Música da Tunísia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

A Tunísia é um país norte-africano com a população predominantemente árabe. O país é mais conhecido por malouf, uma espécie de música importada da Andaluzia depois da conquista espanhola no século XV. Embora, na sua forma moderna, malouf é provavelmente muito diferente de qualquer música tocada há mais de quatro séculos, ele tem suas raízes na Espanha e em Portugal e está intimamente relacionado aos gêneros com uma história semelhante em toda a África do Norte, incluindo o malouf primo do Líbio, a argelina música Gharnati e o Morroquino ala ou Andalusi.

Mezwed[editar | editar código-fonte]

Puramente música tunisina com toque pop tunisino. Os cantores Mezwed mais populares são Habbouba, Samir Loussif, Hedi Donia, Faouzi Ben Gamra, Zina Gasriniya e Fatma Bousseha.

Salhi[editar | editar código-fonte]

Outro gênero tunisino autêntico, conhecido como Salhi, pode ser ouvida nestas faixas a partir de 1931 [1], algumas das quais são cantadas por Ibrahim Ben Hadj Ahmed, e outras por outro cantor chamado Ben Sassi. O estilo pode estar relacionado com a música berbere e é tão antiga e autêntica como uma faceta da (Tunísia) identidade nacional"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em francês) Hamadi Abassi, Tunis chante et danse. 1900-1950, éd. Du Layeur, Paris, 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.