Luísa Parente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Luísa Parente
Informações pessoais
Nome completo Luisa Parente Ribeiro de Carvalho
Modalidade Ginástica artística feminina
Representante Brasil
Nascimento 1 de fevereiro de 1973 (44 anos)
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil brasileira
Nível sênior

Luísa Parente Ribeiro de Carvalho (Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 1973) é uma ex-ginasta artística brasileira, a primeira a participar de duas olimpíadas em Seul-88 e Barcelona-92.

Neta de um atleta olímpico, o remador Nelson Parente,[1] Luísa iniciou suas primeiras piruetas aos seis anos de idade na escolinha do Clube de Regatas do Flamengo e lá encerrou, aos 22 anos, a carreira esportiva.

Foi campeã estadual, brasileira e sul-americana em todas as categorias (mirim, infantil, infanto, juvenil e adulto).[2] Parente ficou entre as 36 finalistas no individual geral da Olimpíada de 1988, a terceira brasileira consecutiva a fazê-lo, e primeira em uma edição sem boicotes.[1] Conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1991, resultados ainda não superados. Formada em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, desempenha funções em ambas as profissões. Casada com o jogador de basquete Alexey, tem como fruto desta união um casal de filhos, Manuela e José Afonso. Tem um sonho, ver a ginástica ser praticada em todas as escolas do Brasil.

Aposentada como ginasta, Luisa é consultora esportiva e dirige o Grupo Luisa Parente, que promove iniciação à ginástica nos centros conveniados, escolas e eventos. É também palestrante e comentarista esportiva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.