Müller-Thurgau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Predefinição:Infobox grape variety

Müller-Thurgau é uma variedade de uva branca (sp. Vitis vinifera ), que foi criada por Hermann Müller da Suíça Cantão de Thurgau , em 1882. Ele é usado para fazer o branco vinho em Alemanha , Áustria , norte da Itália , Inglaterra , na Austrália , República Checa , Nova Zelândia , Estados Unidos e Japão . Há cerca de 42 mil hectares (104.000 acres ) cultivados em todo o mundo, [ carece de fontes? ], que faz Müller-Thurgau o mais extensamente plantada do chamado "novas raças" de variedades de uva criado desde o século 19. Embora plantações têm diminuído significativamente desde a década de 1980, até 2006 ainda era plantada segunda variedade é mais Alemanha, 14 mil hectares e 13,7% de superfície total de vinha. [1] Em 2007, o 125 º aniversário foi comemorado na uva Geisenheim Breeding Institute . Müller-Thurgau é também conhecido como Rivaner (Áustria, Alemanha, Luxemburgo e, especialmente, para os vinhos secos), Riesling x Sylvaner, Riesling-Sylvaner (Suíça), Johannisberg ( cantão de Wallis na Suíça) e Rizlingszilváni (Hungria).

História da variedade de uva[editar | editar código-fonte]

A maioria das uvas foram criados a partir de um desejo de explorar as qualidades de duas uvas em separado e para gerar uma vinha nova que combina as qualidades de ambos. Quando o Dr. Müller criou a uva na uva Geisenheim Breeding Institute no final do século 19, sua intenção era combinar a intensidade e complexidade dos Riesling de uva com a capacidade de amadurecer no início da temporada que o Silvaner uva possui. Embora a uva resultante não inteiramente alcançar estas duas qualidades, no entanto tornou-se amplamente plantada em muitos dos vinhos alemães das regiões produtoras.

Porcentagens das variedades de uvas comuns na Alemanha 1964-2006. Dados retirados das Instituto do Vinho Alemão.1 2 3 4

Na década de 1970, Müller-Thurgau havia se tornado uva mais plantada na Alemanha. Uma possível razão para a popularidade deste varietal é que ele é capaz de ser cultivado em larga escala relativamente de climas e tipos de solo . Muitas destas vinhas foram plantadas em áreas planas que não eram particularmente adequadas para o cultivo de uvas para vinho outros, porque era mais rentável do que a beterraba sacarina , que era a cultura principal alternativa nesses locais. As vinhas amadurecer cedo e trazer grandes quantidades de produção, e são menos exigentes quanto ao local de plantio para a Riesling exemplo. Müller-Thurgau vinhos são suaves, devido à baixa acidez conteúdo, mas, no entanto frutado. Os vinhos podem ser bebidos enquanto relativamente jovem, com poucas exceções, não são considerados para melhorar com a idade. Esses fatos significaram que Müller-Thurgau desde uma forma econômica de mais barato produzir grandes quantidades de meio doce vinhos alemães, tais como Liebfraumilch e Piesporter , que foram muito populares até a década de 1980.

O ponto de viragem no crescimento de Müller-Thurgau, porém, foi o inverno de 1979, quando em 01 de janeiro houve uma queda acentuada nas temperaturas, 20 °F (-7 °C) em muitas áreas, as quais devastaram a maior parte das novas variedades, mas não afetou as variedades, como Riesling, que tem muito mais robustas hastes, após centenas de anos de seleção. Nas décadas desde então, os viticultores começaram a crescer uma maior variedade de videiras, e Müller-Thurgau é agora menos largamente plantada na Alemanha do que Riesling, embora ainda significativos no país e no mundo. Enquanto o alemão plantações total de Müller-Thurgau estão em declínio, a variedade ainda está em terceiro lugar entre as novas plantações, na Alemanha, depois de Riesling e Pinot Noir , com cerca de 8% de todas as novas plantações no período 2006-2008.5

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Recentes impressões digitais de DNA foi, de facto determinou que a uva foi criado pelo cruzamento Riesling com Madeleine Royale [6] , não Silvaner ou qualquer casta sugeriu outro. Mas tem havido alguma confusão sobre a forma. Em 1996, Chasselas parecia ser um candidato válido, e em 1997 o Chasselas variedade admirável de Courtiller foi especificado. No entanto, este mostrou-se mal quando a uva de referência que se acreditava ser admirável de Courtiller foi comprovado no ano de 2000 a Madeleine Royale. [7] Madeleine Royale é sabido agora para ser uma muda Chasselas.

Alemão regiões vitícolas[editar | editar código-fonte]

A partir de 2006, o alemão plantações regional situou-se em:1

Fora da Alemanha, a uva atingiu um grau moderado de sucesso na produção de vinhos animada em Itália , sul da Inglaterra (onde a maioria das outras uvas não amadurecem em muitos anos), Luxemburgo (onde é chamado Rivaner), República Checa e os Estados Unidos.

Na Alemanha, tem sido comum a mistura de Müller-Thurgau com Baco , ou pequenas quantidades de Morio Muscat para melhorar os seus sabores. [8] [9] Ambos são altamente aromáticos que não funcionam muito bem em vinhos varietais em suas próprias devido à falta de acidez ou estrutura.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Europa[editar | editar código-fonte]

A Hungria , 8.000 ha (20 mil acres) Bélgica , 0,5 ha em Château Bon Baron em Lustin Áustria , 5.236 ha (12,933 acres) (7,8%) República Checa Eslováquia ca. 1.743 ha Luxemburgo , como Rivaner Suíça , como Riesling x Silvaner, Itália Reino Unido República da Macedónia , as espécies endémicas como Kratosija Eslovénia Croácia , localmente conhecida como Rizvanac França Moldávia Holanda

Resto do mundo[editar | editar código-fonte]

Austrália - Mudgee região vinícola Nova Zelândia - Agora marginal de uva. Estados Unidos da América Japão China

Sinônimos[editar | editar código-fonte]

Sinônimos para Müller-Thurgau incluem Miler Turgau, Müller, Müller-Thurgaurebe, Müllerka, Müllerovo, Muller-Thurgeau, Mullerka, Mullerovo, Riesling-Silvaner, Riesling-Sylvamer, Riesling x Silavaner, Rivaner, Rizanec, Rizlingsilvani, Rizlingszilváni, Rizlingzilvani, Rizvanac , Bijeli Rizvanac, Rizvanec, Rizvaner6

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Statistics_07-08
  2. German Wine Institute: German Wine Statistics 2004-2005
  3. German Wine Institute: German Wine Statistics 2005-2006
  4. German Wine Institute: German Wine Statistics 2006-2007
  5. Deutsches Weininstitut: Basisdaten 2009, accessed on November 18, 2009
  6. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas VIVC_M-T

Further reading[editar | editar código-fonte]

  • Oz Clarke & Margaret Rand: Clarkes großes Lexikon der Rebsorten, München 2001
  • Helmut Becker: 100 Jahre Rebsorte Müller-Thurgau, Der Deutsche Weinbau 12/1982

Ligações externas[editar | editar código-fonte]