Luan Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luan Santana
Luan Santana durante apresentação em 2016.
Informação geral
Nome completo Luan Rafael Domingos Santana
Nascimento 13 de março de 1991 (26 anos)
Local de nascimento Campo Grande, MS
 Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Período em atividade 2007–presente
Gravadora(s) Som Livre
Influência(s)
Página oficial LuanSantana.com.br
Asinatura do Luan Santana.jpg

Luan Rafael Domingos Santana (Campo Grande, 13 de março de 1991)[6] é um cantor e compositor brasileiro. Em 2009, lançou seu álbum de estreia, Tô de Cara, e chegou ao estrelato com a canção "Meteoro". Em seguida, gravou seu primeiro álbum ao vivo, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja e se tornou um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, sendo certificado com multi-platina.[7] Seu segundo álbum ao vivo, intitulado Ao Vivo no Rio (2011), gerou cinco singles, sendo que todos atingiram a primeira posição na parada de singles da Billboard Brasil. Em 2012, Luan lança seu segundo álbum de estúdio, Quando Chega a Noite. O álbum, que lhe rendeu uma segunda indicação ao Grammy Latino, atingiu a primeira posição no chart de álbuns da ABPD e teve como maiores sucessos "Você de Mim Não Sai", "Nêga" e "Incondicional". No ano seguinte, Luan lançou seu primeiro extended play (EP), Te Esperando. A faixa-título do EP se tornou um hit nas rádios, atingindo a primeira posição entre as mais executadas.

Ainda em 2013, Santana lança seu terceiro álbum ao vivo, O Nosso Tempo É Hoje, que vendeu mais de 250 mil cópias e gerou os singles de sucesso "Tudo Que Você Quiser" e "Cê Topa?". O seu quarto álbum ao vivo, Acústico (2015), atingiu a primeira posição nos rankings da ABPD e gerou três singles que culminaram a tabela Hot 100 Airplay: "Eu Não Merecia Isso", "Escreve Aí" e "Chuva de Arroz".[8][9] Em 2016, o cantor lançou seu quinto álbum ao vivo, 1977, cujo título e conceito são uma homenagem às mulheres.[10] O álbum deu à Luan sua terceira indicação ao Grammy Latino.[11] O primeiro single do projeto, "Eu, Você, o Mar e Ela", se tornou mais um número #1 na carreira do artista, feito repetido com a segunda e terceira música de trabalho do álbum, "Dia, Lugar e Hora" e "Acordando o Prédio".[12] Luan é o artista que mais vezes atingiu o topo da parada Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil.[13]

Biografia

Luan Rafael Domingos Santana nasceu em 13 de março de 1991 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde viveu até seus oito anos de idade; durante esse período, ele se mudou várias vezes, chegando a morar nas cidades de Maringá, Manaus e Ponta Porã, por conta das transferências de trabalho de seu pai, que trabalhava em um banco. É filho de Marizete Santana, e Amarildo Domingos. Luan sempre gostou de tocar violão, e aprendeu ainda quando criança por incentivo de seu pai, que notou o talento do filho com o instrumento. Luan iniciou sua vida escolar na escola N.S. Auxiliadora e também passou por várias escolas, conforme se mudava com a sua família para outras cidades. Santana costumava levar seu violão para a escola e nas aulas vagas gostava de tocar, assim como no intervalo. Luan também costumava tocar na Igreja que frequentou durante meses na cidade de Maringá. Precisar quando a história do cantor Luan Santana começou é tarefa difícil. Aos três anos de idade, na sua cidade natal, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar.

Clássicos como "Muda de vida" "Chico Mineiro" e "Cabocla Tereza" eram interpretados por Luan, sem nenhum erro na letra. Percebendo o seu talento, o pai deu de presente um violão, para incentivar ainda mais o pequeno cantor. A partir desse momento as apresentações ganharam uma atração a mais, Luan cantava e "tentava" dedilhar algumas notas musicais no instrumento, que se tornou inseparável a partir daí. Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan faz uma festa onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari, também em Mato Grosso do Sul, cidade natal dos seus pais e vizinha a Campo Grande. A principal música do repertório escolhido para aquele dia era "Falando Serio", que, até então, era inédita e carro-chefe nas suas apresentações.[14]

