Márcio Trigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Márcio Trigo
Nome completo Márcio Trigo de Loureiro
Nascimento 4 de maio de 1961 (62 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Ocupação escritor, diretor, ator e músico
Página oficial

Márcio Trigo de Loureiro (Rio de Janeiro, 4 de maio de 1961) é um escritor, diretor, ator e músico brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ainda na infância, Márcio organizava, em casa, para os familiares, peças teatrais, shows musicais e exposições de arte. Era fácil supor aonde levaria toda aquela criatividade. Aos treze anos, no então ginásio, do Colégio São Fernando, começou a ter aulas de teatro com a atriz Louise Cardoso. De lá foi para O Tablado e passou a ter aulas com Carlos Wilson (ator) , o Damião, com a própria Louise, e com a grande mestra Maria Clara Machado, que o chamou para a sua primeira peça profissional Camaleão e as Batatas Mágicas, com texto e direção de Clara, no Teatro Municipal de Niterói. Em seguida foi chamado para, junto com Miguel Falabella e Maria Padilha, atuar na peça O Rapto das Cebolinhas, com direção de José Lavigne. Com amigos do Tablado, criou o grupo Manhas & Manias, e fez as peças Diante do Infinito, Manhas e Manias (Prêmio SNT de melhor peça infantil de 1980)[1] e Brincando com Fogo, (Prêmio SNT[2] de Melhor Espetáculo de 1981 e o Troféu Mambembe[3] na categoria especial de melhor Grupo, Movimento ou Personalidade de 1982). Do grupo faziam parte, além de Mário Costa e José Lavigne, Chico Diaz, Claudio Baltar, Andrea Beltrão, Débora Bloch e Pedro Cardoso. Em 1982, com o Manhas e Manias, ajudou a criar o Circo Voador, movimento que mudou os rumos da cultura brasileira. Ainda em 82, mudou-se para São Paulo e organizou, com o grupo, a oficina teatral do Sesc-Pompéia. Com os alunos, montou Zíper Aberto, criação coletiva e O Dragão, de Eugène Schwartz, onde, junto com Mário Costa, fez as músicas e a direção musical. Com o Manhas e Manias, montou o Show Manhas e Manias, Variedades para Quase Todas as Idades (Prêmio APCA de melhor peça de 1982)[4].

De volta ao Rio, montou, com o Manhas e Manias, a peça Recordações do Futuro. Fez as músicas e direção musical das peças Vida de Cachorro, de Flávio de Souza, com direção de José Lavigne, e Sapomorfose, de Cora Rónai, com direção de Antônio Grassi, e escreveu, dirigiu e fez as músicas, junto com Mário Costa, da Ópera-rock Idade Mídia. Em 1985, de novo em O Tablado, atuou, fez as músicas e direção musical da peça Aprendiz de Feiticeiro[5], com texto e direção de Maria Clara Machado. Foi, com o Circo Voador, para o México, na missão cultural que levou mais de setenta artistas para a Copa de 86. Ainda em 1986, criou e dirigiu a peça Depois de Dois. Fez as músicas e a direção musical na montagem de O Tablado da peça Macbeth[6], de Shakespeare, com direção de Ricardo Kosovski. Adaptou, dirigiu e atuou ma peça Médico à Força, de Molière.

Em, 1989, foi chamado pelo amigo Charles Myara, para criar o programa de rádio Tá na Hora de Dormir, onde escreveu, adaptou e apresentou mais de cinquenta histórias infantis. Ainda no rádio, criou e apresentou o programa A Hora da Estrela, um programa de botafoguenses para botafoguenses. Em 1992, lançou seu primeiro livro A Verdadeira História dos Sapatinhos de Cristal, pela editora José Olympio. Em seguida, lançou os livros O Pequeno Alquimista, considerado altamente recomendável, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (mais de 30.000 exemplares vendidos), Molecagens do Vovô, também considerado Altamente recomendável, com mais de 50.000 exemplares vendidos (e que em 2017 foi adaptado para a linguagem teatral pelo Grupo de Teatro da Uespi), O Penúltimo Dragão Branco, O Pequeno Alquimista e o Elixir da Longa Vida, pela editora Ática, Dentes de Vampiro, pela editora José Olympio (mais de 50.000 exemplares vendidos), e Aninha e o Dragão, pela Thex Editora. Dirigiu e fez as músicas, na sua adaptação do livro O Pequeno Alquimista, em 1993 e Molecagens do Vovô, em 1998, tendo recebido o prêmio Coca-Cola[7] de melhor produção. Adaptou e dirigiu a peça Rê Bordosa, o ocaso de uma doida, de Angeli, com Betty Erthal. Escreveu e dirigiu Os Amigos do Trânsito, peça institucional encomendada pela Cet-Rio, que levou a educação no trânsito para mais de 50 comunidades.

