Bitter Moon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lua de Mel, Lua de Fel)
Bitter Moon
Bitter Moon
No Brasil Lua de Fel
Em Portugal Lua de Mel, Lua de Fel
 Estados Unidos  França  Reino Unido
1992 •  cor •  139 min 
Gênero comédia dramática
romance
suspense erótico
Direção Roman Polanski
Produção Roman Polanski
Alain Sarde
Timothy Burrill
Roteiro Roman Polanski
Gérard Brach
John Brownjohn
Jeff Gross (história) (colaboração de script)[1]
Baseado em Lunes de fiel, de Pascal Bruckner
Elenco Peter Coyote
Emmanuelle Seigner
Hugh Grant
Kristin Scott Thomas
Música Vangelis
Cinematografia Tonino Delli Colli
Edição Hervé de Luze
Companhia(s) produtora(s) Les Films Alain Sarde
Le Studio Canal+
Distribuição AMLF (França)
Columbia Pictures (Reino Unido)
Fine Line Features (EUA)
Lançamento
  • 23 de setembro de 1992 (1992-09-23) (França)
  • 2 de outubro de 1992 (1992-10-02) (Reino Unido)
  • 11 de março de 1994 (1994-03-11) (Estados Unidos)
Idioma inglês
francês
Orçamento US$ 5 milhões
Receita US$ 1,9 milhão[2]

Bitter Moon (bra: Lua de Fel[3]; prt: Lua de Mel, Lua de Fel[4]) é um filme franco-britânico-americano, dos gêneros drama, erótico, romântico e suspense de 1992 dirigido por Roman Polanski e estrelado por Hugh Grant, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner e Peter Coyote. O filme é conhecido na França como Lunes de fiel (um trocadilho com a frase francesa "lune de miel", que significa "lua de mel", em italiano é conhecido como Luna di fiele). O roteiro é inspirado no romance Lunes de fiel, escrito pelo autor francês Pascal Bruckner. A trilha sonora foi composta por Vangelis.

Em seu lançamento na Europa (em 1992) e na América do Norte (em 1994), Bitter Moon não foi um sucesso comercial e recebeu críticas mistas dos críticos. Uma crítica positiva veio de Roger Ebert, que disse: "Polanski dirige sem compromisso ou pedido de desculpas, e é engraçado como os críticos podem preferir isso, mas enquanto eles assistem você pode ouvir um alfinete cair".[5] De acordo com o jornalista Matthew Tempest, ele e o diretor de cinema Christopher Nolan compartilharam "um fraco" por Bitter Moon como estudantes.[6]

Com base nas 33 avaliações coletadas por Rotten Tomatoes, 64% dos críticos deram ao filme uma crítica positiva.[7]

Emmanuelle Seigner é casada com Roman Polanski desde 1989.[8] Peter Coyote e Kristin Scott Thomas voltariam a atuarem juntos como um casal no filme de 1999 Random Hearts.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O casal britânico Nigel (Hugh Grant) e Fiona Dobson (Kristin Scott Thomas) estão em um navio de cruzeiro no Mediterrâneo para Istambul, a caminho da Índia. Eles encontram uma linda mulher francesa, Mimi (Emmanuelle Seigner), e naquela noite Nigel a encontra enquanto dança sozinha no bar do navio. Mais tarde, Nigel conhece seu marido americano, muito mais velho e deficiente, Oscar (Peter Coyote), que é amargo e cínico, tendo sido cansado e fracassado como escritor.

Oscar convida Nigel para sua cabana onde ele diz a Nigel em detalhes como ele e Mimi se conheceram em um ônibus em Paris e se apaixonaram apaixonadamente. Nigel relata tudo para Fiona. Ambos estão chocados com o exibicionismo de Oscar, mas Nigel também é fascinado por Mimi, que o provoca. Mais tarde, Oscar narra como eles exploraram bondage, o sadomasoquismo e o voyeurismo. Em contraste com sua aventura sexual, vemos Nigel e Fiona conhecendo um distinto cavalheiro indiano, o Sr. Singh (Victor Banerjee), que está viajando com sua filhinha Amrita (Sophie Patel).

Convidado por Mimi, Nigel, escapando de um jogo de bridge, vai encontrá-la em sua cabana, mas acontece que ela e Oscar brincaram com ele. Nigel quer sair, mas outra sessão se desenrola, com Oscar descrevendo como seu relacionamento amoroso / ódio se desenvolveu. Entediado, ele tentou se separar, mas Mimi implorou que ele a deixasse viver com ele sob quaisquer condições. Ele obedeceu, mas começou a explorar fantasias sádicas às custas dela, humilhando-a em público. Quando Mimi ficou grávida, ele a fez fazer um aborto, dizendo que ele seria um pai terrível. Quando ele a visitou no hospital, ele ficou chocado com a condição dela e quase cedeu em suas tentativas de afastá-la. Ele prometeu-lhe um feriado no Caribe, mas ele saiu do avião pouco antes de decolar. Mimi partiu sozinha, chorando.

Deixando a cabine de Oscar, Nigel encontra Mimi e eles se beijam. Depois, ele encontra Fiona no bar flertando com um jovem. Ela adverte Nigel para não ir longe demais, e que qualquer coisa que ele possa fazer, ela pode fazer melhor. Nigel vai para Oscar, que continua sua narração. Após dois anos de festas e uma noite, ele bêbado entrou na frente de um veículo. Para sua surpresa, Mimi veio visitá-lo no hospital, onde ele estava se recuperando de ferimentos leves e um fêmur fraturado. Mimi apertou as mãos com ele, em seguida, puxou-o para fora de sua cama e o deixou pendurado em seu dispositivo de tração. Tendo se tornado paraplégico dessa maneira, Oscar não teve escolha a não ser deixar Mimi morar com ele novamente e cuidar dele. Ela se deliciava em dominá-lo e humilhá-lo, seduzindo homens à sua frente. Quando Oscar estava desesperado e queria morrer, ela deu-lhe uma arma como presente de aniversário.

Nigel tenta desajeitadamente Mimi, encorajado e treinado por Oscar. As coisas vêm à tona na Véspera de Ano-Novo, quando Fiona os vê dançar juntos. Fiona diz a ele que Oscar a fez ir à festa. Fiona começa a dançar eroticamente com Mimi e se beijam, animadas pelos outros festeiros. Um mar tempestuoso interrompe a festa e as duas mulheres saem juntas. Nigel sai segurando uma garrafa de licor e grita sua frustração com o vento e as ondas.

Nigel encontra Fiona na cabine de Oscar, dormindo nua lado a lado com Mimi. Oscar alega que as mulheres fizeram sexo juntas. Nigel agarra sua garganta, mas Oscar aponta uma arma para ele e ele recua. Oscar atira na Mimi adormecida várias vezes, depois se mata. Enquanto os corpos de Oscar e Mimi estão sendo retirados do navio, Fiona e Nigel, abalados, abraçam-se. O Sr. Singh incentiva sua garotinha a confortá-los.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.