Músculo estapédio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Saúde.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Músculo estapédio
Musculusstapedius.png
Músculo estapédio
Latim musculus stapedius
Origem
Inserção    Osso estribo
Vascularização Artéria auricular posterior
Inervação Nervo do estapédio (ramo do nervo facial - VII par craniano)
Ações Controla a amplitude das ondas sonoras para o ouvido interno.

O músculo estapédio, também conhecido como músculo do estribo é o menor músculo estriado do corpo humano. Localizado no ouvido médio, permite limitar as vibrações do estribo, e por isso, tem importante papel na audição.

Podem ocorrer cãimbras quando o suprimento sangüíneo de um músculo é deficiente ou devido ao acúmulo de produtos da respiração celular, acontecendo com frequência em competições esportivas. Há outros tipos que surgem em certas infecções, como o tétano, também em distúrbios de concentração de de cálcio no sangue. A lesão do VII par craniano pode determinar hiperacusia ou fonofobia devido à paresia do estapédio.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.