MDaemon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MDaemon Messaging Server
Desenvolvedor Alt-N Technologies, Ltd.
Lançamento Fevereiro de 1996 (2.0)
Versão estável 13.6.0 (15 de Outubro de 2013)
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Mail Server, Webmail, ActiveSync, IM
Licença Proprietária
Página oficial www.altn.com

Servidor de Correio MDaemon[1] é um servidor de email e colaboração para Windows desenvolvido pela Alt-N Technologies, localizada em Grapevine, Texas [2] .

As caracteristicas do MDaemon incluem um filtro de spam proprio com analise Heuristica e Bayesiana, criptografia SSL e TLS, suporte a pastas publicas e compartilhadas, listas de email, cliente de email web (WorldClient), suporte a compartilhamento de dados colaborativos (calendario, contatos, tarefas e anotações), sincronização sem fio de dispositivos moveis via ActiveSync, BlackBerry Internet Service e com plugin opcional BlackBerry Enterprise Server (BES)[1] .

Estrutura de Arquivos[editar | editar código-fonte]

Os principais arquivos de configuração do MDaemon são armazenados no diretorio MDaemon/App e as mensagens de email são armazenadas em uma estrutura de arquivos simples no diretorio MDaemon/Users[3] .

Historico[editar | editar código-fonte]

Em meados da década de 90, Arvel Hathcock iniciou o desenvolvimento do MDaemon. Hathcock começou a escrever softwares com 14 anos, utilizando um TRS-80 modelo MC-10 que seu pai comprou para presentea-lo. Depois de desenvolver programas de quadros de avisos para diversas empresas, ele se juntou a Mailing List Systems Corporation. Hathcock ficou frustrado com o sistema de email disponível e decidiu criar seu proprio programa. Em 1996 ele fundou a Alt-N Technologies para produzir e comercializar seu servidor de email, MDaemon[3] .

Aplicativos Adicionais Inclusos no MDaemon[editar | editar código-fonte]

WorldClient (Cliente de Email Web)[editar | editar código-fonte]

MDaemon inclui um cliente de email web (WorldClient) para acesso via navegador a email, calendarios, contatos, documentos, tarefas e anotações. Documentos podem ser anexados as mensagens ou colocados em uma pasta de documentos compartilhada através do sistema drag & drop (arrastar e soltar). Direitos de acesso personalizados podem ser dados as pastas publicas e compartilhadas para colaboração. A barra integrada lateral de chat pode ser utilizada para conversar com outros usuarios do MDaemon[4] .

Administração Remota (WebAdmin)[editar | editar código-fonte]

A Administração Remota (WebAdmin) está incluida e pode ser utilizada para configurar o MDaemon. A ferramente de administração remota via web oferece acesso a maior parte das configurações do MDaemon, como gerenciamento de contas, configurações de segurança, gerenciamento de dispositivos moveis e acesso a arquivos de log[5] .

Mensagens Instantâneas (ComAgent)[editar | editar código-fonte]

Também incluso, o Cliente de Mensagens Instantaneas (ComAgent) oferece chat em grupo, lista de amigos, compartilhamento de arquivos, notificações de email e sincronização automatic do catalogo de endereços[6] .

Aplicativos Opcionais para MDaemon[editar | editar código-fonte]

SecurityPlus para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O SecurityPlus para MDaemon[7] oferece antivirus e funcionalidades anti-spam (além das funções do filtro de spam inclusas no MDaemon), incluindo a tenologia de Detecção de Padrões Recorrentes (RPD) e a Proteção em Tempo Real contra Virus (Zero Hour Virus Outbreak Protection)[8] .

Outlook Connector para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O Outlook Connector para MDaemon[7] oferece compartilhamento e colaboração para usuarios Microsoft Outlook. O Outlook Connector inclui compartilhamento de pastas com niveis de acesso personalizados, suporte a colaboração, resposta automatica e suporte a multiplos idiomas[9] .

