Método (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em música, um método é um tipo de manual para um instrumento musical específico ou para um problema específico para tocar um determinado instrumento.

Um método normalmente contém gráficos de digitação ou tablaturas, etc., escalas e vários exercícios diferentes, algumas vezes também estudos simples, em tonalidades diferentes, em ordem crescente de dificuldade (= em progressão metódica) ou com um foco em aspectos isolados como fluência, ritmo, dinâmica, articulação e afins. Algumas vezes, há até mesmo partes de recital, também com acompanhamento. Tais métodos diferem-se de livros estudo pelo fato de serem entendidos como um curso linear para que o estudante siga, com orientação consistente, enquanto que os volumes de estudo não são tão compreensíveis.

Como os métodos instrumentais ordinários são destinados a funcionar como manuais que auxiliam o professor do instrumento (em vez de facilitar o auto-aprendizado), normalmente técnicas básicas ou especiais não são abordadas com profundidade. Instruções detalhadas a este respeito são encontradas apenas em métodos autodidáticos especiais.

Alguns métodos são adaptados especialmente para alunos em certo nível de habilidade ou de estágio de desenvolvimento psicossocial. E contraste, um método 'completo' (algumas vezes em vários volumes) é destinado a acompanhar o estudante até que ele ou ela se torne um instrumentista avençado.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.