Luiz Puntel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mineiro nascido em Guaxupé, no ano de 1949, o escritor Luiz Puntel mudou-se com a família para a cidade de São José do Rio Pardo, no interior do estado de São Paulo, ainda na infância. Quando ainda era adolescente, foi para Ribeirão Preto, onde vive até os dias de hoje. Graduado no curso de Letras, Puntel é atualmente professor de língua portuguesa e diretor da Oficina Literária Puntel, onde dá aulas de português, literatura e comunicação verbal para vários públicos: crianças, jovens e adultos. Seu primeiro livro, uma coletânea de crônicas e contos chamada Não aguento mais este regime, foi publicado pela Editora Ática no ano de 1978, quando ele ainda era funcionário do Banco do Brasil e estudante universitário. A partir de então, Luiz Puntel tem dedicado sua vida literária principalmente à produção de obras de literatura infantil e juvenil e didáticas,algumas das quais escritas em parceria com a professora Fátima Chaguri.  Seus livros abordam principalmente problemas sociais e procuram mostrar as diferentes expressões culturais do povo brasileiro. Segundo Luiz Puntel,“escrever é conscientizar” e, para o autor, sua literatura deve ajudar na formação de jovens cidadãos mais críticos e proativos.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

atualmente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Puntel é um escritor muito conhecido, que escreve principalmente para jovens, e ainda reside em Ribeirão Preto.

O leitor já teve a oportunidade de outros encontros com o escritor Luiz Puntel, através dos livros "Deus me livre!" e do recente "Açúcar amargo". Como há sempre muita curiosidade em torno da vida de um escritor, selecionamos alguns trechos da biografia de Luiz Puntel, escrita de próprio punho, num estilo muito singular de falar sobre a vida. Sobre o nascimento ele declara: "Ora, como todo mundo, nasci berrando de fome. Isso aconteceu na cidade mineira de Guaxapé, aí pelos idos e vividos de antigamente, num dois de abril."

Da infância, passada em São José do Rio Pardo, lembra-se com saudade da rua Epitácio Pessoa, da ponte Pêncil e do Cristo Redentor. Da adolescência passada em Ribeirão Preto, onde mora ainda hoje, recorda-se com gosto dos "rachas de bola" com os amigo

Vida[editar | editar código-fonte]

O professor Luiz Puntel começou cedo. Nascido em Minas Gerais,e tendo passado por diversas cidades ainda criança,foi em Ribeirão Preto que o futuro criador da Oficina Literaria Puntel começou a ser alfabetizado.

Foi Também em Ribeirão Preto que o escritor de "Açúcar Amargo" graduou-se em letras nos anos 70.As aulas no centro Universitário Barão de Mauá eram conciliadas com a carga horaria de trabalho no Banco do Brasil,onde Puntel foi bancário por muitos anos,enquanto tomava forma o desejo de ser professor. Puntel não estava satisfeito com as aulas de redação expositivas que costumava oferecer aos alunos dos cursos pré-vestibular.

Por causa disso surgiu,aos poucos,sua oficina literária. Desde a infância,a leitura sempre esteve presente na vida de Puntel.Com talento para a escrita,o jovem Puntel sempre teve um exelente desempenho escolar na área de idiomas. Ao Lado da professora Fátima Chaguri,Puntel teve a oportunidade de publicar seu primeiro livro didático.Direcionado a alunos de primeira a quarta series,as publicações foram fonte de aprendizado para o professor e resultaram numa parceria gratificante.

Obras[editar | editar código-fonte]