A Lua de Joana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lua de Joana)
A Lua de Joana
Autor(es) Maria Teresa Maia Gonzalez
Idioma português
País Portugal Portugal
Assunto toxicodependência
Gênero Drama
Linha temporal aproximadamente 2 anos
Localização espacial Lisboa
Ilustrador Cristina Malaquias
Editora Editorial Verbo
Lançamento 13 Outubro de 1994
Páginas 167
ISBN 978-972-22-1633-3190133
Cronologia
Os Herdeiros da Lua de Joana

A Lua de Joana é um livro, da autoria da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que trata o tema da toxicodependência atraves da depressao, tambem retrata os problemas na adolescência .

O livro foi publicado pela Editorial Verbo (1ª edição em Outubro de 1994, ISBN 9722216333), e vai actualmente na 26ª edição. Foi adaptado para o teatro em 2007 pela companhia de teatro Artyaplausos.

História[editar | editar código-fonte]

É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) porque a própria joana diz que escrever diários é estupido, então Joana começa a escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Joana Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.

A mãe era dona de um pronto a vestir, mais preocupada com o irmão de Joana, cuja relação era má, e esquecia-se frequentemente de Joana. Esta tratava o irmão por Pré-histórico devido à roupa e visual que usava e pela decoração do quarto, que estava sempre num caos. Joana tinha uma relação muito forte com a sua avó paterna mas infelizmente acaba por morrer, assim Joana ficou sem poder desabafar e pedir conselhos, no fundo "ficou sem ninguem".

Joana e João delegada e subdelegado de turma decidem fazer uma peça de teatro que intitulam como “Amigos da Onça” (sobre a morte de marta ). Diogo irmão Marta começa a dar-se com más influências. Diogo passa pela morte da irmã que não supera, e a separação dos pais por isso ele acaba por cair no mundo das drogas, Joana tenta ajudá-lo, mas também ela cai na tentação e começa a consumir. Para ajudar a pagar a droga que o Diogo não tinha pago, Joana decide vender o seu conjunto de relógios que o pai lhe oferecera e os calidoscópios que a mãe da Marta lhe tinha oferecido após a morte da sua filha . Diogo consegue resistir e sair desse mundo, indo viver com o seu pai. No entanto, Joana acaba por não conseguir o que leva à sua morte de uma maneira de que quando lemos o livro quase não nos apercebemos.

Pouco tempo antes de Joana morrer, ela perdoa a melhor amiga, pois entende que nunca podemos dizer "desta água não beberei". A história acaba com o pai de Joana a ler a ler as cartas que tinha escrito para Marta, e se sente frustrado e impotente pelo facto de não ter tido tempo e nem a consciência do que se passava na mente, na escola, e em casa.

Teatro[editar | editar código-fonte]

A Peça Lua de Joana esteve em cena, durante 6 meses, em Lisboa e percorreu todo o país, sendo vista por mais de 25.000 pessoas.

Fazem parte do elenco os atores:

Digressão
  • Figueira da Foz
  • Portalegre
  • Gaia
  • Benavente
  • Vendas Novas
  • Açores
  • Mostra de teatro de Santo André
  • Caldas da Rainha

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.