MDaemon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MDaemon Messaging Server
Desenvolvedor Alt-N Technologies, Ltd.
Lançamento Fevereiro de 1996 (2.0)
Versão estável 16.0.2 (2016-05-03)
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Mail Server, Webmail, ActiveSync, IM
Licença Proprietária
Página oficial www.altn.com

Servidor de Correio MDaemon[1] é um servidor de email e colaboração para Windows desenvolvido pela Alt-N Technologies, localizada em Grapevine, Texas [2].

As caracteristicas do MDaemon incluem um filtro de spam proprio com analise Heuristica e Bayesiana, criptografia SSL e TLS, suporte a pastas publicas e compartilhadas, listas de email, cliente de email web (WorldClient), suporte a compartilhamento de dados colaborativos (calendario, contatos, tarefas e anotações), sincronização sem fio de dispositivos moveis via ActiveSync, BlackBerry Internet Service e com plugin opcional BlackBerry Enterprise Server (BES)[1].

Estrutura de Arquivos[editar | editar código-fonte]

Os principais arquivos de configuração do MDaemon são armazenados no diretorio MDaemon/App e as mensagens de email são armazenadas em uma estrutura de arquivos simples no diretorio MDaemon/Users[3].

Historico[editar | editar código-fonte]

Em meados da década de 90, Arvel Hathcock iniciou o desenvolvimento do MDaemon. Hathcock começou a escrever softwares com 14 anos, utilizando um TRS-80 modelo MC-10 que seu pai comprou para presentea-lo. Depois de desenvolver programas de quadros de avisos para diversas empresas, ele se juntou a Mailing List Systems Corporation. Hathcock ficou frustrado com o sistema de email disponível e decidiu criar seu proprio programa. Em 1996 ele fundou a Alt-N Technologies para produzir e comercializar seu servidor de email, MDaemon[3].

Aplicativos Adicionais Inclusos no MDaemon[editar | editar código-fonte]

WorldClient (Cliente de Email Web)[editar | editar código-fonte]

MDaemon inclui um cliente de email web (WorldClient) para acesso via navegador a email, calendarios, contatos, documentos, tarefas e anotações. Documentos podem ser anexados as mensagens ou colocados em uma pasta de documentos compartilhada através do sistema drag & drop (arrastar e soltar). Direitos de acesso personalizados podem ser dados as pastas publicas e compartilhadas para colaboração. A barra integrada lateral de chat pode ser utilizada para conversar com outros usuarios do MDaemon[4].

Administração Remota (WebAdmin)[editar | editar código-fonte]

A Administração Remota (WebAdmin) está incluida e pode ser utilizada para configurar o MDaemon. A ferramente de administração remota via web oferece acesso a maior parte das configurações do MDaemon, como gerenciamento de contas, configurações de segurança, gerenciamento de dispositivos moveis e acesso a arquivos de log[5].

Mensagens Instantâneas (ComAgent)[editar | editar código-fonte]

Também incluso, o Cliente de Mensagens Instantaneas (ComAgent) oferece chat em grupo, lista de amigos, compartilhamento de arquivos, notificações de email e sincronização automatic do catalogo de endereços[6].

Aplicativos Opcionais para MDaemon[editar | editar código-fonte]

SecurityPlus para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O SecurityPlus para MDaemon[7] oferece antivirus e funcionalidades anti-spam (além das funções do filtro de spam inclusas no MDaemon), incluindo a tenologia de Detecção de Padrões Recorrentes (RPD) e a Proteção em Tempo Real contra Virus (Zero Hour Virus Outbreak Protection)[8].

Outlook Connector para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O Outlook Connector para MDaemon[7] oferece compartilhamento e colaboração para usuarios Microsoft Outlook. O Outlook Connector inclui compartilhamento de pastas com niveis de acesso personalizados, suporte a colaboração, resposta automatica e suporte a multiplos idiomas[9].

ActiveSync para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O ActiveSync para MDaemon inclui suporte a ultima versão do Microsoft Exchange ActiveSync (EAS) (protocolos 2.5, 12.1, 14.0 e 14.1), e é vendido como uma licença separada servidor ActiveSync (AirSync). O ActiveSync oferece sincronização das pastas padrões de email, calendario, contatos e tarefas do usuario, entre o servidor MDaemon, uma conta WorldClient (Cliente Web) ou Outlook (utilizando o plugin Outlook Connector) e um dispositivo compativel com ActiveSync. Outras características incluem: politicas de TI personalizadas, limpeza remota, autodiscovery, sincronização de múltiplas pastas, pesquisa cataloo global de endereços, transmissões criptografadas SSL, listas branca e negra de dispositivos, cancelamento de dispositivos inativos e restrições de protocolo[10].