Em 1992, entra para TV Globo, para dirigir o programa Casseta & Planeta, Urgente![8], onde ficou por 8 anos. Também em 1993, foi o diretor assistente de Os Trapalhões, com Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum, ao lado do Paulo Aragão. Em 2000, chamado por Ricardo Waddington, foi para a programação infantil, onde, com Roberto Talma, foi diretor geral da TV Globinho[9], de Bambuluá[10], do Angel Mix[11] e do Sítio do Picapau Amarelo[12] (produto mais vendido pela Globo Marcas). Em 2003, adaptou, com Claudio Lobato, e dirigiu a minissérie A Terra dos Meninos Pelados[13], de Graciliano Ramos. No ano de 2004, fez a direção geral do quadro do Fantástico Cartão de Visitas, onde Chico Anysio apresentou 40 dos seus mais de 100 personagens. Ainda 2004, adaptou e dirigiu seu livro, na minissérie O Pequeno Alquimista[14], também lançado em DVD. Fez o programa Linha Direta e Linha Direta Justiça, onde entre outros casos, apresentou Febrônio, o primeiro serial killer brasileiro, A Chacina da Candelária[15], A Bomba do Riocentro[16] e O Roubo da Taça Jules Rimet[17]. Paralelamente, no teatro, fez as músicas e a direção musical das peças Leonce e Lena[18], de Georg Buchner e Os Coveiros de Bosco Brasil, ambas com direção de Ricardo Kosovski, e O Alfaiate do Rei[19], última peça escrita por Maria Clara Machado, com direção de Cacá Mourthé. Dirigiu a peça Maria Minhoca, de Maria Clara Machado, que ficou mais de um ano em cartaz. Na TV Globo, ecreveu e dirigiu a minissérie Clara e o Chuveiro do Tempo[20], semifinalista do Emmy Awards[21].

Em 2006, entrou no programa Domingão do Faustão[22], por onde ficou durante cinco anos, como diretor de criação. Lá, criou e adaptou diversos formatos, entre eles Dança dos Famosos[23], Dança no Gelo[24], Circo do Faustão[25], Quem Chega lá?[26], Os Imitadores, Cachorrada Vip[27], Maratoma do Faustão[28], Os Inventores[29], Os Encolhidos, Sufoco[30].

Dirigiu o DVD Lendas Brasileiras[31], produzido por Líber Gadelha, história com bonecos cantando músicas inéditas de Cássia Eller, Zé Ramalho, Luiz Melodia, Toquinho, Frejat, entre outros.

Na literatura, abriu a Mirabolante Editora, onde lançou seus livros Bel e Bia Médico à Força, A História de Cada Um[32], além da coleção Dez Contos.

No Cinema, ganhou a prêmio Curta Criança, da Ancine, com o curta A História de Cada Um, adaptação do livro.

Dirigiu os shows Pacote Completo e o Outro Lado da Lua, de Patricia Mellodi.

Do especial de Natal O Relógio da Aventura foi o criador e Diretor Geral em 2010.

Foi Cocriador e diretor geral do programa Os Caras de Pau[33], que ficou no ar durante três anos e ganhou o Prêmio Extra de melhor programa humorístico e o prêmio especial do Montreux Comedy Awards[34] , em 2011, na Suíça.

No Teatro, dirigiu a peça A Viagem Fantástica, de Regiana Antonini e Bula na Cumbuca, A história acelerada do samba cadenciado, de Celso Taddei.

Em 2014, dirigiu as peças Neurótica, com Flávia Reis, Bodas pelo Avesso, de Ecila Pedroso, e o show Anjo Torto, Patricia Mellodi canta Torquato Neto.

Como ator, fez uma participação especial no filme Vestido Para Casar.

Dirigiu duas temporadas o programa Amor & Sexo[35], além de dirigir o programa A Grande Farsa[36] no Canal Multishow.

Criou a Casa de Histórias, que ministra cursos de roteiro desde 2012.

Roteirizou e dirigiu o clipe Too Many Emotions[37] que recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe no Rio Web Fest 2015.

Dirigiu ainda em 2016 junto com Henrique Tavares a peça Apesar de Você de Celso Taddei e Gabriela Amaral.

