Luís de Évreux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís de Évreux
Príncipe da França
Efígie de Luís, conde d'Évreux
Conde de Évreux
Ocupação 1303–1319
Sucessor Filipe III
 
Esposa Margarida de Artois
Casa Capeto
Nascimento 3 de maio de 1276 (741 anos)
Morte 19 de maio de 1319 (43 anos)
  Paris
Pai Filipe III
Mãe Maria de Brabante

Luís Capeto (3 de maio de 1276 - Paris, 19 de maio de 1319) foi conde de Évreux. Era filho do rei Filipe III da França e de sua segunda esposa Maria de Brabante e meio-irmão mais novo de Filipe IV e de Carlos de Valois.

Homem de postura calma e reflectiva. Todavia, foi forte defensor dos direitos do estado e da Igreja, e apoiou Filipe IV contra o papa Bonifácio VIII. Em 1297, 1304 e 1315, participou das campanhas em Flandres.

Nos conselhos de Luís X, presenciava as discussões entre Carlos de Valois e Enguerrando de Marigny, apoiando o segundo. Após a morte deste passou a apoiar o seu segundo sobrinho, Filipe de Poitiers, ao contrário do terceiro filho de Filipe IV, Carlos da Marca, na facção do seu irmão de Carlos de Valois.

Casou-se, em 1301, com Margarida de Artois, a filha mais velha de Filipe d'Artois, senhor de Conches, e de Branca da Bretanha, e nasceram dessa união:

Faleceu em Paris, aos 43 anos, de tifo. Seu corpo foi sepultado na igreja dos Jacobinos de Paris.

Precedido por
-
Conde de Évreux
6 de outubro de 1298 - 19 de maio de 1319
Sucedido por
Filipe I
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.