Luciano Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luciano Barbosa
Prefeito de Arapiraca
Período 1 de janeiro de 2021
à atualidade
Antecessor(a) Fabiana Pessoa
Vice-governador de Alagoas
Período 1 de janeiro de 2015
até 31 de dezembro de 2020
Governador Renan Filho
Antecessor(a) José Thomaz Nonô
Sucessor(a) Vago
Ministro da Integração Nacional do Brasil
Período 5 de junho de 2002
até 1 de janeiro de 2003
Presidente Fernando Henrique Cardoso
Antecessor(a) Ney Suassuna
Sucessor(a) Ciro Gomes
Dados pessoais
Nome completo José Luciano Barbosa da Silva
Nascimento 13 de agosto de 1958 (63 anos)
Palmeira dos Índios, Alagoas
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Universidade Columbia
Partido MDB (1993-presente)
Profissão engenheiro civil
linkWP:PPO#Brasil

José Luciano Barbosa da Silva (Palmeira dos Índios, 13 de agosto de 1958) é um engenheiro civil, político brasileiro filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). É o atual prefeito de Arapiraca.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natural de Palmeira dos Índios, Luciano Barbosa tem 62 anos e viveu sua adolescência na cidade de Arapiraca e depois foi morar em Maceió, onde formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas.

Luciano Barbosa tem mestrado em Economia pela Universidade Columbia, no Estados Unidos.

Seu primeiro cargo público foi o de secretário de Educação do município de Arapiraca, em 1992.

Também foi secretário estadual de Transportes, ministro da Integração Nacional e, entre tantos outros cargos na vida pública, foi prefeito de Arapiraca por oito anos, onde revolucionou a educação, sendo o primeiro município de Alagoas a ter escola de tempo integral no ensino fundamental. Foram 10 escolas.

Luciano Barbosa, ainda como prefeito da segunda maior cidade Alagoas, implantou, no ano de 2010, o projeto das bibliotecas públicas digitais de bairros, carinhosamente denominadas de “Arapiraquinhas”.

Enquanto gestor do município, criou também a primeira escola municipal de circo do país.

Luciano também investiu na saúde, cultura, geração de empregos e renda, infraestrutura urbana com a pavimentação de mais de 600 quilômetros de ruas e avenidas, dentre outras obras.

A cidade recebeu uma nova plástica em seus logradouros, com a criação de centros culturais, monumentos, praças e urbanização e pavimentação de dezenas de logradouros, elevando a autoestima da população, tendo se revelado um dos maiores gestores da história de Arapiraca e de Alagoas, sobretudo com o fortalecimento da Educação.

Na área educacional, Luciano foi pioneiro e investiu na implantação do modelo das escolas de tempo integral com a construção de dez unidades de ensino, na cidade e também na área rural; construção dos Centro de Apoio à Educação Infantil; Planetário Municipal, Escola de Circo e Centro de Belas Artes.  

Outras obras importantes ainda hoje são referência na gestão de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca: o Lago da Perucaba, o Bosque das Arapiracas, o Parque Ceci Cunha, o Mercado do Artesanato, a criação das Tendas Culturais, o Memorial da Mulher, a criação do Clube do Servidor, implantação da Feira da Agricultura Familiar, entre outras obras marcantes na cidade e nos povoados.

Pelo seu trabalho como prefeito de Arapiraca, foi eleito presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), liderando a luta dos 102 prefeitos do Estado, tendo cumprido seu mandato com altivez e responsabilidade.

No ano de 2014, formou a chapa vitoriosa ao governo de Alagoas com Renan Filho. A dupla foi eleita com mais de 670 mil votos dos alagoanos.

Além de vice-governador de Alagoas, no ano de 2015, Luciano Barbosa comandou a Secretaria de Estado da Educação.

Barbosa valorizou os profissionais. Selecionou os gerentes regionais por meritocracia e não mais por indicação política, implantou o ensino integral em 50 escolas da rede estadual. Triplicou o número de escolas com ginásios esportivos, valorizou financeiramente a função de diretor de escola, criou a função de articulador de ensino e se aproximou dos servidores e dos estudantes da rede estadual. Nesta gestão, Barbosa ainda instituiu o programa Escola 10 que mobilizou os municípios na melhoria da educação pública das crianças alagoanas, entre outras importantes ações e obras no setor.

Devido a esse trabalho, no de2018, Luciano Barbosa foi mais uma vez escolhido para compor ao lado do governador Renan Filho e a chapa foi reeleita com uma grande votação, obtendo mais de 77% da preferência popular dos alagoanos.   

Em sua passagem pela Secretaria de Estado da Educação, Alagoas conseguiu obter avanços significativos nos indicadores. Penúltimo colocado no ranking nacional, com a criação do Programa Escola 10, o estado figura entre as cinco unidades da Federação que conseguiram superar a meta do Ideb em 2019.

Em Arapiraca, Luciano investiu maciçamente em toda a rede de ensino. para construir nove ginásios poliesportivos; reformar e modernizar 15 escolas, além da construção do Colégio Militar Tiradentes e do Centro de Educação Integral Mário Cesar Fontes (CEI), espaço que integra as escolas Izaura Antônia de Lisboa (Epial), Pedro Reis e Quintella Cavalcanti, além da construção do teatro e de uma ampla e moderna biblioteca.

Vontade popular

A eleição de Luciano Barbosa com a expressiva votação, no último dia 15 de novembro, com mais de 59 mil votos dos arapiraquenses, representou 54,56% da vontade popular e respalda o trabalho realizado nas duas vezes (2005-2012) em que foi gestor da maior cidade do interior de Alagoas.

Na Educação, Luciano foi pioneiro e investiu na implantação do modelo das escolas de tempo integral com a construção de dez unidades de ensino, na cidade e também na área rural; construção dos Centro de Apoio à Educação Infantil; Planetário Municipal, Escola de Circo e Centro de Belas Artes.  

Outras obras importantes ainda hoje são referência na gestão de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca: o Lago da Perucaba, o Bosque das Arapiracas, o Parque Ceci Cunha, o Mercado do Artesanato, a criação das Tendas Culturais, o Memorial da Mulher, a criação do Clube do Servidor, implantação da Feira da Agricultura Familiar, entre outras obras marcantes na cidade e nos povoados.

Precedido por
Ney Suassuna
Ministro da Integração Nacional do Brasil
2002 – 2003
Sucedido por
Ciro Gomes
Precedido por
Célia Rocha
Prefeito de Arapiraca
2005 – 2012
Sucedido por
Célia Rocha
Precedido por
José Thomaz Nonô
Vice-governador de Alagoas
2015 – 2020
Sucedido por
Precedido por
Fabiana Pessoa
Prefeito de Arapiraca
2021 – presente
Sucedido por

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.