Já em 2017, dirigiu a terceira temporada de Multi Tom[38] no Multishow, voltou ao cartaz com a peça Neurótica, no teatro NorteShopping e está em fase de pré produção do filme Nada é Por Acaso, de Zibia Gaspareto, onde dirigirá. Também teve adaptado para peça teatral As Molecagens do Vovô, pelo Grupo de Teatro da UESPI (com direção de Moisés Chaves e elenco: Eduardo Lins como Rafael, Gilvana Morgana como Talita, Cairo Bruno como Ernesto, Janá Silva como Eulália, Pedro Henrique como Vovô e Sueli Xavier como Noêmia).

Em 2018 foi Diretor Geral e comandou o humor no Multishow na quarta temporada de Treme Treme e nos 20 episódios de Dra. Darci com Tom Cavalcante. Também dirigiu o Z4 (seriado infanto juvenil) com 26 episódios exibidos no SBT e na Disney Channel Brasil e América Latina.

Dirigiu também os oito episódios da segunda temporada do Clube 27 websérie.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Ano Título Editora
1992 A verdadeira história dos sapatinhos de cristal Ática
1993 O pequeno alquimista Ática
1997 O pequeno alquimista e o elixir da longa vida Ática
1998 Molecagens do vovô Ática
1999 O penúltimo dragão branco Ática
2002 Dentes de vampiro José Olympio
2003 Aninha e o dragão THEX
2008 Bel e Bia Mirabolante
2008 Dez contos de humor Mirabolante
2009 Dez contos policiais Mirabolante
2009 Dez contos de terror Mirabolante
2010 Médico à força Mirabolante
2010 A história de cada um Mirabolante

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Escalação
1977 Camaleão e as batatas mágicas Ator
1978 O rapto das cebolinhas Ator
1979 Diante do infinito Ator
1980 Manhas & Manias Ator
1981 Brincando com fogo Ator e Músico
1982 O dragão Diretor Musical
1982 Show Manhas & Manias Ator e Diretor Musical
1984 Recordações do futuro Ator e Diretor Musical
1984 Vida de cachorro Compositor e Diretor Musical
1985 Sapomorfose Compositor e Diretor Musical
1985 Aprendiz de feiticeiro Ator, Compositor e Diretor Musical
1986 Depois de dois Autor, Compositor, Diretor Musical e Diretor
1987 Macbeth Compositor e Diretor Musical
1987 A família monstro Autor
1989 Amigos do trânsito Autor e Diretor
1992 Rê Bordosa, o ocaso de uma doida Diretor
1993 O pequeno alquimista Autor e Diretor
1990 Médico à força Diretor
1998 Molecagens do vovô Autor e Diretor
2003 Maria minhoca Diretor
2003 Leonce e Lena Compositor e Diretor Musical
2005 O alfaiate do rei Compositor e Diretor Musical
2005 As novas molecagens do vovô Autor, Compositor e Diretor
2005 Os coveiros Compositor e Diretor Musical
2007 Beijo roubado Codiretor
2009 Bula da cumbuca Diretor
2012 Viagem fantástica Diretor
2014 Neurótica Diretor
2014 Bodas pelo avesso Diretor
2016 Apesar de Você Diretor
2017 Neurótica Diretor
2017 As Molecagens do Vovô Roteirista
2021 Sem Fadas Diretor
2022 Neurótica Diretor
2022 Caim Diretor Musical

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Escalação
1992 Casseta & Planeta, Urgente! Diretor
1993 Os Trapalhões Diretor Assistente
2000 TV Globinho Diretor
2000 Bambuluá Diretor
2000 Angel Mix Criador e Diretor
2001 Sítio do Picapau Amarelo (2001) Diretor
2003 Terra dos Meninos Pelados Diretor
2004 Cartão de Visitas Diretor
2004 O Pequeno Alquimista Autor e Diretor
2005 Linha Direta Diretor
2006 Clara e o Chuveiro do Tempo Autor e Diretor
2006/2011 Domingão do Faustão Diretor de Criação
2006/2009 Os Caras de Pau Cocriador e Diretor
2009 O Relógio da Aventura Autor e Diretor
2014 Amor & Sexo Diretor
2015 A Grande Farsa Diretor
2016 Multi Tom Diretor
2018 Treme Treme Diretor
2018 Dra. Darci Diretor
2018 Só Toca Top Roteirista
2018 Z4 Diretor
2019 Multi Tom Diretor
2019 Treme Treme Diretor
2019 Baby & Rose Diretor
2020 Xilindró Diretor
2022 Lenda Imperial Diretor

