Luís José, Duque de Guise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís José de Lorena
Conde de Eu
Reinado 1654-1660
Antecessor(a) Luís, Duque de Joyeuse
Sucessor(a) Ana Maria Luísa de Orleães
Duque de Joyeuse
Reinado 1654-1671
Predecessor(a) Luís, Duque de Joyeuse
Sucessor(a) Francisco José
Duque de Guise e Príncipe de Joinville
Reinado 1664-1671
Predecessor(a) Henrique II
Sucessor(a) Francisco José
 
Nascimento 7 de agosto de 1650
Morte 30 de julho de 1671 (20 anos)
Cônjuge Isabel Margarida de Orleães
Casa Guise
Pai Luís, Duque de Joyeuse
Mãe Maria Francisca de Valois
Brasão

Luís José de Lorena, Duque de Guise (em francês: Louis Joseph de Lorraine, Duc de Guise; 7 de Agosto de 165030 de julho de 1671) foi o filho único de Luís, Duque de Joyeuse e de Maria Francisca de Valois, filha única de Luís Emanuel de Angoulême, Conde de Alès, Governador da Provença e filho de Carlos de Valois, Duque de Angoulême, um bastardo do rei Carlos IX de França.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luís José nasceu no Hôtel de Guise, o atual Hôtel de Soubise.[1]

A sua mãe fora confinada na abadia de Essay por "imbecilidade" (n altura as doenças mentais eram assim designadas), e Luís José foi criado pela sua tia paterna e guardiã legal, Maria de Lorena, conhecida por Mademoiselle de Guise.[2] Após a morte do seu tio Henrique II, Duque de Guise, Luís José sucedeu-lhe como chefe da Casa de Guise. De imediato, Mademoiselle de Guise ordenou renovações à imponente residência familiar, na altura o "Hôtel de Guise."

Em Outubro de 1663, o jovem duque, coadjuvado pela tia, recebeu, com grande pompa, o ducado de Joinville.[3] Ele recebeu uma educação excelente, sob a orientação de Philippe Goibaut, um protegido de Mademoiselle de Guise, e as suas aptidões como cavaleiro foram apuradas por François Roger de Gaignières, o seu escudeiro.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

A 15 de junho de 1667, o jovem duque casou com Isabel Margarida de Orleães, duquesa de Alençon, filha mais nova de Gastão, Duque de Orleães[4], em Saint-Germain-en-Laye. Dado que ela era "neta de França" (em francês: petite-fille de France), o casamento foi considerado um "golpe" para a Casa de Guise, atendendo que o noivo era um mero Prince étranger [5]. O duque de Saint -Simon[6], notou que "ela exigia receber as honras que lhe eram devidas pelo seu estatuto, mesmo que fosse à custa da dignidade de seu marido na côrte de Luís XIV, dado ele só ter direito a um banco articulado."[7]

Mademoiselle de Guise educou o sobrinho para receber nobres e embaixadores Italianos de visita a Paris, e sem dúvida que isso deu um brilho adicional á pequena corte do jovem casal que Mademoiselle de Guise organizava e o compositor Marc-Antoine Charpentier foi convidado para se mudar para um apartamento no Hôtel de Guise e compor peças para a capela do jovem casal.

Deste casamento nasceu um filho:

Morte[editar | editar código-fonte]

O jovem duque estava a conseguir entrar nas boas graças do rei Luís XIV e foi-lhe dado a honra de estar ao lado do rei em diversas revistas militares. Subitamente, aconteceu o imprevisto: ao regressar de uma visita à corte do rei Carlos II de Inglaterra, ficou doente com varíola em 18 de julho de 1671, e morreu doze dias mais tarde.

A música da sua cerimónia fúnebre foi composta por Marc-Antoine Charpentier, sendo o seu corpo levado para Joinville para ser sepultado próximo dos seus antepassados, e o seu coração foi depositado na abadia de Montmartre.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências/Fontes[editar | editar código-fonte]

  1. Em 1700, François de Rohan, príncipe de Soubise, comprou o Hôtel de Guise a Maria de Lorena, duquesa de Guise, remodelando-o e transformando-o na sua residência
  2. Para Luís José e sua tia ver a obra de Patricia M. Ranum, Portraits around Marc-Antoine Charpentier (Baltimore, 2004), pág. 390–403.
  3. Jules Fériel,Notes historiques sur la ville et les seigneurs de Joinville (Paris: Ladrange, 1835), pág. 147.
  4. irmão de Luís XVI
  5. em português: Príncipe estrangeiro; a Casa de Guise, era um ramo cadete dos soberanos do Ducado da Lorena
  6. diplomata e militar francês, que ficou conhecido pelas suas memórias e biografias
  7. Spanheim, Ézéchiel - "Relation de la Cour de France", editor Émile Bourgeois, serie "le Temps retrouvé" 1973, pubicado por Mercure de France, Paris [https://archive.org/details/relationdelacou00spangoog/page/n106 86


Luís José, Duque de Guise
Nascimento: 7 de agosto 1650 Morte: 30 de julho 1671
Nobreza da França
Precedido por:
Luís, Duque de Joyeuse
Conde de Eu
1654-1660
Sucedido por:
Ana Maria Luísa de Orleães
Duque de Joyeuse
1654–1671
Sucedido por:
Francisco José, Duque de Guise
Precedido por:
Henrique II
Duque de Guise
Príncipe de Joinville

1664–1671