Música pop tailandesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A música pop tailandesa(também conhecida como T-pop) é um gênero de música tailandesa equivalente ao pop ocidental. Surgiu entre os anos 70 e os anos 80 e nesta época era conhecida como string music (em tailandês: เพลงสตริง). Ganhou popularidade nos anos 90 e desde então domina o mercado musical tailandês.

As origens do string music estão no R&B americano, artistas de surf rock como The Ventures e Dick Dale, Exotica, rockabilly e música country e western trazidos para a Tailândia por meio de soldados americanos e australianos que estavam servindo no Vietnã no final da década de 1950 e início dos anos 1960. Também se baseou fortemente no rock'n'roll da invasão britânica, no garage rock e trilhas sonoras de Hollywood. O termo é extremamente amplo, abrangendo o rock tailandês, o dance, o rap e a música popular influenciada pelo oeste em geral. Normalmente exclui o estilo musical folclórico phleng phuea chiwit.

Com músicas ocidentais traduzidas para o tailandês dominando os charts tailandeses[1], nos anos 80 o T-pop se mesclou com outros gêneros musicais, como música disco, funk, dance e o rock. Os primeiros artistas e bandas de string music incluem The Impossibles e Grand Ex'. Artistas e bandas do gênero pós-anos 80 que ficaram conhecidos incluem Thongchai McIntyre, Pumpuang Duangjan, Asanee-Wasan Micro, Ploy, The Innocent. Artistas que iniciaram e alcançaram a fama nos anos 90 incluem Christina Aguilar, Tik Shiro, J Jetrin, Boyscout, Nuvo, Jintara Poonlarp, Lift-Oil, Joey Boy e Tata Young.

T-Wind[editar | editar código-fonte]

T-Wind(Thai Wind, "vento tailandês" em português) é um termo usado para descrever o fenômeno da cultura pop tailandesa no exterior, como o lakorn (drama televisivo tailandês), música ou filmes. É um termo criado para comparar o Hallyu, ou Onda Coreana. Desde os anos 2000, a Tailândia tem exportado muitos tipos de produtos culturais para muitos países, especialmente na ASEAN, onde são muito populares no Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja ou mesmo na China[2].

Artistas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.theguardian.com 
  2. Jirattikorn, Dr. Amporn (26 de novembro de 2015). «ละครไทยในอาเซียน». Bangkokbiz (em tailandês) 

Este artigo foi originalmente traduzido do artigo em inglês, chamado Thai pop music.