Carreira

2008–09: Tô de Cara e Ao Vivo

Com um gravador amador, Luan Santana fez seu shows em 2008 que foi registrado como o primeiro CD. Mas ele não aprovou o resultado final, e acabou quebrando o CD por não ter gostado da qualidade do som. Já um amigo, ficou com uma cópia e acabou colocando no Youtube o que rapidamente acabou se espalhando e sendo aprovado pelo público que começou a pedir a música nas rádios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná. No dia 11 de agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista (MS), Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez. Na época, Luan não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido o sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música "Falando Sério". A partir daí, a agenda de Luan começou a ser dividida entre os estudos e os shows que começaram a ser marcados. Com agenda lotada de shows durante todo o ano de 2008. No ano seguinte foi lançado seu álbum de estreia, Tô de Cara, que vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado com ouro pela ABPD. Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas do público de Luan Santana – "Tô de Cara" e "Meteoro" com isso ele começa a ser um dos artistas mais executados das rádios do Brasil e em poucas semanas o vídeo "Meteoro" atinge a marca de 10 milhões de acesso no Youtube. No verão de 2009, começa a explosão do jovem cantor, Luan quebra todos os recordes de público pelas cidades onde se apresenta, conquistando cada vez mais fãs e seguidores por onde passa.

Com o sucesso das músicas deste CD, em agosto ele novamente é convidado a participar da ‘Festa do Peão de Barretos’ e desta vez, se apresentou para um público de 50 mil pessoas, que cantam junto com ele seus principais sucessos. Luan recebeu destaque da mídia especializada de Barretos que o consideraram um dos maiores exemplos de ‘fenômeno da música sertaneja’. Já que a agenda lotada não permitia que Luan Santana parasse e entrasse em estúdio para gravar o segundo CD, ele decidiu que o trabalho seria ao vivo e gravado em diversas cidades do Brasil por onde apresentava seu show. Luan Santana - Ao Vivo foi lançado ainda em 2009.Viajando por todo Brasil para mostrar seu novo trabalho, Luan leva para estrada um espetáculo de luzes, som e efeitos especiais com uma grande produção, digna de um grande artista, que o Brasil já começa a conhecer, através do inconfundível timbre de voz e pelo carisma que tem no palco - marca registrada deste jovem, que promete mexer com o mercado sertanejo. Luan Santana participa de grandes eventos sertanejos como Caldas Country, Festa do Peão de Barretos, além das principais Festas de Peão e Exposições Agropecuárias de todo Brasil. A agenda de Luan Santana fechou o ano de 2009 com 300 shows realizados pelo Brasil, com média de 25 apresentações por mês; ele leva até seu público, um grande espetáculo porque Luan Santana se dedica a fazer o que ele mais gosta Cantar.

2010–12: Ao Vivo no Rio e Quando Chega a Noite

Luan Santana em apresentação.

Contratado pela gravadora Som Livre, em novembro Luan lança seu primeiro DVD Luan Santana - Ao Vivo que foi gravado em 25 de agosto de 2009 no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande que chegou as lojas no início de dezembro. Durante o prêmio Melhores do Ano, no Domingão do Faustão da Rede Globo em 2009, Luan consagrou-se vencedor na categoria Revelação do Ano.[15] O novo trabalho chegou às lojas em dezembro e em poucos meses o cantor já é premiado com o CD e DVD Duplo de Platina, registrando a marca de 300 mil CD e DVD vendidos e fechando o ano de 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a ABPD. Em janeiro de 2010, Luan Santana faz uma participação de uma semana na novela da Rede Globo, Malhação, interpretando ele mesmo. O segundo álbum ao vivo do Luan Santana, intitulado Luan Santana Ao Vivo no Rio foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010 na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O cantor apresentou uma megaprodução que teve direito a até uma catapulta – a mesma que Michael Jackson desenvolveu e usou em vários de seus shows. O músico apresentou 15 canções inéditas, entre elas A Bússola, Não Era pra Ser, Super-Herói e Palácios e Castelos, o cantor também recebeu Ivete Sangalo para cantar outra música inédita: "Química do Amor".

