Mário Fofoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Mário Fofoca
Personagem fictícia de Cassiano Gabus Mendes
Outro(s) nome(s) Mário Cury [1]
Origem  Brasil
Sexo Masculino
Espécie Humano
Criado por Cassiano Gabus Mendes
Série(s) Mário Fofoca
Temporada(s) 1
Primeira aparição Elas por Elas
Última aparição Ti Ti Ti
Interpretado por Luis Gustavo
Internet Movie Database IMDb
Espécie Humano

Mário Fofoca foi um detetive cômico criado por Cassiano Gabus Mendes para a telenovela Elas por Elas, produzida e exibida pela Rede Globo em 1982. Interpretado pelo ator Luís Gustavo, o personagem inicialmente participaria apenas dos primeiros capítulos da telenovela, morrendo logo no início da trama. Sua caracterização como um detetive desajeitado e com vários tiques nervosos, usando sempre um terno xadrez e uma gravata espalhafatosa, entretanto, acabou sendo bem-recebida pelo público e o personagem secundário permaneceu por toda a trama, ganhando no ano seguinte uma série e um filme próprios[2][1][3][4]. Sua principal característica são as trapalhadas, sempre seguindo palpites errados; porém, no final, descobre a verdade.

Elas por Elas[editar | editar código-fonte]

Previsto para participar apenas do início da trama, o personagem foi bem recebido pelo público e sua participação estendida. No início da trama, Mário é contratado pela personagem Márcia, interpretada por Eva Wilma, para investigar quem teria sido a amante de seu marido, Átila, antes dele falecer. Márcia, entretanto, acaba se vendo atraída pelo detetive e tenta seduzi-lo[4].

Mário tem no advogado René, interpretado por Reginaldo Faria, um amigo e ajudante. No decorrer da trama, ambos se veem envolvidos num "quadrado amoroso" envolvendo os dois, Márcia e a personagem Cláudia, interpretada por Christiane Torloni. Cláudia é apaixonada por René, mas este se envolve com Yeda, filha de Márcia e herdeira de uma grande fortuna, na qual está interessado. Mário, apaixonado por Cláudia, não percebe as investidas de Márcia e se vê sendo usado pela primeira para provocar ciúmes em René[4].

Após lhe ser revelada a identidade da amante de Átila — Wanda, irmã de Mário, interpretada por Sandra Bréa — Mário fica arrasado por ter sido incapaz de desvendar o mistério para o qual havia sido contratado para resolver. Wanda revela toda a verdade a Márcia, que, vendo que Mário seria "puro demais" para uma mulher como ela, desiste de se envolver com ele[4].

Aventuras próprias[editar | editar código-fonte]

Após a telenovela Elas por Elas, o sucesso do personagem motivou a produção de seu próprio filme, As Aventuras de Mário Fofoca, lançado em 1983 com roteiro de Cassiano Gabus Mendes, Carlos Lombardi e Adriano Stuart; direção do próprio Adriano Stuart; e estrelado por Luis Gustavo, Sandra Bréa, Julia Lemmertz e Maria Luiza Castelli[2][1].

Ainda em 1983 ganhou um seriado homônimo, cuja exibição dominical se estendeu por cinco meses, às 17:00 e totalizando dezessete episódios[2]. No primeiro, escrito por Cassiano Gabus Mendes, Mário se muda de São Paulo, cenário de Elas por Elas, para o Rio de Janeiro, onde passou a protagonizar suas tramas[2][1][5][3].

A ênfase era dada às trapalhadas do detetive. Para isso, a produção optou por manter nos episódios momentos espontâneos das gravações, como o instante em que Luís Gustavo puxa a persiana do escritório de Mário Fofoca e ela cai sobre si. Apesar de todo o riso de toda a equipe, a cena acabou sendo exibida[2].

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Mário Fofoca ainda seria "ressuscitado" em 1996, no humorístico Sai de Baixo. No episódio "Uma Morta Muito Viva", Mário Fofoca tenta investigar a suposta morte de Cassandra (Aracy Balabanian), um golpe para enganar o seguro. Ao fim do episódio, descobre-se que Vavá (Luis Gustavo) se fingiu de Mario Fofoca para assustar Caco, que planejara a fraude.

Em 2010, Mário Fofoca volta à televisão. O personagem reaparece no remake de Ti ti ti, obra de Maria Adelaide Amaral[6].

Referências

  1. a b c d «Mário Fofoca – 1983». InfanTV. Consultado em 19 de julho de 2010 
  2. a b c d e «Mário Fofoca». Memória. Rede Globo. Consultado em 19 de julho de 2010 
  3. a b «Curiosidade: Mário Fofoca, sucesso em Elas por Elas, ganhou seriado e filme». Video Show. Rede Globo. 15 de novembro de 2009. Consultado em 19 de julho de 2010 
  4. a b c d «Elas por Elas». Memória. Rede Globo. Consultado em 19 de julho de 2010 
  5. «Luis Gustavo (ator)». Memória. Rede Globo. Consultado em 19 de julho de 2010 
  6. «Mário Fofoca, personagem marcante de Luis Gustavo, está de volta». Ti Ti Ti. Globo.com. 13 de julho de 2010. Consultado em 19 de julho de 2010