Luísa, Princesa Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa
Princesa Real e Duquesa de Fife
Marido Alexandre Duff, 1.° Duque de Fife
Descendência Alastair, Marquês de Macduff
Alexandra, 2.ª Duquesa de Fife
Matilde de Fife
Casa Saxe-Coburgo-Gota (1867–1917)
Windsor (1917–1931)
Nome completo
Luísa Vitória Alexandra Dagmar
Nascimento 20 de fevereiro de 1867
  Casa Marlborough, Londres, Reino Unido
Morte 4 de janeiro de 1931 (63 anos)
  Londres, Reino Unido
Enterro Mausoléu de Mar Lodge, Braemar, Aberdeenshire, Escócia
Religião Anglicanismo
Pai Eduardo VII do Reino Unido
Mãe Alexandra da Dinamarca

Luísa, Princesa Real e Duquesa de Fife (20 de fevereiro de 1867 - 4 de janeiro de 1931) foi a filha mais velha e terceira criança a nascer de Eduardo VII do Reino Unido e de Alexandra da Dinamarca. Era a irmã mais nova de Jorge V e a quinta princesa a receber o título de Princesa Real, por ser a filha mais velha de um soberano.

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

A princesa, então titulada "Princesa Luísa de Gales", nasceu em Marlborough House, a residência londrina de seus pais, que na época eram príncipe e princesa de Gales. Foi batizada em 10 de maio de 1867 por Charles Thomas Longley, Arcebispo da Cantuária. Ela passou muito tempo de sua infância em Sandringham House, a propriedade campestre de seus pais em Norfolk. Bem como suas irmãs, a princesa Maud e a princesa Vitória Alexandra, ela recebeu uma educação formal limitada.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 27 de junho de 1889, a princesa Luísa casou-se com Alexander Duff (1849-1912), então titulado como 6° Conde Duff, na Capela Privada do Palácio de Buckingham. Ele tinha dezoito anos a mais que Luísa. Dois dias depois do casamento, a rainha Vitória do Reino Unido o titulou como 1° Duque de Fife e Marquês de Macduff. A carta-patente que criou este ducado continha a norma de que o herdeiro teria de ser um "filho legalmente procriado". No entanto, posteriormente ficou claro que o Duque e a Duquesa não teriam um filho. Em 24 de abril de 1900 assinou a carta-patente que criou um segundo Ducado de Fife, ao lado do condado de Macduff com um aspecto especial: caso não haja um herdeiro homem, esses títulos nobiliários passariam para as filhas do 1° Duque de Fife e para os descendentes homens destas.

O Duque de Fife e a princesa Luísa, Duquesa de Fife, tiveram três filhos:

Princesa real[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas de Luísa, Princesa Real.

Em 9 de novembro de 1905, o rei Eduardo VII, seu pai, declarou a Princesa Luísa como a (5°) Princesa Real, a mais alta honra conferida a um membro feminino da família real britânica. Ao mesmo tempo, Eduardo VII declarou que as duas filhas da princesa teriam a dignidade titular de uma princesa do Reino Unido e da Irlanda e o estilo de Sua Alteza, com precendência imediatamente depois de todos os membros da família real britânica com o estilo de Alteza Real. Daquele ponto em diante, as filhas da princesa real foram tituladas "Sua Alteza princesa Alexandra de Fife" e "Sua Alteza princesa Maud de Fife". Elas não mais levariam seu posto a partir de seu pai, mas a partir da vontade de um soberano.

Em dezembro de 1901, enquanto navegavam para o Egito, a princesa real e sua família foram salvos do naufrágio na costa de Marrocos. O duque, apesar de ter escapado ileso, ficou doente em função de uma pleuris, provavelmente contraída como resultado do naufrágio. Ele morreu em Assuão, Egito, em janeiro de 1912. Sua filha, a princesa Alexandra, sucedeu ao ducado, tornando-se Duquesa de Fife em seu próprio direito. Deve ser notado que depois Alexandra casou-se com seu primo de segundo grau, o príncipe Artur de Connaught, filho do terceiro filho da rainha Vitória, Artur, Duque de Connaught e Strathearn. A princesa Luísa é a avó materna do atual e terceiro Duque de Fife.

Morte[editar | editar código-fonte]

A princesa real morreu em janeiro de 1931, em sua residência em Portman Square, Londres, e foi enterrada na Capela de St. Jorge, no Castelo de Windsor. Depois seus restos foram removidos para a capela privada do Mausoléu de Mar Lodge, em Braemar, Aberdeenshire.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.