Márcio Buzelin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Márcio Buzelin
Informação geral
Nome completo Márcio Túlio Marques Buzelin
Nascimento 4 de agosto de 1970 (50 anos)
Origem Belo Horizonte, MG
País  Brasil

Márcio Túlio Marques Buzelin (Belo Horizonte, 4 de agosto de 1970


Marcio Buzelin, nascido em 1970 em Belo Horizonte é tecladista, sound designer, compositor e letrista. Ingressou na música em 1978 em Brasília/DF no estudo de piano, teoria e iniciação musical. Prosseguiu estudos com professores particulares em Belo Horizonte/MG, ingressando em 1985 na FUMA (Fundação Universidade de Música e Arte). No ano de 1986 formou sua primeira banda. Interrompendo os seus estudos acadêmicos após várias bandas experimentais, que ele mesmo denomina como “escola da rua”, em 1994 fundou o Jota Quest com seus parceiros de banda, a qual se tornou uma das maiores bandas pop da história do Brasil.

As influências musicais de Márcio Buzelin se baseiam principalmente na música Disco, Funky, Blues e o POP em geral, este com maiores influências nas décadas de 70 e 80 e posteriormente no eletrônico, principalmente pelos sons e timbres dos sintetizadores. Esta última marcada pela parceria musical com Marcos As e Pedro Turra, a qual gerou algumas músicas inseridas nos álbuns do Jota Quest e vários arranjos feitos em parceria com a dupla, presentes na maioria das musicas dos álbuns Funky Funky Boom Boom e PANCADÉLICO.

Seu primeiro sintetizador foi um Juno 106 da Roland em 1985, onde iniciou seus aprendizados sobre síntese de forma empírica. Com o passar dos anos teve acesso além dos sintetizadores analógicos, digitais, pcms, samplers, também aos instrumentos eletromecânicos, pianos elétricos, órgãos, clavinetes e outras tecnologias ligadas as várias modalidades de teclados, utilizando-os nas músicas e gravações da banda Jota Quest.