Luís III de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luís III da França)
Luís III
Luís III de França
Rei da Frância Ocidental
Reinado 10 de abril de 879
a 5 de agosto de 882
Coroação setembro de 879
Antecessor(a) Luís II
Sucessor(a) Carlomano II (sozinho)
Co-monarca Carlomano II
 
Nascimento c. 863
Morte 5 de agosto de 882 (19 anos)
  Saint-Denis, França
Sepultado em Basílica de Saint-Denis,
Saint-Denis, França
Casa Carolíngia
Pai Luís II de França
Mãe Ansgarde de Borgonha
Religião Catolicismo

Luís III (c. 8635 de agosto de 882) foi o Rei da Frância Ocidental de 879 até sua morte.[1] Ele era o filho mais velho do rei Luís II de França e sua primeira esposa Ansgarde de Borgonha. Luís assumiu o controle do reino conjuntamente com seu irmão Carlomano II. O seu breve reinado foi marcado por bem-sucedidas campanhas militares contra invasores viquingues e conflito com Bosão da Provença.[2] A sua vitória na Batalha de Saucourt, no ano de 881, em combate com os escandinavos rendeu-lhe homenagem no poema Canção de Ludwig. Luís morreu em 882 devido a ferimentos provocados após cair do seu cavalo ao perseguir uma mulher por diversão. O seu irmão Carlomano se tornou então governante único do reino dos francos ocidentais.[3][4]

Sucesso militar[editar | editar código-fonte]

Em 2 de fevereiro de 880, Louis foi derrotado pelo Grande Exército Heathen Viking na Batalha de Lüneburg Heath. Mas, em março de 880 em Amiens, os irmãos dividiram o reino de seu pai, com Luís recebendo a parte norte, chamada Neustria. O outro irmão recebeu a parte sul, e o duque Boso, um dos tenentes de maior confiança de Carlos, o Calvo, renunciou à lealdade a ambos os irmãos e foi eleito rei da Provença.

Um mapa que mostra as divisões do Império Carolíngio em 880. Luís e seu irmão Carlomano dividiram o governo da Francia Ocidental ao longo de linhas tradicionais, com Luís controlando Neustria (em roxo) e Carlomano controlando Aquitânia (em azul).

Um mapa que mostra as divisões do Império Carolíngio em 880. Luís e seu irmão Carlomano dividiram o governo da Francia Ocidental ao longo de linhas tradicionais, com Luís controlando Neustria (em roxo) e Carlomano controlando Aquitânia (em azul). No verão de 880, Carlomano II e Luis III marcharam contra ele e capturaram Mâcon e a parte norte do reino de Boso. Eles uniram suas forças com as de seu primo Carlos, o Gordo, então governando a Francia Oriental e o Reino da Itália , e sitiaram Vienne sem sucesso de agosto a novembro. Em 881, Luís III obteve uma vitória importante contra os invasores Viking, cujas invasões ocorreram desde o reinado de seu avô, na Batalha de Saucourt-en-Vimeu. Um ano depois da batalha, um poeta anônimo a celebrou e o rei por sua destreza e piedade em um curto poema Ludwigslied, composto em alto-alemão antigo.[5]

Morte e legado[editar | editar código-fonte]

Luís III, na época de seus grandes sucessos, era muito jovem, com apenas 16 a 17 anos. Suas vitórias contra os vikings divertiam o público e ele era amado pela maioria do povo francês.

Enquanto montava em seu cavalo, Luís III morreu em 5 de agosto de 882, com cerca de 17 anos, em Saint-Denis, no centro de seu reino. Ele estava perseguindo uma garota, que se retirava para a casa do pai, quando bateu com a cabeça na verga de uma porta baixa e caiu, fraturando o crânio e matando-o instantaneamente.[3][4]

Como Luís III não teve filhos, seu irmão Carlomano II se tornou o único rei da Francia Ocidental, e o jovem rei foi sepultado no mausoléu real da Basílica de Saint-Denis.[5]

Apesar de seu curto reinado, Luís III foi muito lembrado durante sua época por suas proezas militares e raramente é mencionado quando comparado a outros reis da França.

Referências

  1. Nelson, Janet L. The Frankish Kingdoms, 814-898: the West. In: The New Cambridge Medieval History: Volume 2, C.700-c.900. Cambridge University Press, 1995. p 137. Editado por Rosamond McKitterick.
  2. Riche, Pierre. The Carolingians: A Family Who Forged Europe. University of Pennsylvania Press, 1993. pp 211-215
  3. a b Riche, Pierre. The Carolingians: A Family Who Forged Europe. University of Pennsylvania Press, 1993. pp 211-215
  4. a b Nelson, Janet L. The Frankish Kingdoms, 814-898: the West. In: The New Cambridge Medieval History: Volume 2, C.700-c.900. Cambridge University Press, 1995. pp 137-138. Editado por Rosamond McKitterick.
  5. a b «Louis III | king of France». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2021 

Galeria[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Luís II
Rei da Frância Ocidental
879882
Sucedido por
Carlomano II
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.