ActiveSync para MDaemon[editar | editar código-fonte]

O ActiveSync para MDaemon inclui suporte a ultima versão do Microsoft Exchange ActiveSync (EAS) (protocolos 2.5, 12.1, 14.0 e 14.1), e é vendido como uma licença separada servidor ActiveSync (AirSync). O ActiveSync oferece sincronização das pastas padrões de email, calendario, contatos e tarefas do usuario, entre o servidor MDaemon, uma conta WorldClient (Cliente Web) ou Outlook (utilizando o plugin Outlook Connector) e um dispositivo compativel com ActiveSync. Outras características incluem: politicas de TI personalizadas, limpeza remota, autodiscovery, sincronização de múltiplas pastas, pesquisa cataloo global de endereços, transmissões criptografadas SSL, listas branca e negra de dispositivos, cancelamento de dispositivos inativos e restrições de protocolo[10] .

Historico das Versões[editar | editar código-fonte]

MDaemon 1[editar | editar código-fonte]

A versão original do MDaemon não foi lançada ao publico. Recursos:

Cota de Contas, Lista Negra de Remetente, Apelidos com uso de coringas, Encaminhamento Automatico de Mensagens, Portas de Email Configuraveis, Timeout de Protocolos e Valores de Inatividade de Sessão, Local de Armazenamento Configuravel, Facilidade de Backup e Restauração através da Estrutura de Arquivos Simplificada, Verificação de IP e Supressão de Endereço, Blindagem de IP, Listas de Email (Resumos, Suporte Inscrição/Cancelamento, Opções de Moderação, Acesso Apenas Postagem / Apenas Leitura e Arquivamento), Resposta Automatica, Log de Atividades das Sessões em Tempo Real, Arquivamento Simplificado de Mensagens (On / Off) para Pastas Publicas ou Endereços de Email Designados, Boas Vindas SMTP com a Politica da Empresa, SMTP, POP3, MuliPOP e Entrega de Mensagens Diretamente no seu Servidor de Email ou Smart Host[11] .

MDaemon 2[editar | editar código-fonte]

O primeiro lançamento do MDaemon ocorreu no dia 31 de Julho de 1996. Recursos:

Restrições de Contas. Anti-Relay, IPs e Hosts Confiaveis e WorldClient (Cliente de Email Webt) – Acesso a Email, Contatos e Calendario[11] .

MDaemon 3[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 29 de Fevereiro de 2000. Recursos:

Importação / Exportação de Contas, Filtro de Conteudo, Lista Negra DNS, IMAP, Notificações de Pouco espaço em Disco, Multiplos Dominios, Suporte a Base de Dados de Contas ODBC, Filtro de Spam com Aprendizado Bayesiano e Pontuação de Mensagens Heuristica e Detecção de Padrões Recorrentes (RPD)[11] .

MDaemon 4[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Abril de 2011. Recursos:

Exclusão Automatizada de Mensagens Antigas e Contas Inativas (Limpeza), Criação Automatica de Gateway quando Utilizando como Backup MX, DomainPOP, Compartilhamento de Pastas, Regras de Mensagens IMAP, Suporte a Base de Dados de Contas LDAP, ODMR (On-Demand Mail Relay), Pesquisa Reversa, Pastas Publicas e Compartilhadas IMAP com Controle de Acesso (ACL) e Autenticação SMTP[11] .

MDaemon 5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 25 de Setembro de 2001. Recursos:

Compressão de Anexos, Restrição de Anexos, Mensagens Instantaneas (ComAgent)(Chat, Chat em Grupo, Lista de Amigos, Compartilhamento de Arquivos, Notificação de Novas Mensagens e Log) e Sincronização de Contatos[11] .

MDaemon 6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 1 de Julho de 2002. Recursos:

Verificação de IP Automatica, DoS Dinamico, Dicionario, Prevenção de Ataques (Verificação Dinamica), Verificação de Host, Compartilhamento de Calendario e Agendamento[11] .

MDaemon 6.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 29 de Outubro de 2002. Recursos:

Tarpitting e Suporte SSL no WorldClient (Cliente de Email Web)[11] .

MDaemon 6.7[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Fevereiro de 2003. Recursos:

Controle de Banda, Funcionalidade de Colaboração (Incluindo: Pastas para Calendario, Contatos, Tarefas, Anotações e Documentos com Compartilhamento de Pasta Publico / Privado), Suporte ao Outlook (Incluindo: Email, Calendario, Contatos, Tarefas, Anotações e Documentos com Compartilhamento de Pasta Publico / Privado) e Requisições de Reunião com Atualização Automatica de Participantes[11] .

