Lycaenops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLycaenops
Ocorrência: Pérmico
Lycaenops BW.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Synapsida
Ordem: Therapsida
Subordem: Gorgonopsia
Família: Gorgonopsidae
Género: Lycaenops
Broom, 1925 ex Colbert, 1948
Espécies
Lycaenops.

Lycaenops ("Face de lobo") é um gênero de therapsida (réptil "mamaliano") carnívoro. Media 1 metro e viveu no sul da África durante o permiano.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Lycaenops media cerca de um 1 m (3 pés) e pesava até 15 kg. Como os lobos modernos a partir do qual leva seu nome, lycaenops teve um longo e fino crânio, com um conjunto de caninos - como presas colocadas em ambas mandíbulas superiores e inferiores. Estes caninos afiados eram ideais para uso de esfaqueamento e/ou rasgar a carne de qualquer presa. Ele provavelmente caçava pequenos vertebrados, como répteis e dicinodontes.

Lycaenops caminhava e corria com suas longas pernas mantidas próximo ao corpo. Esta é uma característica encontrada em mamíferos, mas não nos mais primitivos amniotas, répteis e sinapsídios tais como Pelicossauro, cujas pernas estão posicionadas para os lados de seu corpo. A capacidade de mover-se como um mamífero teria dado para o lycaenops uma vantagem sobre outros vertebrados terrestres, uma vez que teria sido capaz de ultrapassá-los.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sinapsídeos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.