Historico das Versões[editar | editar código-fonte]

MDaemon 1[editar | editar código-fonte]

A versão original do MDaemon não foi lançada ao publico. Recursos:

Cota de Contas, Lista Negra de Remetente, Apelidos com uso de coringas, Encaminhamento Automatico de Mensagens, Portas de Email Configuraveis, Timeout de Protocolos e Valores de Inatividade de Sessão, Local de Armazenamento Configuravel, Facilidade de Backup e Restauração através da Estrutura de Arquivos Simplificada, Verificação de IP e Supressão de Endereço, Blindagem de IP, Listas de Email (Resumos, Suporte Inscrição/Cancelamento, Opções de Moderação, Acesso Apenas Postagem / Apenas Leitura e Arquivamento), Resposta Automatica, Log de Atividades das Sessões em Tempo Real, Arquivamento Simplificado de Mensagens (On / Off) para Pastas Publicas ou Endereços de Email Designados, Boas Vindas SMTP com a Politica da Empresa, SMTP, POP3, MuliPOP e Entrega de Mensagens Diretamente no seu Servidor de Email ou Smart Host[11].

MDaemon 2[editar | editar código-fonte]

O primeiro lançamento do MDaemon ocorreu no dia 31 de Julho de 1996. Recursos:

Restrições de Contas. Anti-Relay, IPs e Hosts Confiaveis e WorldClient (Cliente de Email Webt) – Acesso a Email, Contatos e Calendario[11].

MDaemon 3[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 29 de Fevereiro de 2000. Recursos:

Importação / Exportação de Contas, Filtro de Conteudo, Lista Negra DNS, IMAP, Notificações de Pouco espaço em Disco, Multiplos Dominios, Suporte a Base de Dados de Contas ODBC, Filtro de Spam com Aprendizado Bayesiano e Pontuação de Mensagens Heuristica e Detecção de Padrões Recorrentes (RPD)[11].

MDaemon 4[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Abril de 2011. Recursos:

Exclusão Automatizada de Mensagens Antigas e Contas Inativas (Limpeza), Criação Automatica de Gateway quando Utilizando como Backup MX, DomainPOP, Compartilhamento de Pastas, Regras de Mensagens IMAP, Suporte a Base de Dados de Contas LDAP, ODMR (On-Demand Mail Relay), Pesquisa Reversa, Pastas Publicas e Compartilhadas IMAP com Controle de Acesso (ACL) e Autenticação SMTP[11].

MDaemon 5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 25 de Setembro de 2001. Recursos:

Compressão de Anexos, Restrição de Anexos, Mensagens Instantaneas (ComAgent)(Chat, Chat em Grupo, Lista de Amigos, Compartilhamento de Arquivos, Notificação de Novas Mensagens e Log) e Sincronização de Contatos[11].

MDaemon 6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 1 de Julho de 2002. Recursos:

Verificação de IP Automatica, DoS Dinamico, Dicionario, Prevenção de Ataques (Verificação Dinamica), Verificação de Host, Compartilhamento de Calendario e Agendamento[11].

MDaemon 6.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 29 de Outubro de 2002. Recursos:

Tarpitting e Suporte SSL no WorldClient (Cliente de Email Web)[11].

MDaemon 6.7[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Fevereiro de 2003. Recursos:

Controle de Banda, Funcionalidade de Colaboração (Incluindo: Pastas para Calendario, Contatos, Tarefas, Anotações e Documentos com Compartilhamento de Pasta Publico / Privado), Suporte ao Outlook (Incluindo: Email, Calendario, Contatos, Tarefas, Anotações e Documentos com Compartilhamento de Pasta Publico / Privado) e Requisições de Reunião com Atualização Automatica de Participantes[11].

MDaemon 6.8[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Junho de 2003. Recursos:

Verificação de Recipiente LDAP e SSL / TLS / StartTLS[11].

