Saltar para o conteúdo

Luísa Carlota de Meclemburgo-Schwerin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luísa Carlota
Duquesa de Meclemburgo-Schwerin
Princesa Hereditária de Saxe-Gota-Altemburgo
Reinado21 de outubro de 17974 de janeiro de 1801
Dados pessoais
Nascimento19 de novembro de 1779
Schwerin, Alemanha
Morte4 de janeiro de 1801 (21 anos)
Gota, Alemanha
CônjugeAugusto, Duque de Saxe-Gota-Altemburgo
Descendência
Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo
CasaMeclemburgo-Schwerin
Saxe-Gota-Altemburgo
PaiFrederico Francisco I, Grão-Duque de Meclemburgo-Schwerin
MãeLuísa de Saxe-Gota-Altemburgo

Luísa Carlota em Meclemburgo (em alemão: Luise Charlotte zu Mecklenburg; Schwerin, 19 de novembro de 1779Gota, 4 de janeiro de 1801) foi a avó materna do príncipe-consorte Alberto do Reino Unido, marido da rainha Vitória do Reino Unido.

Luísa Carlota nasceu como duquesa de Meclemburgo-Schwerin, sendo filha do grão-duque Frederico Francisco I. A sua mãe era a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo e a sua irmã era esposa do rei Cristiano VIII da Dinamarca.

Luísa era a segunda filha do grão-duque Frederico Francisco I de Meclemburgo-Schwerin e da sua esposa, a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo. Os seus avós paternos eram o duque Luís de Meclemburgo-Schwerin e a princesa Carlota Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Os seus avós maternos eram o príncipe João Augusto de Saxe-Gota-Altemburgo e a condessa Luísa Reuss de Schleiz. O seu irmão mais velho, o grão-duque hereditário Frederico Luís de Meclemburgo-Schwerin era pai da duquesa Helena de Meclemburgo-Schwerin, mãe de Luís Filipe, conde de Paris. A sua irmã mais nova, Carolina Frederica de Meclemburgo-Schwerin casou-se com o rei Cristiano VIII da Dinamarca e mãe do rei Frederico VII da Dinamarca.[1]

Biografia

[editar | editar código]
Retrato de Luísa Carlota e seu marido, Augusto, por Alexander Molinari, c. 1800.

No dia 1 de Novembro de 1795, Luísa Carlota ficou noiva do rei Gustavo IV Adolfo da Suécia. O noivado tinha sido arranjado por Gustaf Adolf Reuterholm, regente de facto da Suécia, que desejava manter a sua posição após a maioridade do rei tendo a rainha em dívida para com ele pela sua posição. O rei estava entusiasmado a principio e o noivado foi muito celebrado em ambas as cortes, chegando-se mesmo a criar uma oração com o nome de Luísa Carlota na Suécia. Contudo, a imperatriz Catarina II da Rússia queria ver a sua neta, a grã-duquesa Alexandra Pavlovna, rainha da Suécia e mostrou desagrado por este noivado. Após a posição da czarina ser conhecida, muitos começaram a dizer ao rei que Luísa, que ele nunca tinha visto, não era bonita. Quando o rei foi declarado maior de idade em 1797, rompeu o noivado. O pai de Luísa exigiu uma recompensa, um assunto que ficou resolvido quando a cidade sueca de Wismar, na Alemanha, passou a pertencer a Meclemburgo-Schwerin pelo Tratado de Malmö (1803).

Em 1797, Luísa casou-se com o príncipe-herdeiro Augusto de Saxe-Gota-Altemburgo que vinha da família da sua mãe. Os dois tinham um antepassado em comum, o duque Frederico II de Saxe-Gota-Altemburgo. O casamento foi arranjado contra a sua vontade e acabou por ser infeliz: o seu marido abusava dela e Luísa quis deixá-lo, mas foi forçada a ficar pela sua família.[2] Luísa foi descrita como sendo muito loira, pouco atraente e um pouco corcunda, mas também como sagaz, talentosa e inteligente.[2]

Luísa Carlota morreu quatro anos depois do seu casamento, durante um parto, aos vinte e dois anos de idade, antes de Augusto assumir o trono de Saxe-Gota-Altemburgo. Os dois tiveram apenas uma filha, a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo, que se viria a casar com o duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota e era mãe do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

Escudo da família Meclemburgo-Schwerin
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Luísa Carlota de Meclemburgo-Schwerin

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, pág. 251
  2. a b Cecilia af Klercker (1936) (in Swedish). Hedvig Elisabeth Charlottas dagbok VII 1800-1806 (The diaries of Hedvig Elizabeth Charlotte VIII 1800-1806). P.A. Norstedt & Söners förlag Stockholm. p. 63. ISBN 362103.