MDaemon 6.8[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Junho de 2003. Recursos:

Verificação de Recipiente LDAP e SSL / TLS / StartTLS[11] .

MDaemon 7[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 2 de Março de 2004. Recursos:

Arquivos de Assinatura por Conta / Dominio, Serviço de Atualização Automatica, Listas de Email - ODBC, Armadilha contra Spam, Senhas Robustas, Fitro Spam – Lista Negra e Lista Branca e Tema para Dispositivos Moveis no WorldClient (Cliente de Email Web)[11] .

MDaemon 7.1[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 11 de Maio de 2004. Recursos:

Detecção de Endereços de Email Falsificados[11] .

MDaemon 8[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 12 de Abril de 2005. Recursos:

Suporte a Plugin Customizado, DomainKeys, DomainKeys Identified Mail (DKIM) – Assinatura e Verificação, HashCash, Fila de Mensagem com Erros, Engine AntiVirus Kaspersky, Configurações de Multiplos LDAP para Gateways de Dominio, Sistema de Gerenciamento de Filas, SpamAssassin 3 e WorldClient (Cliente Email Web) – Anotações e Tarefas[11] .

MDaemon 8.1[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 26 de Julho de 2005. Recursos:

Lista Cinza (Greylisting)[11] .

MDaemon 9[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 4 de Abril de 2006. Recursos:

Monitoramento Active Directory, AntiSpam Executado como Processo Separado (MDSpamD), Calendario com Servidor Disponivel / Ocupado, Listas de Email - Active Directory, SPF (Sender Policy Framework) e Sender ID, Administração Remota via Web (WebAdmin), Acesso sem Fio a Email, Contatos, Calendario e Tarefas Utilizando IMAP e SyncML5, WorldClient (Cliente Email Web) – Saida Unicode UTF-8 e Proteção em Tempo Real ( Zero Hour Outbreak Protection)[11] .

MDaemon 9.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 24 de Outubro de 2006. Recursos:

Proteção Backscatter e Filas de Mensagens Personalizadas[11] .

MDaemon 9.6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 12 de Junho de 2007. Recursos:

Grupos de Contas e Validação de Contas Utilizando Servidor Minger[11] .

MDaemon 10[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 26 de Agosto de 2008. Recursos:

Compartilhamento de Dominio (Dividir Dominio entre Multiplos Servidores), Agendamento Ilimitado de Entrega de Mensagens, Certificação de Mensagens VBR (Vouch-By-Reference) e WorldClient (Cliente de Email Web) – Leitor Acessivel a Deficientes e Fuso Horario Configuravel por Usuario[11] .

MDaemon 11[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 10 de Março de 2010. Recursos:

Vinculação de Anexos – Armazenamento de Anexos e Verificação on Demand e Downloads de Mensagens com maior velocidade em Dispositivos Moveis, DomainKeys Identified Mail (DKIM) – ADSP (Author Domain Signing Practices) e Notificação via Wmail de Tentativa de Violação das Restrições de Conta[11] .

MDaemon 12[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 15 de Fevereiro de 2011. Recursos:

Suporte Incluso a BlackBerry (OS 7 e Inferior), Via BlackBerry Enterprise Server (BES), Incluindo: Email Avançado, Sincronização Sem Fio, Calendário Atualizado, Contatos Integrados, Gerenciamento das Politicas de TI e Segurança, BlackBerry Balance Technology e Acesso Arquivos Remotos.
Console Unico de Gerenciamento das Funcionalidades dos Dispositivos BlackBerry: Gerenciamento por Dominio das Politicas dos Dispositivos, Politicas de TI Personalizadas, Definição / Reinicialização de Senhas e Limpeza Remota de Dispositivo.
BlackBerry – Suporte a BlackBerry (OS 7 e Anterior) Push Email, Mapeamento Caixa de Entrada, Sincronização de Calendario e Contato para Dispositivos BlackBerry através do Plano de Dados BIS (BlackBerry Internet Service).
WorldClient (Cliente Email Web) – Mensagens Instantâneas Integradas (ComAgent) com Chat, Lista de Amigos, Log e Chat em Grupo[11] .

MDaemon 12.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 18 de Outubro de 2011. Recursos:

Lista Branca por Conta e Lista Negra de Destinatarios[11] .

