Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, duquesa de Lafões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luísa
Princesa de Ligne
Duquesa de Lafões
Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, duquesa de Lafões
Condessa de Miranda do Corvo
Período 10 de abril de 1706
a 16 de março de 1729
Antecessora Mariana
Antecessora Pedro Henrique
 
Nascimento 9 de junho de 1694
  Lisboa, Portugal
Morte 16 de março de 1729 (34 anos)
  Lisboa, Portugal
Sepultado em Convento de São José de Ribamar, Lisboa, Portugal
Nome completo  
Luísa Antônia Inês Casimira de Sousa Nassau e Ligne
Marido Miguel de Portugal
Descendência Joana de Bragança
Pedro Henrique, Duque de Lafões
João Carlos, Duque de Lafões
Casa Ligne (agnática)
Sousa-Arronches (matrilinear)
Lafões (casamento)
Pai Carlos José de Ligne
Mãe Mariana, Marquesa de Arronches
Brasão

Luísa de Sousa e Ligne (Lisboa, 9 de junho de 1694 – Lisboa, 16 de março de 1729), foi um nobre portuguesa herdeira da antiquíssima Casa de Sousa, filha do príncipe Carlos José de Ligne e de Mariana de Sousa, Marquesa de Arronches. Era, através de seu pai, membro da renomada Casa de Ligne. Condessa de Miranda do Corvo, como herdeira da antiquíssima Casa de Sousa, casou com o infante Miguel de Bragança e recebeu do rei D. João V o título de cortesia de Duquesa de Lafões, no mesmo dia da criação do ducado em favor do seu filho primogênito Pedro Henrique de Bragança.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carlos de Ligne casou em 5 de abril de 1684 com Mariana de Sousa, Marquesa de Arronches nascida no Porto em 5 de abril de 1672, filha de Diogo Lopes de Sousa (1646-1672), 4º conde de Miranda. Diogo era, por sua vez, filho de Henrique de Sousa Tavares, 1° Marquês de Arronches e 3° conde de Miranda e de Mariana de Castro, esta filha de António Mascarenhas, comendador de Castelo Novo na Ordem de Cristo, e de sua prima Isabel de Castro. A irmã de Diogo era Isabel Maria de Mendonça, marquesa de Angeja; outra irmã, Leonor Maria Antónia, era marquesa de Távora; sua outra irmã Brites Francisco de Mendonça era casada com D. José de Meneses. Em 1666 Diogo casou com D. Margarida de Vilhena (filha única e herdeira de D. João Mascarenhas, 3° Conde de Sabugal, Meirinho-mor da Rainha, comendador de Alpedrinha na Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Brites de Castelbranco, herdeira do condado de Sabugal).

Luísa Casimira faleceu em 1729 sendo sepultada em Ribamar. Era herdeira da Casa de Sousa e do título de Marquês de Arronches, tendo recebido o título de cortesia de Duquesa de Lafões (ou Alafões) como herdeira da Casa de Sousa (Marqueses de Arronches e Condes de Miranda). Teve as honras de duquesa por mercê de D. João V, de 2 de abril de 1716.

Por ter falecido antes de sua mãe (a mãe, D. Mariana de Sousa, Marquesa de Arronches, só viria a falecer em 30 de dezembro de 1743), D. Luísa Casimira nunca foi Marquesa de Arronches nem Senhora da Casa de Sousa, tendo usado apenas o título de Condessa de Miranda que sua mãe lhe cedera em vida.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

D. Luísa casou em Lisboa, em 30 de janeiro de 1715, com D. Miguel de Bragança, bastardo do rei D. Pedro II de Portugal e de Anne Marie Armande Pastré de Verger, nascido em Lisboa a 15 de outubro de 1699 e morto em 13 de janeiro de 1724 afogado no rio Tejo. Foi duque honorário e fundador da Casa Ducal de Lafões. Legitimado em 1704, o seu meio-irmão, o rei D. João V, reconheceu-o por irmão e ordenou que se lhe desse o título de Alteza, ordenando o seu casamento com a herdeira da Casa de Arronches. Deste casamento nasceram quatro filhos:

  1. Joana Perpétua de Bragança (11 de novembro de 1715 - 1785). Casada em Lisboa em 1738 com Luís de Castro Noronha Ataíde de Sousa, morto em 1745, 4º Marquês de Cascais, sem descendência;
  2. Pedro Henrique de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva (Lisboa, 1718 - 1761), morto solteiro, duque de Lafões;
  3. João Carlos de Bragança (Lisboa, 1719 - Lisboa, 1806), 2º duque de Lafões, 4º Marquês de Arronches, 8º conde de Miranda, que governou a Estremadura, foi escritor e sábio, fundador da Academia Real de Ciências de Lisboa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Árvores de Costado de Famílias Ilustres de Portugal, José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1990, Tomo I-pg. 2 e Tomo I-pg. 3.
  • História Genealógica da Casa Real Portuguesa, D. António Caetano de Sousa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946, Tomo VIII-pg. 275.
  • Livro Genealógico das Famílias desta Cidade de Portalegre, de Manuel da Costa Juzarte de Brito, Nuno Borrego e Gonçalo de Mello Guimarães, 1ª Edição, Lisboa, 2002, pg. 684.
  • Memórias Histórico-Genealógicas dos Duques Portugueses do século XIX, João C.F.C.Castello Branco e Torres e Visc. Sanches de Baena, Academia Real das Sciencias, 1ª Edição, Lisboa, 1883, pg. 203.
  • Nobreza de Portugal e do Brasil, Direção, coordenação e compilação do Dr. Afonso Zuquete, Vol. II, pág. 322, 323, 747, 748. Edição Representações Zairol Lda., Editorial Enciclopédia Lda., Lisboa, 1960 (1ª edição) e 1989 (2ª edição).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, duquesa de Lafões
Linhagem Sousa-Arronches
Nascimento: 9 de junho 1694 Morte: 16 de março 1729
Nobreza de Portugal
Precedido por:
Mariana de Sousa
Condessa de Miranda (do Corvo)
1706 – 1729
Sucedido por:
Pedro Henrique de Bragança