LyX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


LyX
Lyx logo.png
LyXScreen Linux en.png
LyX 1.3
Desenvolvedor Comunidade Open-source
Lançamento 1995; há 21 anos
Versão estável 2.2.1 (25 de julho de 2016; há 0 dia)
Sistema operacional Windows, Mac e Unix
Gênero(s) Processador de Texto
Licença GPL
Página oficial www.lyx.org

(LyX em texto claro) é um editor de documentos seguindo o paradigma WYSIWYM ("what you see is what you mean" em inglês, ou "o que se vê é o que se quer dizer"), que se opõe às ideias WYSIWYG ("what you see is what you get" em inglês, ou "o que se vê é o que se tem") usadas por editores de textos.

Isso significa que o usuário tem apenas de preocupar-se com a estrutura e com o conteúdo do texto, enquanto a formatação é feita pelo LATEX, um avançado sistema de editoração. LyX é projetado para autores que desejam um resultado profissional com um mínimo de esforço e sem a necessidade de se tornarem especialistas em editoração.

O trabalho de editoração é feito principalmente pelo computador, seguindo um conjunto de regras pré-definidas chamadas 'estilo', e não pelo autor. Conhecimento específico do sistema de processamento de documentos LATEX não é necessário, no entanto pode melhorar a edição com o Lyx significativamente para propósitos específicos.

Embora o Lyx seja popular entre autores técnicos e cientistas, devido aos seus avançados modos matemáticos, ele está cada vez mais sendo usado por cientistas sociais e outros por sua excelente integração com bases de dados bibliográficas e gerenciamento de múltiplos arquivos e funcionalidades para organização. O LyX pode lidar com documentos variando de livros, notas, cartas até artigos em jornais científicos. Ele também suporta línguas da direita para a esquerda como Hebreu e Árabe. Uma versão separada para Chinês, Japonês e Coreano também está disponível.

O processador de documentos LyX está disponível para vários sistemas operacionais como diferentes tipos de Unix, Mac OS X, OS/2, Windows/Cygwin e Linux. Uma versão oficial para Windows que não precisa de Cygwin/X também existe. O LyX é um programa de código aberto que pode ser livremente redistribuído e/ou modificado sob os termos da Licença Pública GNU conforme publicado pela Fundação de Software Livres.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]