Mórmons fundamentalistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mórmons Fundamentalistas (Não associados a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) São membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Fundamentalista. Seus membros foram excomungados da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por praticarem a poligamia, doutrina que foi seguida por Joseph Smith, porém, posteriormente, por revelação a Wilford Woodruff, os Santos dos Últimos Dias não a praticam mais.

Atualmente, os Fundamentalistas vivem em comunidades isoladas (Estado de Utah e estados vizinhos). Eles temem represálias de leis americanas, principalmente que proíbem o casamento plural no país.

Os fundamentalistas acreditam a lei do casamento plural foi deixada por Joseph Smith, primeiro profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lei essa que dizia que um homem podia casar-se com mais que uma esposa.

Após a poligamia ser reafirma(por revelação) da conão necessária aais, m, milhares de seguidores de Wilford Woodruff foram excomungados da igreja por não concordarem com o fim da prática. Assim, tornaram-se dissidentes da igreja primária e fundaram a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Fundamentalista, na década de 1930.

Não há relação com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sendo denominações distintas e separadas. No Brasil e em Portugal não há registro de membros da Igreja Fundamentalista. Atualmente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias excomunga quem segue essa prática.

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.