e colega de Honoka. Também é membro da kyūdō. Ela acredita que Honoka é mandona e agressiva, mas percebe as vantagens de ter uma amiga aventureira, geralmente atuando como a voz da razão para ela. Ela é a principal letrista do grupo. Como a filha de uma família tradicional, Umi tem experiência em kendo, koto, nagauta, caligrafia, e danças tradicionais. Ela assume o lugar de Nozomi como a vice-presidente do conselho estudantil.
Maki Nishikino (西木野 真姫 Nishikino Maki?)
Dubladora: Pile[4]
Maki é uma estudante vinda de uma família de médicos. Tem talento para cantar e tocar piano, sendo que ela tem aspiração secreta para ser uma pianista, mas ela está destinada a herdar o hospital de seus pais, o que a faz recusar, inicialmente, o convite para se juntar à μ's. Inicialmente ela é muito arrogante e retraída, mas ela se sensibiliza para se juntar ao grupo ao longo da série. Maki é a compositora principal e treinadora vocal do grupo. Ela se torna a vice-presidente do Idol Research Club.
Rin Hoshizora (星空 凛 Hoshizora Rin?)
Dubladora: Riho Iida[5]
Rin é do primeiro ano e possui habilidades em corridas com barreira, futebol e basquete. Assim como Honoka, Rin tem uma personalidade contagiante e é sapeca, mas logo perde sua motivação. É a melhor amiga de Hanayo, e possui um hábito de terminar suas falas com "nya" (termo japonês equivalente ao Miau). Ela tem um complexo sobre ser "Kawaii" devido a um incidente em sua infância em que vários meninos zombavam dela para tentar se vestir como garota. Ela é eventualmente capaz de superar isso com a ajuda de suas amigas, e expressar cada vez mais sua feminilidade.
Hanayo Koizumi (小泉 花陽 Koizumi Hanayo?)
Dubladora: Yurika Kubo[6]
Hanayo é uma estudante que adora desenhar e praticar a técnica do Origami. É mencionada como Kayo, uma leitura alternativa do seu nome, em kanji. Sua melhor amiga é Rin, do qual é amiga de infância. Tem um enorme carinho por arroz, e é um pessoa tímida. Antes de entrar para o μ's, tinha baixa auto-estima o que fazia com que ela desistisse, mas sonhou desde a infância em se tornar uma estrela. Mais tarde, se torna a presidente do Idol Research Club.
Nico Yazawa (矢澤 にこ Yazawa Niko?)
Dubladora: Sora Tokui[7]
Nico é fascinada por moda e é a supervisora de figurino junto com a Kotori. Ela tem um forte desejo de se tornar uma estrela entre todas as integrantes de μ's, e trabalha duro para atingir seu objetivo. No entanto, muito para seu desgosto, Nico é infantil na aparência e comportamento, apesar de sua idade, parecendo-se muito mais jovem que o resto do grupo. Nico criou o Idol Research Club, mas devido aos altos padrões, várias integrantes foram deixando aos poucos. Assim que Honoka e suas amigas perguntam se deseja ter o IRC como QG oficial para a μ's ela é muito relutante, duvidando de quão longe elas estão dispostas a ir para se tornar ídolos de sucesso, até que ela aprova o seu esforço e, eventualmente, se junta ao grupo. Ela tem uma tendência de agir como celebridade e constantemente implora por atenção, mas é muito cuidadosa com as pessoas ao seu redor. Ao contrário das outras integrantes, ela tem uma personalidade idol, e atende pela sua catchphrase, "Nico-Nico-Ni" com uma pose. Após se graduar, ela passa o posto de presidente para a Hanayo. É uma excelente cozinheira. Suas irmãs mais jovens são Cocoa, Kokoro e Kotarô.
Eli Ayase (絢瀬 絵里 Ayase Eri?)
Dubladora: Yoshino Nanjō[8]
Eli é presidente do conselho estudantil da Otonokizaka que está determinada a salvar a escola. Embora ela se oponha ao plano de Honoka no início, ela acaba se tornando a última garota para se juntar à μ's. Ela é descendente russa por causa de sua avó, e tende a dizer a palavra russa "harasho". Ela é extremamente talentosa, primando pelos acadêmicos e atletismo, e é capaz executar seus deveres como a presidente do conselho estudantil na perfeição. A especialidade de Eli é o Quilting, e sua experiência com o balé qualifica-a como coreógrafa do grupo.
Nozomi Tojo (東條 希 Tōjō Nozomi?)
Dubladora: Aina Kusuda[9]
Nozomi é a mais velha do grupo. Ela atua como voz da razão para Eli, que foi a primeira amiga que ela fez após passar toda sua vida escolar transferindo de um local para outro devido a trabalhos de seus pais, a escolha de viver sozinha, a fim de ficar em Otonokizaka. Ela também age como o líder espiritual do grupo, e tem uma vibração quase onisciente para ela, agindo quando ela sabia que as coisas ficaram longe demais e até mesmo nomear o grupo baseado em eventos que ainda estavam por acontecer. Embora ela não é daquela região, Nozomi fala em dialeto Kansai. É especialista em adivinhas, e usa-la para atender rapidamente numa nova escola, sempre que ela é obrigada a se mover. Apesar de ter personalidade serena, ela tem seu lado um pouco travesso com ela, e é passível de tatear outras garotas quando as encontra distraídos ou deprimidas em uma forma de "incentivá-las".