MDaemon 7[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 2 de Março de 2004. Recursos:

Arquivos de Assinatura por Conta / Dominio, Serviço de Atualização Automatica, Listas de Email - ODBC, Armadilha contra Spam, Senhas Robustas, Fitro Spam – Lista Negra e Lista Branca e Tema para Dispositivos Moveis no WorldClient (Cliente de Email Web)[11].

MDaemon 7.1[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 11 de Maio de 2004. Recursos:

Detecção de Endereços de Email Falsificados[11].

MDaemon 8[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 12 de Abril de 2005. Recursos:

Suporte a Plugin Customizado, DomainKeys, DomainKeys Identified Mail (DKIM) – Assinatura e Verificação, HashCash, Fila de Mensagem com Erros, Engine AntiVirus Kaspersky, Configurações de Multiplos LDAP para Gateways de Dominio, Sistema de Gerenciamento de Filas, SpamAssassin 3 e WorldClient (Cliente Email Web) – Anotações e Tarefas[11].

MDaemon 8.1[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 26 de Julho de 2005. Recursos:

Lista Cinza (Greylisting)[11].

MDaemon 9[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 4 de Abril de 2006. Recursos:

Monitoramento Active Directory, AntiSpam Executado como Processo Separado (MDSpamD), Calendario com Servidor Disponivel / Ocupado, Listas de Email - Active Directory, SPF (Sender Policy Framework) e Sender ID, Administração Remota via Web (WebAdmin), Acesso sem Fio a Email, Contatos, Calendario e Tarefas Utilizando IMAP e SyncML5, WorldClient (Cliente Email Web) – Saida Unicode UTF-8 e Proteção em Tempo Real ( Zero Hour Outbreak Protection)[11].

MDaemon 9.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 24 de Outubro de 2006. Recursos:

Proteção Backscatter e Filas de Mensagens Personalizadas[11].

MDaemon 9.6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 12 de Junho de 2007. Recursos:

Grupos de Contas e Validação de Contas Utilizando Servidor Minger[11].

MDaemon 10[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 26 de Agosto de 2008. Recursos:

Compartilhamento de Dominio (Dividir Dominio entre Multiplos Servidores), Agendamento Ilimitado de Entrega de Mensagens, Certificação de Mensagens VBR (Vouch-By-Reference) e WorldClient (Cliente de Email Web) – Leitor Acessível a Deficientes e Fuso Horario Configuravel por Usuario[11].

MDaemon 11[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Março de 2010. Recursos:

Vinculação de Anexos – Armazenamento de Anexos e Verificação on Demand e Downloads de Mensagens com maior velocidade em Dispositivos Moveis, DomainKeys Identified Mail (DKIM) – ADSP (Author Domain Signing Practices) e Notificação via Wmail de Tentativa de Violação das Restrições de Conta[11].

MDaemon 12[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 15 de Fevereiro de 2011. Recursos:

Suporte Incluso a BlackBerry (OS 7 e Inferior), Via BlackBerry Enterprise Server (BES), Incluindo: Email Avançado, Sincronização Sem Fio, Calendário Atualizado, Contatos Integrados, Gerenciamento das Politicas de TI e Segurança, BlackBerry Balance Technology e Acesso Arquivos Remotos.
Console Unico de Gerenciamento das Funcionalidades dos Dispositivos BlackBerry: Gerenciamento por Dominio das Politicas dos Dispositivos, Politicas de TI Personalizadas, Definição / Reinicialização de Senhas e Limpeza Remota de Dispositivo.
BlackBerry – Suporte a BlackBerry (OS 7 e Anterior) Push Email, Mapeamento Caixa de Entrada, Sincronização de Calendario e Contato para Dispositivos BlackBerry através do Plano de Dados BIS (BlackBerry Internet Service).
WorldClient (Cliente Email Web) – Mensagens Instantâneas Integradas (ComAgent) com Chat, Lista de Amigos, Log e Chat em Grupo[11].

MDaemon 12.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 18 de Outubro de 2011. Recursos:

Lista Branca por Conta e Lista Negra de Destinatarios[11].