Ele também cantou, além de Adrenalina, outras quatro músicas de seus três primeiros CDs: "Tô de Cara"; "Meteoro"; "Você não Sabe o que É Amor" e "Vou Voar" (essa com mais efeitos visuais). Além disso impressionou os fãs com um número de ilusionismo. Sob a assessoria do ilusionista Issao Imamura, o cantor "voou" bem alto até o teto da arena, içado por uma corda de aço. Depois de Ivete, ele se apresentou ao lado da cantora espanhola naturalizada mexicana Belinda Peregrín, na canção Meu Menino, Minha Menina, mais uma exclusiva. Luan também cantou com Zezé di Camargo & Luciano. Segundo a assessoria de Luan, foram investidos R$ 4 milhões na produção do DVD, que ainda contou com um staff de 800 profissionais e em torno de 25 carretas para transportar equipamentos. No Festival de Verão de Salvador, o cantor teve uma queda de pressão durante sua apresentação no palco e precisou se retirar do evento, Luan teve uma queda de pressão e logo foi atendido em uma ambulância, logo depois ele lamentou: "Era minha primeira vez em Salvador e, infelizmente, aconteceu isso".[16] No dia 03 de setembro de 2011, Luan Santana se apresentou no Brazilian Day, um festival promovido pela Rede Globo que reúne vários artistas brasileiros em um palco montado nas ruas de Manhattan.

Em abril de 2012, lança seu segundo álbum de estúdio, intitulado Quando Chega a Noite, traz as faixas mais recentes do cantor, incluindo "Nêga", "Você de Mim Não Sai" e "Incondicional". Comparado aos seus lançamentos anteriores, Quando Chega a Noite tem cunho autoral, com Luan compondo sete das 17 faixas do álbum. Foi lançado com show do cantor em São Paulo.[17] "Esse disco tem a minha cara: fiz sete músicas, ou seja, é o trabalho com mais composições minhas até hoje".[18], revela. O CD é produzido pelo próprio Luan com a ajuda de Fernando Zorzanello Bonifácio, da dupla Fernando & Sorocaba, parceiros de longa data de Luan. A faixa "Você de Mim Não Sai" virou trilha sonora da novela Avenida Brasil da Rede Globo.[19]

2013–15: O Nosso Tempo É Hoje e Acústico

Em junho de 2013, Luan lança simultaneamente seu primeiro extended play (EP) intitulado Te Esperando, contendo a faixa homônima e "Sogrão Caprichou" como faixas de trabalho, e As Melhores... Até Aqui, sua primeira coletânea.[20][21] Em julho de 2013, Luan gravou seu terceiro DVD O Nosso Tempo É Hoje na Arena Maeda, em Itu, interior de São Paulo. O show teve como ideia inicial de construir um mundo do Luan e de seus fãs, assim a área do show foi fechada em 360° fazendo com que as pessoal ficassem ligadas no show e assistiram ver um espetáculo nunca feito antes no Brasil. O show que trouxe uma onda mas tecnológica para o show com vários efeitos especiais que contou com características de uma rave, como tintas neons, animadores entre outros que contaram para a animação do público, com Joana Mazzucchelli como diretora. Flores de lótus como chafarizes faziam parte do palco, juntamente com os camarotes em forma de uma "cabana".[22] O DVD foi baseado em produções internacionais e a gravação custou R$3,5 milhões. Cerca de 5 mil pessoas também assistiram ao show em salas de cinema pelo Brasil.[23] A gravação foi então lançada em 21 de outubro de 2013, com "Tudo Que Você Quiser" como primeiro single do projeto.[24]

No mesmo mês, com a passagem do Papa Francisco pelo Brasil com a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, Luan foi um dos artistas que se apresentaram no palco do evento e cantou "Oração de São Francisco" diante de 3 milhões de fiéis na Praia de Copacabana.[25] Também em julho, o cantor apresentou-se no Brazilian Day em Tóquio, Japão.[26] Luan estreou a turnê do disco O Nosso Tempo É Hoje nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014 no Citibank Hall em São Paulo, e percorreu todo o páis. O palco também possui a presença de uma tecnologia bem valorizada por efeitos especiais, com 155 módulos de LED, 48 moving lights e 16 jarags, formando painéis de iluminação.[27] Em 2014, participou da versão brasileira da canção "Bailando", um dueto com o cantor espanhol Enrique Iglesias. Esta versão foi incluída na compilação Duetos do cantor, lançada mais tarde naquele ano.[28] O quarto DVD do cantor, Acústico, foi gravado no dia 17 de dezembro de 2014 nos Estúdios Quanta, em São Paulo.[29][30] O projeto foi de temática Anos 60, onde todos os convidados que foram escolhidos a dedo pelo cantor e sua equipe, foram vestidos a caráter da época.[31] A gravação foi lançada no dia 14 de abril de 2015 pela Som Livre, contendo os singles "Eu Não Merecia Isso" e "Escreve Aí", que alcançaram o topo da parada Brasil Hot 100 Airplay.[32][33]

2016–presente: 1977

Luan se apresentando com a turnê A Caixa em 2016.

