Música de elevador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Muzak" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Muzak (desambiguação).

O termo Música de elevador (também conhecida como muzak, piped music, weather music, elevator music ou lift music) refere-se a um estilo suave de arranjos instrumentais de Músicas populares designadas para tocar em centros comerciais, mercearias, lojas de departamentos, sistemas telefônicos (quando a ligação está em espera), barcos, aeroportos, salas de espera de doutores e dentistas, e elevadores. O termo também é frequentemente ligado para qualquer forma de easy listening ou smooth jazz.

O termo Muzak é uma marca registrada em 21 de dezembro de 1954, pertencente à Muzak corporation[1], que por ter dominado o mercado por tantos anos, o termo acabou sendo frequentemente usado (especialmente quando usado com ortografia minúscula) como um termo genérico para todas as músicas de fundo, independentemente da fonte da música[2]. Embora a Muzak corporation tenha sido por muitos anos a fornecedora mais conhecida de música de fundo, e é comumente associada à música de elevador, a própria empresa não forneceu música para elevadores. Desde 1997, Muzak usa artistas originais para sua fonte musical, exceto no canal Ambiental.

Música de elevador é, tipicamente, um arranjo para uma música com uma melodia simples, que pode ser reiniciada de forma suave como um loop. A intenção da música de elevador é o efeito psicológico: ela acalma. Em um shopping ou em uma loja de departamentos, uma música relaxante faz com que as pessoas sintam-se confortáveis e passeiem mais pela loja. Ultimamente, em muitos lugares do mundo, já existem rádios especializadas em música de elevador e outras que utilizam esse tipo de música para intervalos musicais e comerciais.

  1. «Wfrecruiter.com». Consultado em July 9, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)[ligação inativa]
  2. Luke Baumgarten (September 27, 2012). «Elevator Going Down: The Story Of Muzak». Redbull Music Academy. Consultado em July 9, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)