Aqours[editar | editar código-fonte]

Chika Takami (高海千歌 Takami Chika?)
You Watanabe (渡辺曜 Watanabe ?)
Riko Sakurauchi (桜内梨子 Sakurauchi Riko?)
Hanamaru Kunikida (国木田花丸 Kunikida Hanamaru?)
Ruby Kurosawa (黒澤ルビィ Kurosawa Ruby?)
Yoshiko Tsushima (津島善子 Tsushima Yoshiko?)
Dia Kurosawa (黒澤ダイヤ Kurosawa Daiya?)
Mari Ohara (小原鞠莉 Ohara Mari?)
Kanan Matsuura (松浦果南 Matsūra Kanan?)

Mídia[editar | editar código-fonte]

Jogo[editar | editar código-fonte]

Love Live! School Idol Festival é um jogo de música e ritmo, com elementos de grupo de Idols, cartas colecionáveis e história narrativa, desenvolvida pela Klab. O objetivo do jogo é completar os shows e desbloquear a história das personagens principais que sonham em se tornar um grupo de School Idols. Durante o jogo, deve-se selecionar nove Idols para realizar o show, usar ouro (G') e membros Idols para acumular experiência no processo de treino, estamina para realizar os shows e Love Gems para regenerar a estamina, aumentar o número máximo de membros ou recrutar um novo membro. É possível selecionar a dificuldade da música escolhida para realizar o show e, ao completa-lo, é recebido recompensas como ouro, membros novos ou Love Gems, além de aumentar o bond em cada Idol que realizou o show. Outra maneira de recrutar um novo membro é através de scout onde se troca Friend Pts (Pontos de Amizade) ou Love Gems por membros.[10][11]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles de μ's[editar | editar código-fonte]

Singles
Título Nota
Bokura no Live, Kimi to no Life Debut
Snow Halation
Natsuiro Egao de 1! 2! Jump!
Mogyutto Love de Sekkenchu! Lançado após o Valentine's Day
Wonderful Rush
Bokura wa Ima no Naka de 1ª Abertura de Love Live! School Idol Project
Kitto Seishun ga Kikoeru
Susume→Tomorrow
Korekara no Someday
No brand girls
Music S.T.A.R.T!!
Takaramonozu
Sore wa Bokutachi no Kiseki 2ª Abertura de Love Live! School Idol Project
Donna Toki mo Zutto
Yume no Tobira
Love wing bell
KiRa-KiRa Sensation!
We are a bit Different
Shangri-La Shower
Mi wa Mu'sic no Mi
Angelic Angel/Hello, Hoshi o Kazoete Single do Love Live! School Idol Movie
Sunny Day Song/?←HEARTBEAT Single do Love Live! School Idol Movie
Bokutachi wa Hitotsu no Hikari/Future style Single do Love Live! School Idol Movie
Heart to Heart! Música especial para School Idol Festival
Korekara Single bônus, incluso no Blu-Ray de Love Live! The School Idol Movie
Moment Ring Último single