Em agosto de 2016, Luan gravou seu quinto álbum ao vivo e DVD no Polo Cinematográfico de Paulínia; 1977, cujo título e conceito celebra as mulheres, foi lançado no dia 4 de novembro do mesmo ano; 1977 foi o ano da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU. O projeto conta com as participações das cantoras Ana Carolina, Anitta, Ivete Sangalo, Marília Mendonça, Sandy e a atriz Camila Queiroz. Antes de seu lançamento oficial, o DVD foi exibido em diversas salas de cinema do País.[34] O CD atingiu o pico de número 2 na tabela de álbuns da ABPD, enquando o DVD atingiu o número 1 no chart de DVDs.[35][36] Os singles "Eu, Você, o Mar e Ela" e "Dia, Lugar e Hora" se tornaram número um nas rádios.[37] Sobre o conceito de 1977, Luan comentou: "Quis celebrar a mulher nesse DVD. Seria só um registro em vídeo antes. O mais legal é que mostra tudo, desde o momento em que tive a ideia. Todo processo de criação".[38] "Acordando o Prédio" foi lançada como terceiro single do álbum em janeiro de 2017 e atingiu o topo da tabela Hot 100 Airplay. "Mesmo Sem Estar" foi lançada como quarto single de 1977 no dia 29 de junho de 2017.[39]

Vida pessoal

Em fevereiro de 2011, Luan Santana adquiriu uma mansão avaliada em cerca de R$ 10 milhões de reais em Londrina, no estado do Paraná onde reside com sua família.[40] No dia 16 de outubro de 2012, Luan Santana assumiu o namoro com estudante de moda Jade Magalhães.[41]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Luan Santana

Filmografia

Televisão
Ano Título Personagem Notas
2010 Malhação Ele mesmo Episódio: "18 de janeiro de 2010"[42]
2011 Morde & Assopra Ele mesmo Episódio: "13 de março de 2011"[43]
2012 Cheias de Charme Ele mesmo Episódios: "6–7 de setembro de 2012"[44]
2014 Sai do Chão! Apresentador especial Episódio: "12 de janeiro de 2014"[45]
2014 Malhação Ele mesmo Episódio: "23 de setembro de 2014"[46]
2014 Vai que Cola Ele mesmo Episódio: "Casa Comigo"
2015 I Love Paraisópolis Ele mesmo Episódio: "6 de novembro de 2015"[47]
2017 Rock Story Matheus (Mutante) Episódio: "5 de junho de 2017"
2017 Canta, Luan Ele Mesmo/ Apresentador Especial Multishow
2017 Chacrinha, o Eterno Guerreiro Ele Mesmo Especial de 100 anos de Chacrinha

Turnês

  • Turnê Tô de Cara (2008)
  • Turnê Meteoro (2009–10)
  • Turnê Ao Vivo (2011)
  • Turnê Incondicional (2012–13)
  • Turnê O Nosso Tempo é Hoje (2013–15)
  • Turnê Acústico (2015–16)
  • Turnê A Caixa (2016)
  • Turnê Luan 1977 (2017-presente)

