Luciano Agra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luciano Agra
43º Prefeito de João Pessoa Bandeira de João Pessoa.svg
Período 31 de março de 2010 até
1º de janeiro de 2013
Antecessor Ricardo Coutinho
Sucessor Luciano Cartaxo
Vice-prefeito de João Pessoa Bandeira de João Pessoa.svg
Período 1º de janeiro de 2009
até 31 de março de 2010
Prefeito Ricardo Coutinho
Antecessor Manoel Junior
Sucessor Nonato Bandeira
Dados pessoais
Nascimento 25 de novembro de 1952
Campina Grande, PB
Morte 10 de dezembro de 2014 (62 anos)
João Pessoa, PB
Partido PSB (2003-2012)
PEN (2013-2014)
Profissão Arquiteto

José Luciano Agra de Oliveira (Campina Grande, 25 de novembro de 1952João Pessoa, 10 de dezembro de 2014[1]) foi um arquiteto e político brasileiro.

Foi prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, entre 31 de março de 2010 e 1 de janeiro de 2013 pelo PSB.

Faleceu na noite de 10 de dezembro de 2014, no Hospital Memorial São Francisco em João Pessoa, após ter sido vitimado por um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).[1]

Luciano era casado com a geógrafa Wellintânia Freitas dos Anjos e deixa como herdeira sua única filha, Barbara Meira de Oliveira, na época com 23 anos, fruto do seu relacionamento com a professora da Universidade Federal da Paraíba e ex-secretária de saúde do município de João Pessoa-PB entre 2005 a 2012, Roseana Meira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em arquitetura pela UFPE com mestrado em engenharia urbana na UFPB. Dentre os cargos que já ocupou destacam-se os de diretor técnico da Companhia de Pró-Desenvolvimento de Campina Grande, de secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro e de coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA/PB, além de ter atuado como arquiteto nas prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e no governo do estado da Paraíba. Foi também secretário municipal de planejamento durante o primeiro mandato de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa.

Carreira Política[editar | editar código-fonte]

Filiado ao PSB, concorreu em uma "chapa pura" como candidato a vice-prefeito de João Pessoa na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (então candidato à reeleição) nas eleições municipais de 2008, sendo eleito em 1º turno junto com o titular com cerca de 74% dos votos válidos.

Por causa da renúncia de Coutinho à prefeitura de João Pessoa para a disputa de sua campanha vitoriosa ao governo da Paraíba nas eleições de 2010, Agra é empossado como prefeito da capital paraibana em 31 de março de 2010.

Em 2012, com sua gestão chegando à marca 70% de aprovação mas com apenas 17% das intenções de voto, renuncia à pré-candidatura das eleições municipais em João Pessoa em carta aberta. Por várias vezes demonstrou desejo de voltar a ser candidato mesmo com o PSB já tendo como pré-candidata a ex-secretária de planejamento Estelizabel Bezerra. Após reafirmar publicamente seu desejo de concorrer à prefeitura municipal de João Pessoa registra sua pré-candidatura no PSB mas fica fora da disputa, perdendo nas prévias do partido para Estelizabel Bezerra, nome apoiado pelo governador Ricardo Coutinho e por 69% dos filiados ao PSB presentes na convenção.

Após perder nas prévias do PSB, mesmo tendo recebido a prefeitura do então prefeito Ricardo Coutinho, rompe politicamente com o mesmo e se desfilia do PSB anunciando posteriormente uma aliança política com o seu ex-opositor, o então deputado estadual Luciano Cartaxo, candidato do PT, que com o seu decisivo apoio, é eleito prefeito municipal da capital paraibana com mais de 68% dos votos no 2° turno para o mandato 2013-2016.

Em 2014, foi candidato a suplente de senador do ex-deputado federal e ex-senador Wilson Santiago do PTB, que termina a eleição apenas em 3º lugar e não se elege.

Referências

  1. a b G1. «Morre aos 62 anos, ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra». Consultado em 11 de Dezembro de 2014 


Precedido por
Ricardo Coutinho
Prefeito de João Pessoa
2010 — 2012
Sucedido por
Luciano Cartaxo