Luiz Lopez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Luiz Lopez (Cataguases, 1959) é artista plástico contemporâneo, escritor e professor do Brasil. Bacharel em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também freqüentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o Museu Nacional de Belas Artes.

Como artista plástico, suas principais obras são as séries “casulos”, “lançadeiras”, “ampulhetas” e “República Futebolística do Brasil”.

Obras em Acervo: SESC Tijuca/RJ; Centro Cultural Alumini – São Paulo, SP; Fundação Calouste Gulbenkian – Rio, RJ; Secretaria de Cultura de Cataguases – MG; Casa de Cultura Prof. Gradim – Cataguases, MG; Instituto Francisca de Souza Peixoto – Cataguases, MG; IBEU-Copacabana/RJ; Centro Cultural Eva Nil.

Como escritor, ganhou o I Concurso de mini-contos: Mitos e Lendas da América Latina – Colômbia em 1985 e 1986, recebeu a Medalha de bronze no Concurso de Poesia Declamada, do Grupo Lit. e Artístico Antonina de Castro, Ilha do Gov./RJ. Em 1992 recebeu Menção Honrosa no Concurso Literário de Contos do Servidor Público/RJ. Livros de poesia: Em 1984, “Canto da palavra muda”; Em 1986 “Poemas de poemas & poemas”. Livros infanto-juvenis: Em 1990 “A árvore-gente” Em 1996, “O anel das cores”; Em 1998, “A vaquinha Estrela”. Em 1999, “Clara Clarissa” e “Publicações no Carmo”; Em l997, “Segredos da mente jovem”. Em 1998, “Um dia... eu escrevi”. Em 1999, “Viajando no mundo jovem” e “Brasil- 500: Paródias sobre Canção do Exílio”.Em 2011, "O Azul da Poesia".

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  • Lopez, Luiz. Blog do Artista Luiz Lopez. In: http://luizlopez.multiply.com - acessado em 5 de janeiro de 2009.
  • FURNAS Cultural. Futebol: arte em três tempos. Rio de Janeiro, FURNAS: 2006. Catálogo de exposição do artista Luiz Lopez.
  • AGNUS Dei Galeria de Arte. A linha e o tempo. Belo Horizonte, AGNUS: 2007. Catálogo de exposição do artista Luiz Lopez.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Blog do Artista