Prêmios e indicações

Referências

  1. '1977' no iTunes
  2. Luan Santana anuncia 1977 G1
  3. Luan Santana: Entrevista completa
  4. Luan Santana convida musas inspiradoras para gravar DVD Globo.com
  5. Luan Santana revela sonho de cantar com Bruno Mars Conceito Sertanejo
  6. Perfil de Luan Santana Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
  7. Certificados Luan Santana ABPD
  8. «Luan Santana grava DVD acústico em São Paulo». EGO. 18 de dezembro de 2014. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  9. Billboard Brasil Semanal
  10. Luan Santana lança 1977, DVD em homenagem as mulheres Aratu Online
  11. Luan Santana, Tiago Iorc, Ludmilla e Anavitória são indicados ao Grammy Latino PureBreak
  12. Billboard Hot 100 Semanal
  13. Luan Santana bate recorde e comemora PureBreak
  14. «Biografia». Pure People. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  15. André Piunti (15 de dezembro de 2009). «Luan Santana desponta como primeiro ídolo adolescente da música sertaneja». UOL Entretenimento - Música. Consultado em 18 de junho de 2011 
  16. Após mal estar durante show, Luan Santana diz que está bem G1
  17. «Luan Santana lança CD na Villa Country». Consultado em 16 de junho de 2012 
  18. «Luan Lança Novo CD». Consultado em 16 de junho de 2012 
  19. Avenida Brasil Trilha Sonora Vol.2 Saraiva
  20. «Luan Santana: "Te Esperando" (EP)». iTunes Store. Apple, Inc. (BRA). Consultado em 10 de Junho de 2013 
  21. «Luan Santana: "As Melhores... Até Aqui"». iTunes Store. Apple, Inc. (BRA). Consultado em 10 de Junho de 2013 
  22. Elementos grandiosos em "O nosso tempo é Hoje" O Hoje
  23. Luan Santana lança DVD com tecnologia internacional em salas de cinema O Hoje
  24. iTunes - O Nosso Tempo É Hoje (Ao Vivo)
  25. Luan Santana canta oração de são francisco em Copacabana Globo.com
  26. TV Globo
  27. «LUAN SANTANA NO CITIBANK HALL». www.luansantana.com.br. 21 de fevereiro de 2014. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  28. «Duetos». Google Play (BRA). Consultado em 09 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  29. «Luan Santana gravará DVD acústico». Rede Transamérica (BRA). 25 de setembro de 2014. Consultado em 18 de dezembro de 2014 
  30. «Luan Santana grava DVD acústico em São Paulo». Ego (BRA). 18 de dezembro de 2014. Consultado em 18 de dezembro de 2014 
  31. «Luan Santana revela detalhes inéditos do seu primeiro DVD acústico!». www.purebreak.com.br. 11 de dezembro de 2014. Consultado em 18 de dezembro de 2014 
  32. «Top 100 Billboard Brasil - Semanal». Billboard Brasil. 31 de janeiro de 2015. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  33. «Top 100 Billboard Brasil - Semanal». Billboard Brasil. 25 de abril de 2015. Consultado em 27 de abril de 2015 
  34. DVD em que Luan canta com Sandy e Ana Carolina é exibido primeiro nos cinemas G1
  35. «Ranking Top - CD 05/12/2016 a 11/12/2016». Portal Sucesso. Consultado em 6 de janeiro de 2017 
  36. «Ranking Top - DVD 05/12/2016 a 11/12/2016». Portal Sucesso. Consultado em 6 de janeiro de 2017 
  37. Billboard
  38. «Luan anuncia detalhes de seu próximo DVD». Globo.com. Consultado em 23 de janeiro de 2017 
  39. Luan Santana envia 'Mesmo Sem Estar', com Sandy, como single para as rádios POPLine
  40. «O duelo entre Gusttavo Lima e Luan Santana, quem vence?». Extra Online. 6 de maio de 2012. Consultado em 20 de agosto de 2012 
  41. «Luan Santana anuncia que está namorando» 
  42. «Malhação ID: Luan Santana faz show com Bernardo (Fiuk) na segunda, dia 18». Rede Globo. 15 de janeiro de 2010. Consultado em 17 de junho de 2015 
  43. «Luan Santana faz participação em Morde & Assopra». Gshow, TV Globo. 13 de março de 2011. Consultado em 17 de junho de 2015 
  44. «Luan Santana grava participação em Cheias de Charme e será contra o fim das empreguetes». Caras. 12 de agosto de 2012. Consultado em 17 de junho de 2015 
  45. «Com nebulização, Luan Santana prepara a voz para comandar o Sai do Chão!». Gshow, TV Globo. 12 de janeiro de 2014. Consultado em 17 de junho de 2015 
  46. «Luan Santana participará de capítulo de Malhação». Revista Atrevida. 02 de setembro de 2014. Consultado em 17 de junho de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  47. «Luan Santana canta 'Escreve aí' em gravação final de 'I Love'». Gshow. Consultado em 4 de novembro de 2015 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luan Santana
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Luan Santana