Lucerna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Lucerna (desambiguação).
Lucerna
{{{2}}}
'
Cantão Lucerna
Distrito Lucerna
Língua(s) oficial(is) Alemão
Coordenadas 47° 03' N 8° 18' E
Altitude 436 m n.m.m.
Área 24,15 km²
População (2003)
 - Densidade
76.156 hab.
2.371 hab/km²
Fracções Dietschiberg, Seeburg, Würzenbach
Fronteiras Adligenswil, Ebikon, Emmen, Horw, Kriens, Littau, Meggen
Código postal 6000
Website www.stadtluzern.ch
Comuna de Lucerna a destacado.

Lucerna[1] (em alemão Luzern) é uma comuna da Suíça, no Cantão homônimo, com cerca de 76 156 habitantes. Estende-se por uma área de 24,15 km², de densidade populacional de 2 371 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Adligenswil, Ebikon, Emmen, Horw, Kriens e Meggen.

A língua oficial nesta comuna é o alemão.

A cidade situa-se a 436 metros de altitude, e tem 76 156 habitantes (2009). Situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões, Lucerna possui muitas indústrias: metalúrgica, química, têxtil, madeireira e de aparelhos eléctricos. A cidade é também um dos principais centros turísticos do país e sede de festivais internacionais de música.

Os monumentos principais de Lucerna são: restos da muralha mediaval da cidade (Museggmauer), Torre da Água (construída cerca 1300) assesivel através da Kapellbrücke (a ponte de madeira coberta mais antiga de Europa),a Spreuerbrücke, outra ponte coberta com telas barrocas alusivas à dança da morte (Totentanz). Possui enumeras igrejas das quais se destacam a Hofkirche igreja renescentista com estatudo de catedral até ao século XIX, a dos Franciscanos em estilo gótico mas com altares e várias capelas laterais em estilo barroco (c. 1200) e dos Jesuítas (1560) a primeira igreja barroca da Suíça. Enre outros edifício destacam-se o edifício da câmara municipal de estilo renascentistae o palácio do governo cantonal também este renascentista.

A cidade não deve ser confundida com Lugano e Locarno, cidades suíças de língua italiana do cantão de Tessino.

Tribschen[editar | editar código-fonte]

Tribschen é um bairro de Lucerna, mais conhecido atualmente por ter sido lar do compositor alemão Richard Wagner entre 30 de março de 1866 a 22 de abril de 1872. Sua residência foi transformada em um museu.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos I (Porto: Editora Educação Nacional, Lda.). 

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.