Luan de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luan Oliveira)
Ir para: navegação, pesquisa
Luan de Oliveira
Medalhista dos X Games
skate
Nome completo Luan Vilanova de Oliveira
Modalidade Street
Estilo Regular
Representante  Brasil
Nascimento 22 de setembro de 1990 (25 anos)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Nacionalidade Brasil brasileiro
Compleição Peso: 58 kg Altura: 1,69
Nível Profissional
Medalhas
Competidor do  Brasil
X Games
Prata Austin 2014 Street
Bronze Los Angeles 2013 Street
Prata Los Angeles 2011 Street
Street League
Ouro Los Angeles, Estados Unidos 2015 Street League
Ouro New Jersey, Estados Unidos 2015 Street League
Prata Chicago, Estados Unidos 2014 Street League
Bronze Munique, Alemanha 2013 Street League
Bronze New Jersey, Estados Unidos 2013 Street League Super Crown
Bronze Los Angeles, Estados Unidos 2013 Street League
Bronze Portland, Estados Unidos 2013 Street League
Tampa Pro
Ouro Tampa, Estados Unidos 2015 Street
Ouro Tampa, Estados Unidos 2013 Street

Luan Vilanova de Oliveira mais conhecido como Luan Oliveira (Porto Alegre, 22 de setembro de 1990) é um skatista profissional brasileiro.[1]

Medalhas na Street League[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira participação nos Street League no skate street (já tinha participado dos X Games no skate real street), Luan de Oliveira conseguiu a segunda colocação.

Na primeira linha da disputa, Luan estava praticamente sem chance de classificação, quando em sua última volta, acertou uma linha composta de nollie backside flip spine com entulhos seguido de um extenso frontside flip sobre o corrimão, o que o ajudou a garantir sua vaga na grande final ao lado de Nyjah Huston, Ryan Decenzo, Ryan Sheckler e Chaz Ortiz.

Na grande final, Luan não conseguiu ir melhor que Nyjah Huston e ficou com o segundo lugar, já a terceira colocação ficou com Ryan Sheckler.

Em 2015, Luan inicia o ano ganhando o Tampa Pro (um dos mais tradicionais campeonatos de skate street) pela segunda vez, após isso venceu também a segunda etapa da Street League, em los angeles, e na terceira etapa em New Jersey, conquistou o bi-campeonato, com Nyjah Huston em segundo e o brasileiro estreante Kelvin Hoefler em terceiro.

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Além do segundo lugar, Luan tem uma medalha de bronze nos X Games, e ainda outras grandes conquistas, como o bi-campeonato no Copenhague Pro, em Copenhagen, Dinamarca (ele ganhou street league 2010 e 2011); e várias etapas do Mundial de Skate Street, como por exemplo a etapa do Ceará.[2] Recentemente ganhou o evento Maloof Money Cup na África do Sul em 2013 venceu o Tampa pro 2013

Ficou com medalha de prata ao lado de Nyjah Houston, com medalha de ouro e Shane O'neill com bronze em uma das etapas classificatórias do Street League 2014.[3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Logo que nasceu, seus pais o deixaram para ser criado por seus avos, Luan morava em uma área muito desfavorecida de Porto Alegre, area esta que, pela violencia ali existente, impede que o atleta volte e relembre sua infancia.

Luan gostava tanto de jogar futebol que até chegou a entrar para a escolinha de futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e apenas com 10 anos de idade ganhou sei primeiro skate de seu avô (O qual tinha tanto carinho que o chamava de Pai). Seu primeiro skate era muito básico, constituido de plastico. No começo ele não se interessou muito e continuou a praticar o futebol. Luan começou a se interessar realmente mais pelo skate ao ver o skatista profissional Nilton Urina andando em sua rua e decidiu tentar no começo andando apenas em sua casa, aprendeu primeiramente o Ollie e depois o Flip Body Varial antes do Flip comum, até que um dia um amigo o chamou para ir até uma grande pista de skate que tem no Brasil e mesmo sem saber oque era Luan foi e ao chegar no locar ficou maravilhado que andou tanto que teve de ser levado do local. Luan também costumava muito andar de madrugada na rodoviária já que o ultimo ônibus para sua casa passava 00:00 e o próximo apenas passava as 06:00 então enquanto esperava o ônibus chegar ele andava de skate.

O skatista profissional Nilton Urina (O mesmo que Luan viu andando em sua rua e que o instigou a começar a andar de skate) morava na mesma rua que Luan e o ajudou muito lhe dando peças, revistas e o ensinando manobras, outra pessoa que foi de muita importância e ajudou muito Luan foi o Cesar Gordo (Que Luan diz que considera como um segundo pai) pois alem de ajudar Luan com o skate ele também virou um grande amigo pessoal de Luan e o ajudava sua família em casa comprando mantimentos, alem do Cesar Gordo havia também o Marcos Cida e toda a equipe da MatrizSkateShop que ajudavam o Luan, o levavam nas viagens, apresentavam profissionais a Luan e ainda serviam de inspiração para ele. Com dois anos andando de skate Luan foi participar de seu primeiro campeonato onde o primeiro lugar ganharia uma mochila e um skate completo mas infelizmente acabou ficando em segundo. Isso apenas serviu de incentivo para se dedicar cada vez mais e participar de cada vez mais campeonatos, e para pagar as inscrições dos campeonatos ele andava nas SkateShops locais e propunha uma troca: A loja pagaria a inscrição e ele usaria um adesivo da loja no Shape.

Com 13 anos Luan é convidado por Cesar Gordo para fazer parte da equipe da MatrizSkateShop onde consegue seu primeiro patrocínio. Em 2005 veio a sofrer duas grandes perdas seguidas primeiro sua avó morreu e em seguida seu pai, tais perdas quase fizeram Luan desistir. Ele usou isso como incentivo para continuar seguindo em frente ainda mais! Luan ganhou o circuito gaúcho e como prêmio ele ganhou 3 passagens de avião para a California. Ele tinha tanto medo de avião que demorou cerca de 3 anos para finalmente realizar a viagem. E em 2007 Luan participa de seu primeiro campeonato fora do Brasil e conquistou o primeiro lugar e no mesmo dia conquistou o patrocínio da Flip e esse campeonato foi onde Luan começou a ser reconhecido mundialmente!

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Luan Oliveira". xgames espn. Consult. 24 de Agosto de 2015. 
  2. "Luan de Oliveira vence a primeira etapa do Mundial de Street Skate". Globo esporte. Consult. 24 de Agosto de 2015. 
  3. "Luan de Oliveira é prata nos X-Games". 100% skate. Consult. 24 de Agosto de 2015. 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Perfil no Street League (em inglês)

Pictograms-nps-land-skateboarding.svg Este artigo sobre um(a) skatista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.