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Escalação
1984 Bete Balanço Ator
2006 A história de cada um Autor, Roteirista e Diretor
2014 Vestido pra Casar[39] Ator
2015 O Suicídio Diretor
2015 Nazareth Diretor
2017 Polícia Federal, A Lei é Para Todos Consultor Artístico
2019 Nada é Por Acaso Diretor (Pré Produção)
2021 A Vida Oculta de Renato Diretor
2022 Nada É Por Acaso Diretor

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Vídeo Artista Escalação
2001 Se a gente se entender Angélica (apresentadora) Direção
2013 Às vezes Patricia Mellodi Roteiro e Direção
2013 Rosa Guerreira Patricia Mellodi Roteiro e Direção
2006 Pacote Completo Patricia Mellodi Roteiro e Direção
2013 Tudo vai passar Patricia Mellodi e Marcelo Miranda Roteiro e Direção
2015 Too Many Emotions Banda General Rodriguez Roteiro e Direção

DVDs[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista Escalação
2008 Lendas Brasileiras Vários Direção
2013 Sítio do Picapau Amarelo Grande Elenco Direção
2013 Patricia Mellodi Patricia Mellodi Direção
2006 Cartão de Visitas Chico Anysio Direção
2013 Os Caras de Pau Marcius Melhem e Leandro Hassum Direção
Ano Outros Eventos Função
2022 Parque temático Terra dos Dinos Diretor

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho indicado Resultado Ref
1980 VI Prêmio SNT Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil Manhas e Manias Venceu [1]
1981 VII Prêmio SNT Melhor Espetáculo Brincando com Fogo Venceu [2]
Troféu Mambembe Categoria Especial Venceu [3]
1998 Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem Melhor Produção Molecagens do Vovô Venceu [7]
2006 Emmy Awards Children and Youth Clara e o Chuveiro do Tempo Indicado [21]
Prêmio Curta Criança da Ancine Melhor Curta-Metragem A história de cada um Venceu
2010 Prêmio Extra de TV Melhor humorístico Os Caras de Pau Venceu [40]
2011 Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor programa humorístico
Melhor ator de programa humorístico
Indicado [41]
Montreux Comedy Awards Melhor comédia de situação Venceu [42]
2015 Rio Web Fest Melhor Videoclip Too Many Emotions Venceu [37]


Referências

  1. a b «VI Prêmio SNT». Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  2. a b «VII Prêmio SNT». Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  3. a b «Troféu Mambembe - 1982». Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  4. «Prêmio APCA 1982». Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  5. «Aprendiz de feiticeiro». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  6. «Macbeth». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  7. a b «Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem - 1998». Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  8. «Casseta & Planeta, Urgente!». Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  9. «TV Globinho». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  10. «Bambuluá». Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  11. «Angel Mix». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  12. «Sítio do Picapau Amarelo». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  13. «A Terra dos Meninos Pelados». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  14. «O Pequeno Alquimista». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  15. «Linha Direta Justiça - A Chacina da Candelária». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  16. «Linha Direta Justiça - A Bomba do Riocentro». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  17. «Linha Direta Justiça - O Roubo da Taça Jules Rimet». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  18. «Leonce e Lena». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  19. «O Alfaiate do Rei». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  20. «Clara e o Chuveiro do Tempo». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  21. a b «Globo se supera e inscreve 15 programas no Emmy». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  22. «Domingão do Faustão». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  23. «Dança dos Famosos». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  24. «Dança no Gelo». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  25. «Circo do Faustão». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  26. «Quem Chega lá?». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  27. «Cachorrada Vip». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  28. «Maratoma do Faustão». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  29. «Os Inventores». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  30. «Sufoco». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  31. «CD E DVD Lendas Brasileiras». Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  32. «Foco Narrativo: A história é de cada um». Consultado em 8 de janeiro de 2016 
  33. «Os Caras de Pau». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  34. «Montreux Comedy Festival» (em inglês). Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  35. «Amor & Sexo». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  36. «A Grande Farsa». Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  37. a b «Premiados RIOWF 2015» (em inglês). Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  38. «Multi Tom - Com Tom Cavalcante.». Consultado em 20 de maio de 2017 
  39. «Vestido pra Casar» (em inglês). Consultado em 11 de janeiro de 2016 
  40. Tommy Beresford (8 de dezembro de 2010). «Prêmio Extra de TV 2010: Vencedores». Consultado em 18 de junho de 2012 
  41. «Prêmio Arte e Qualidade Brasil». Consultado em 1 de dezembro de 2011 
  42. Montreux Comedy (3 de dezembro de 2011). «Montreux Comedy - Awards» (em inglês). Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 15 de novembro de 2012 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]