Singles de Printemps[editar | editar código-fonte]

  1. Love Marginal
  2. sweet&sweet holiday
  3. Pure Girls Project
  4. UNBALANCED LOVE
  5. Puwa Puwa-O!
  6. Eien Friends
  7. Nightingale Love Song
  8. CheerDay CheerGirl!
  9. MUSEUM de Dou Shitai?
  10. WAO-WAO Powerful Day!
  11. NO EXIT ORION

Singles de BiBi[editar | editar código-fonte]

  1. Diamond Princess no Yuutsu
  2. Love Novels
  3. Cutie Panther
  4. Natsu, Owaranai De.
  5. Fuyu ga Kureta Yokan
  6. Trouble Busters
  7. Silent Tonight
  8. Saitei de Saikou no Paradiso
  9. Sakkaku CROSSROADS
  10. PSYCHIC FIRE

Singles de Lily White[editar | editar código-fonte]

  1. Shiranai Love*Oshiete Love
  2. A-NO-NE-GA-N-BA-RE!
  3. Binetsu Kara Mystery
  4. Kimi no Kuse Ni!
  5. Aki no Anata no Sora Tooku
  6. Futari Happiness
  7. Onaji Hoshi ga Mitai
  8. Otohime Haato de Rabu Kyuuden
  9. Omoide Ijou ni Naritakute
  10. Shunjou Romantic

Singles de Aqours[editar | editar código-fonte]

  1. Kimi no Kokoro wa Kagayaiteru Kai?
  2. Step! ZERO to ONE
  3. Aqours☆HEROES
  4. Koi ni Naritai AQUARIUM

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Os fãs da versão em inglês de Love Live! School Idol Festival descobriram que a maior parte do subtexto homossexual entre várias garotas foram removidas. Em alguns casos, uma referência explícita às relações entre meninas foram alteradas para implicar uma relação heterossexual. Uma atualização do jogo foi liberada em 30 de Junho de 2015 para corrigir a tradução do texto de forma a preservar o sentido original.

Transmissão online[editar | editar código-fonte]

No Brasil, todos os episódios de Love Live, com exceção do filme, estão disponíveis no site Crunchyroll, com legendas em português.

O fim das μ's e o anime de LLS[editar | editar código-fonte]

Em 05 de Dezembro de 2015, os fãs de Love Live choram o anúncio do fim do μ's. O último single das μ's, "Moment Ring", saiu em 02 de Março de 2016.

Em 2016, acontece o "Love Live! μ's Arigatou Project ~Road to μ'sic Forever~", que constitui em exibições dos 26 episódios do anime e também do filme e concertos nos cinemas japoneses, em preparação a despedida do μ's. Em 31 de Março e 1 de Abril de 2016, acontece no Tokyo Dome o μ's Final Love Live! ~μ'sic forever ♪♪♪♪♪♪♪♪♪~, marcando um final de um ciclo. Esses shows foram lançados em DVD e Blu-Ray em 28 de Setembro de 2016, pela Lantis.

Em 2 de Julho de 2016, aconteceu a estreia do anime de Love Live! Sunshine!!, cuja 1ª temporada teve 13 episódios e muitas referências às μ's puderam ser notadas desde o início, incluindo um trecho de "Start:DASH!" como insert song do 1º episódio.

Porém as μ's ainda podem ser vistas no seu mais recente lançamento, o Love Live! School Idol Festival ~After School Activity~, lançado apenas no Japão em Dezembro de 2016 em uma parceria entre a Bushiroad e a Square Enix.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 26 de setembro de 2014 
  2. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 26 de setembro de 2014 
  3. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 14 de outubro de 2014 
  4. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de abril de 2014 
  5. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 14 de outubro de 2014 
  6. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 15 de outubro de 2014 
  7. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 5 de outubro de 2014 
  8. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 26 de setembro de 2014 
  9. «ラブライブ! Official Web Site | メンバー紹介» [Love Live! Official Web Site | Member Introduction] (em Japanese). Sunrise. Consultado em 22 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de abril de 2014 
  10. «Love Live! School Idol Festival» 
  11. «Love Live School Idol Festival events»