Cultura do Haiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Música do Haiti)

A cultura do Haiti possui raízes com características marcantes da região oeste da África, além de ser influenciada pela França devido à sua colonização, como é notável em sua música, religião e linguagem. A cultura também engloba contribuições adicionais do nativo Taino e imperialismo espanhol.

Música[editar | editar código-fonte]

A música haitiana é fortemente influenciada por elementos africanos, tanto na música em si quanto na dança e nos instrumentos, sendo o moundoungue e o meringo dois exemplos.[1] Ludovic Lamothe foi um dos músicos eruditos mais notórios do país, tendo estudado no conservatório de Paris e dono de uma obra que o fez ser comparado a Chopin.[1]

Um dos gêneros musicais presentes no Haiti é a Kompa, que envolve uso de sintetizadores, guitarra, batidas de médio a rápido andamento, e uso de metais ou saxofone para solos. Diferente do zouk, as canções são escritas em crioulo haitiano.

Arte[editar | editar código-fonte]

Uma obra de George Valris.

Cores brilhantes, perspectiva ingênua e humor astuto são características da arte haitiana. Alimentos deliciosos, e paisagens exuberantes são temas favoritos nesta terra de pobreza e fome. Ir ao mercado é a atividade mais social da vida no campo, e figura proeminente na discussão do assunto. Animais da selva, rituais, danças, e os deuses evocam o passado Africano.

Artistas também pintam em fábula. As pessoas estão disfarçados de animais e os animais se transformam em pessoas. Símbolos podem assumir grande significado. Por exemplo, um galo, muitas vezes representa Aristide e as cores vermelho e azul da bandeira haitiana, muitas vezes representam o seu partido Lavalas.

Festas[editar | editar código-fonte]

A época mais festiva do ano no Haiti é durante o Carnaval (referido como Kanaval em crioulo haitiano). As festividades começam em fevereiro. As cidades estão cheias de música, carros alegóricos de desfile, e as pessoas dançando e cantando nas ruas. A semana do Carnaval é tradicionalmente uma época que dura toda a noite, festas e representa um escape do cotidiano. Rara, um festival que ocorre antes da Páscoa, é celebrada por um número significativo da população, e sua celebração pode ter levado a se tornar um estilo de música de carnaval. Muitos dos jovens também participam de festas e se divertem em boates chamadas discotecas, (pronuncia-se "deece-ko") e participam de Bal. Este termo deriva da palavra balada, e estes eventos são muitas vezes celebrado por multidões.


Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Os monumentos mais famosos do Haiti são o Palácio de Sans Souci e da Cidadela, inscritas como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1982.[2] Situado no Norte do Maciço de La Hotte, em um dos Parques do Haiti nacionais, a data das estruturas são do início do século XIX.[3] Os edifícios estavam entre os primeiros a serem construídos após a independência do Haiti da França.

Jacmel, a cidade colonial, que foi provisoriamente aceita como Património Mundial, foi amplamente danificada pelo terremoto que atingiu o Haiti em 2010.[3]


Religião[editar | editar código-fonte]

Na religião, o Haiti é semelhante ao resto dos países da América Latina, predominantemente cristão, com 80% -85% católicos romanos e aproximadamente 20% professam o protestantismo. Uma população pequena, mas crescente, de muçulmanos e hindus existem no país, principalmente na capital Porto Príncipe.

O Vodu, abrangendo várias tradições diferentes, possui origens do Centro Oeste Africano, Europa e do continente americano; é amplamente praticado, apesar do estigma negativo que ele carrega dentro e fora do país. O número exato de praticantes vudus é desconhecido, no entanto acredita-se que uma pequena quantidade da população a pratica, muitas vezes a par da sua fé cristã.

Folclore[editar | editar código-fonte]

Haiti é conhecida por suas ricas tradições folclóricas. O país tem muitos contos mágicos que fazem parte do Vodu haitiano.

O ditador Papa Doc era um crente forte no folclore do país e de elementos utilizados para orientar o seu governo brutal do país.

Esportes[editar | editar código-fonte]

No início do século XX, foi relatado que a briga de galo era o esporte mais popular no Haiti, apesar de sua popularidade, ter, posteriormente, decrescido[4]. Atualmente, o futebol é o esporte mais popular no Haiti, apesar de o basquete estar crescendo em popularidade.[5] Pequenos clubes de futebol já competem a nível local.[5]

Referências

  1. a b The Larousse Encyclopedia of Music 1982, p. 476.
  2. «National History Park – Citadel, Sans the great Souci, Ramiers». UNESCO.org. Consultado em 23 de janeiro de 2010 
  3. a b «Heritage in Haiti». UNESCO.org. 20 de janeiro de 2010. Consultado em 23 de janeiro de 2010 
  4. Kelsey, p. 120
  5. a b http://books.google.com/books?id=XCi9jFR6v1oC&pg=PA82

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Geoffrey Hindley, ed. (1982). «Music in the Modern World: The music of South America». The Larousse Encyclopedia of Music (em inglês) 2ª ed. Nova York: Excalibur. ISBN 0-89673-101-4 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Haiti é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.