M134 Minigun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde junho de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
M134 Minigun
Tipo Metralhadora Gatling
Local de origem  Estados Unidos
História operacional
Utilizadores Ver Operadores
Especificações
Cartucho 7.62x51mm NATO
Calibre 7.62 mm
Cadência de tiro 2.000 a 6.000 tpm

A M134 Minigun é uma metralhadora 7,62 mm de seis canos com uma elevada cadência de tiro (2.000 a 6.000 disparos por minuto), empregando tambores rotativos estilo Gatling, com uma fonte de alimentação externa. Na cultura popular, o termo "Minigun" tem sido aplicado a qualquer arma Gatling usando calibre de rifle e que receba energia externamente, ainda que o termo, por vezes, seja usado para se referir a armas de cadência de fogo e configurações similares, desconsiderando a fonte de energia e calibre. Especificamente, minigun refere-se a um modelo específico de arma, originalmente produzida pela General Electric.

O "mini" do nome é em comparação com desenhos que usam mecanismos de tiro similares, mas balas maiores, como a arma anterior da General Electric de 20 mm, M61 Vulcan.

História[editar | editar código-fonte]

1960-presente[editar | editar código-fonte]

Na década de 1960, as Forças Armadas dos Estados Unidos começaram a explorar as variantes modernas das armas do tipo Gatling, para uso na Guerra do Vietnã. Os militares norte-americanos no Vietnã, que utilizaram helicópteros como um dos principais meios de transporte de soldados e equipamentos pela densa selva, descobriram que estes meios eram muito vulneráveis ao ataque de armas leves e lança-granadas (RPG) quando diminuíam para pousar. Embora os helicópteros tivessem metralhadoras simples, usando-as para repelir os agressores ocultos na selva, muitas vezes ocorria o superaquecimento dos tambores ou atolamento de cartuchos.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Uma minigun montada em um helicóptero Huey.

Ficção e cultura popular[editar | editar código-fonte]

Minigun tem um lugar quase icônico na cultura popular. Principalmente devido à sua aparência como arma pessoal nos filmes Predator (1987) e Terminator 2: Day of Judgment (1991), Minigun foi mencionado em múltiplos gêneros cobrindo quase toda a gama de mídia, de livros e filmes, anime Grand Theft Auto: San Andreas, Grand Theft Auto: Histórias da Liberty City, Grand Theft Auto V, Grand Theft Auto, Grand Theft Auto, Deadly Thriller 2, Deadly Thriller 2, Grand Theft Auto: Vice City Stories, Grand Theft Auto: Chinatown Wars, Return to Castle Wolfenstein (Uma variante chamada Venom), Call of Duty: Black Ops (chamado Death Machine) em Resident Evil 2, Resident Evil 3, Resident Evil 4, Resident Evil 5, Sven Co-op, Team Fortress Classic, Team Fortress 2 Left 4 Dead, Gears of War 2, Hitman Contracts Como nas três versões do jogo Fallout, criadas pela Interplay, Fallout 2 e Fallout 3, existem duas variantes do Minigun, um chamado especificamente Minigun e Outra versão chamada Laser Gatling, que em vez de seis armas só tem três, mas dispara uma munição especial denominada Pacote de carga de elétrons que lhe dá maior cadência e velocidade, bem como mais danos do que o Minigun de cartuchos.

A notoriedade do Minigun em filmes como Matrix (1999) promoveu sua posição icônica, bem como o fascínio pela arma entre os fanáticos desse filme. Mas, na realidade, não é prático usar o Minigun como uma arma pessoal e nenhuma Força Armada realmente faz isso por vários motivos (retiro, peso, etc.), embora essa habilidade tenha sido descrita em uma ampla variedade de mídia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hogg, Ian (1989). Jane's Infantry Weapons 1989-90, 15th Edition. [S.l.]: Jane's Information Group. p. 351. ISBN 0710608896 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre M134 Minigun