Mário Sérgio (ator)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o treinador e ex-futebolista, veja Mário Sérgio Pontes de Paiva.
Mário Sérgio
Nascimento 7 de julho de 1929 (87 anos)
Santos, SP
IMDb: (inglês)

Mário Sérgio (Santos, 7 de julho de 1929) é um ator brasileiro.

Um dia foi visto na praia pelo cineasta Alberto Cavalcanti, diretor e produtor e famoso por muitos filmes realizados na Europa, que estava procurando novos atores para compor o elenco do filme que seria a primeira produção da Vera Cruz, companhia de cinema fundada em 1949 em São Paulo.

Convidado para um teste de câmera, no qual teria de encenar uma briga com o ator Carlos Vergueiro, Mario Sérgio foi aprovado e logo em seguida estrelava "Caiçara" (1950) ao lado de Eliane Lage, sob a direção de Adolfo Celi. Com o sucesso do filme, ficou famoso.

Garoto ainda, Mario Sérgio demorou a se acostumar com a fama repentina. Porém, filmou, logo depois, "Terra é Sempre Terra", filme que consolidou sua carreira e prestígio.

Logo abandonou o cinema e se dedicou a uma propriedade rural comprada no Paraná.

Passados cerca dois anos, o cinema sentiu sua falta e o diretor italiano Luciano Salce o convidou para participar do filme "Uma Pulga na Balança" (1953), uma comédia de costumes.

Mário participou esporadicamente ainda de alguns outros filmes e sua fama, como não era o seu desejo, aumentou ainda mais.

Mário Sérgio foi para a televisão e protagonizou com a atriz Marisa Prado alguns episódios do seriado "Alô Doçura" (1954), que depois foi estrelado por John Herbert e Eva Wilma.

Com o fim da Vera Cruz em 1954, Mario abandonou o cinema, viajou para a Europa e Oriente Médio, comprou uma granja e foi corretor imobiliário. Mas novos convites o fizeram participar de outros filmes e ate de um seriado na TV Tupi (SP), o "Lever no Espaço" (1957).

Abandonou, de vez, o cinema depois dos filmes "Estranho Encontro" (1958) e "Ravina" (1959).

Fontes: Flog Astros e Estrelas do Cinema e da Tv Brasileira, Site Adoro Cinema Brasileiro, Blog Estranho Encontro, Acervo Helio Fernando Stella e Arquivo Rodolfo Bonventti.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.