Engenho analítico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Máquina analítica)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A máquina analítica, também designado engenho analítico, na história dos computadores , foi um projeto de um computador mecânico moderno de uso geral, realizado pelo professor de matemática britânico Charles Babbage. Foi descrito pela primeira vez em 1833, mas Babbage continuou a trabalhar no projeto até sua morte, em 1871. Por questões técnicas, financeiras, políticas e legais, a máquina nunca foi construída.Ela foi um precursor do computador.

Computadores de uso geral, logicamente comparáveis ao engenho analítico, só iriam surgir de forma totalmente independente da pesquisa de Charles Babbage.

Foi descrito primeiramente em 1837, como sucessor ao mecanismo da diferença de Babbage, um projeto para um computador mecânico. O mecanismo analítico incorporou uma unidade lógica aritmética, fluxo de controle sob a forma de ramificação condicional e laços e memória integrada, constituindo o primeiro projeto para um computador de uso geral que poderia ser descrito nos termos modernos como Turing-completo. Em outras palavras, a estrutura lógica do mecanismo analítico era essencialmente a mesma que a que dominou o projeto de computador na era eletrônica. 

As limitações tecnológicas da época constituíram-se num obstáculo adicional para a construção da máquina. Supostamente a máquina poderia ter sido construída com sucesso, mesmo usando a tecnologia da época, se houvesse um forte apoio financeiro e político. Em todo caso, a máquina seria enorme e extremamente cara.

Trívia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.