MDaemon 13[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 4 de Setembro de 2012. Recursos:

Detecção e Bloqueio de Contas Invadidas, Compressão IMAP, Sistema de Ticket de Mensagens e Graficos do Trafego de Email.
ActiveSync – Sincronização OTA (Over-The-Air) Individual de Email, Calendario, Contatos e Tarefas para dispositivos iPhone, Android, Windows Phone e BlackBerry (OS 10) com Serviço Autodiscover.
Console de Gerenciamento Unico para Dispositivos Moveis: Gerenciamento por Dominio das Politicas dos Dispositivos, Politicas de TI Personalizadas, Definição / Reinicialização de Senhas e Limpeza Remota de Dispositivo.
WorldClient (Cliente Email Web) – Logotipos Personalizados, Pasta Documentos e Anexos através do Sistema Drag and Drop (Arrastar e Soltar)[11].

MDaemon 13.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 18 de Junho de 2013. Recursos:

Modelos de Conta com Configurações Pré Definidas, Logs das Sessões Coloridos, Configurações e Restrições de Senha, Contadores de Performance, Gerenciamento de Pastas Publicas e Vinculação de Anexos – Anexos Externos

MDaemon 13.6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 15 de Outubro de 2013. Recursos:

Aumentado Tamanho Padrão da Chave de Criptografia
WorldClient (Cliente de Email Web)- Nova coluna para visualização de Todos os Contatos, mensagem de aviso "Sem Assunto", Copiar e Mover de maneira simplificada para a ultima pasta utilizada, Nova pasta "Favoritos" no tema LookOut, Novas opções de atalhos no tema LookOut e melhorias adicionais
ActiveSync - Acesso a Pastas Publicas, aba Sessão ActiveSync na interface principal do MDaemon, Limpeza Remota Simplificada de Dispositivos
Administração Remota (WebAdmin) - Sessões de Logs Coloridas e Editor HTML para Assinatura de Dominios

Idiomas Disponiveis[editar | editar código-fonte]

MDaemon está disponivel em diversos idiomas [11].

Servidor de Correio MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 9 idiomas[12]:

Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês

WorldClient (Cliente Email Web)[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 27 idiomas[13]:

Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês, Checo / Cesky, Indonésio, Grego, Franco Canadense, Dinamarquês, Finlandês, Norueguês / Bokmal, Sueco, Coreano, Húngaro, Holandês, Turco, Taiwanes, Polonês, Croata, Sérvio, Esloveno, Vietnamita

Administração Remota (WebAdmin)[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 11 idiomas[14]:

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Holandês, Sueco

Mensagens Instantâneas (ComAgent)[editar | editar código-fonte]

Disponível em 13 idiomas[15]:

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Holandês, Sueco, Polonês, Thai

SecurityPlus para MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 9 idiomas[16]:

Inglês, Espanho, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês

Outlook Connector para MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponível em 16 idiomas[17]:

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Dinamarquês, Finlandês, Norueguês, Sueco, Holandês, Hungaro, Polonês

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «MDaemon Data Sheet» (PDF) Alt-N Technologies [S.l.] 2013-06-04. Consultado em 2013-09-04. 
  2. «Alt-N Technologies Company Fact Sheet» (PDF) Alt-N Technologies [S.l.] 2013-01-03. Consultado em 2013-09-04. 
  3. a b Wyro, Brad (2012-07-23). «Learn More about the MDaemon File Structure» Spiceworks [S.l.] Consultado em 2013-09-04.  Erro de citação: Invalid <ref> tag; name "MDFileStructure" defined multiple times with different content
  4. «WorldClient (MDaemon's Web-Based Email Client)» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  5. «MDaemon Messaging Server - Remote Admin (WebAdmin)» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  6. «MDaemon Messaging Server - Instant Messenger» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  7. a b «SecurityPlus Data Sheet» (PDF) Alt-N Technologies [S.l.] 2013-07-08. Consultado em 2013-09-04.  Erro de citação: Invalid <ref> tag; name "SPDataSheet" defined multiple times with different content
  8. «SecurityPlus for MDaemon» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  9. «Outlook Connector for MDaemon» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  10. «ActiveSync for MDaemon» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  11. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v «MDaemon Messaging Server - Features by Release» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-06. 
  12. «MDaemon Messaging Server - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  13. «MDaemon Messaging Server - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  14. «MDaemon Messaging Server - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  15. «MDaemon Messaging Server - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  16. «SecurityPlus for MDaemon - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 
  17. «Outlook Connector for MDaemon - Tech Specs» Alt-N Technologies [S.l.] Consultado em 2013-09-04. 

Leitura Complementar[editar | editar código-fonte]