Luís, Duque de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luís, Duque d'Orleães)
Ir para: navegação, pesquisa
Luís, Duque d'Orleães

Luís de Orleães (em francês: Louis d'Orléans, Versailles, 4 de agosto de 1703Paris, 4 de fevereiro de 1752), duque de Orleães. Era o único filho de Filipe II, Duque de Orleães, Regente da França, patriarca dos Orleães, e de Francisca Maria de Bourbon, Mademoiselle de Blois.

Seus avós paternos eram Filipe de França, Duque de Orleães e sua segunda esposa, Isabel Carola, princesa palatina. Seus avós maternos eram Luís XIV de França e Madame de Montespan, marquesa de Montespan. Filipe I e Luís XIV eram irmãos, filhos de Luís XIII de França e de Ana de Áustria.

Luís era tido como uma pessoa caridosa e culta, tomando todo o seu tempo para inteirar-se do cenário político, apesar de ter ganho a hostilidade do cardeal Guilherme Dubois em 1723.

Em 1730, o cardeal Fleury certificou-se da dispensa do duque da patente de coronel-general de infantaria, um posto que ele havia mantido por nove anos; retirando-se para a vida privada, Luís gastou seu tempo principalmente traduzindo os Salmos e as epístolas de Paulo.

Sucedendo a seu pai como duque de Orleães em 1723 e morreu na abadia parisiense de São Genésio.

Sua esposa, Augusta (17041726), filha de Luís Guilherme de Baden-Baden, deu à luz seu único filho, Luís Filipe, que lhe sucedeu no ducado de Orleães.


Precedido por
Filipe II
Regente da França
Duque de Orleães
Coat of arms of the Duke of Orléans (as prince of the blood).png

16601701
Sucedido por
Luís Filipe I


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.