Luigia Abbadia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luigia Abbadia
Luigia Abbadia
Signatura i fotografia de Luigia Abbadia en plena actuació.
Nascimento 1821
Génova
Morte 1896 (74–75 anos)
Milão
Cidadania Reino de Itália
Progenitores
  • Natale Abbadia
Ocupação cantora de ópera
Instrumento voz

Luigia Abbadia (Génova, 1821 - Roma, 1896) foi uma cantora mezzosoprano de ópera de origem italiana. Ela exerceu também como professora de canto, e é a filha do compositor e director Natale Abbadia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Génova, e estudou canto com o seu pai. Em 1836 estreia em Sassari com a ópera Semiramide de Rossini, e mais tarde, em 1838, interpretou a parte Agnese de Beatrice di Tenda de Bellini, em Mantova. Cedo conseguiu consagrar-se como uma cantora de ópera de renome, e realizou actuações por Itália e pelo estrangeiro. Giovanni Pacini compôs para ela a ópera Saffo, a qual representou em Nápoles em 1840, e Gaetano Donizetti fez o próprio com Maria Padilla na ópera homónima, representada em Milão em 1841. Foi uma apreciada intérprete de óperas de Verdi e de Wagner.

Luigia Abbadia abandonou os palcos em 1870, e foi a fundadora de uma importante escola de canto em Milão, a qual formou a artistas tais como a mezzosoprano Giuseppina Pasqua ou o tenor De Negri.

Referências

  • F. Regli (1860). Dizionario Biografico dei più celebri poeti e artisti melodrammatici, tragici e comici, maestri, concertisti, coreografi, mimi ballerini, scenografi, giornalisti, impresari, ecc. ecc. che fiorirono in Itália dal 1800 ao 1860. Torino (em italiano). [S.l.: s.n.]