MDaemon 13[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 4 de Setembro de 2012. Recursos:

Detecção e Bloqueio de Contas Invadidas, Compressão IMAP, Sistema de Ticket de Mensagens e Graficos do Trafego de Email.
ActiveSync – Sincronização OTA (Over-The-Air) Individual de Email, Calendario, Contatos e Tarefas para dispositivos iPhone, Android, Windows Phone e BlackBerry (OS 10) com Serviço Autodiscover.
Console de Gerenciamento Unico para Dispositivos Moveis: Gerenciamento por Dominio das Politicas dos Dispositivos, Politicas de TI Personalizadas, Definição / Reinicialização de Senhas e Limpeza Remota de Dispositivo.
WorldClient (Cliente Email Web) – Logotipos Personalizados, Pasta Documentos e Anexos através do Sistema Drag and Drop (Arrastar e Soltar)[11] .

MDaemon 13.5[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 18 de Junho de 2013. Recursos:

Modelos de Conta com Configurações Pré Definidas, Logs das Sessões Coloridos, Configurações e Restrições de Senha, Contadores de Performance, Gerenciamento de Pastas Publicas e Vinculação de Anexos – Anexos Externos

MDaemon 13.6[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 15 de Outubro de 2013. Recursos:

Aumentado Tamanho Padrão da Chave de Criptografia
WorldClient (Cliente de Email Web)- Nova coluna para visualização de Todos os Contatos, mensagem de aviso "Sem Assunto", Copiar e Mover de maneira simplificada para a ultima pasta utilizada, Nova pasta "Favoritos" no tema LookOut, Novas opções de atalhos no tema LookOut e melhorias adicionais
ActiveSync - Acesso a Pastas Publicas, aba Sessão ActiveSync na interface principal do MDaemon, Limpeza Remota Simplificada de Dispositivos
Administração Remota (WebAdmin) - Sessões de Logs Coloridas e Editor HTML para Assinatura de Dominios

Idiomas Disponiveis[editar | editar código-fonte]

MDaemon está disponivel em diversos idiomas [11] .

Servidor de Correio MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 9 idiomas[12] :

Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês

WorldClient (Cliente Email Web)[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 27 idiomas[13] :

Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês, Checo / Cesky, Indonésio, Grego, Franco Canadense, Dinamarquês, Finlandês, Norueguês / Bokmal, Sueco, Coreano, Húngaro, Holandês, Turco, Taiwanes, Polonês, Croata, Sérvio, Esloveno, Vietnamita

Administração Remota (WebAdmin)[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 11 idiomas[14] :

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Holandês, Sueco

Mensagens Instantâneas (ComAgent)[editar | editar código-fonte]

Disponível em 13 idiomas[15] :

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Holandês, Sueco, Polonês, Thai

SecurityPlus para MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponivel em 9 idiomas[16] :

Inglês, Espanho, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Russo, Chinês

Outlook Connector para MDaemon[editar | editar código-fonte]

Disponível em 16 idiomas[17] :

Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Russo, Japonês, Português, Italiano, Chinês, Dinamarquês, Finlandês, Norueguês, Sueco, Holandês, Hungaro, Polonês

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b "MDaemon Data Sheet", Alt-N Technologies, 2013-06-04. Página visitada em 2013-09-04.
  2. "Alt-N Technologies Company Fact Sheet", Alt-N Technologies, 2013-01-03. Página visitada em 2013-09-04.
  3. a b Wyro, Brad. "Learn More about the MDaemon File Structure", Spiceworks, 2012-07-23. Página visitada em 2013-09-04.
  4. "WorldClient (MDaemon's Web-Based Email Client)", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  5. "MDaemon Messaging Server - Remote Admin (WebAdmin)", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  6. "MDaemon Messaging Server - Instant Messenger", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  7. a b "SecurityPlus Data Sheet", Alt-N Technologies, 2013-07-08. Página visitada em 2013-09-04.
  8. "SecurityPlus for MDaemon", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  9. "Outlook Connector for MDaemon", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  10. "ActiveSync for MDaemon", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  11. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v "MDaemon Messaging Server - Features by Release", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-06.
  12. "MDaemon Messaging Server - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  13. "MDaemon Messaging Server - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  14. "MDaemon Messaging Server - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  15. "MDaemon Messaging Server - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  16. "SecurityPlus for MDaemon - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.
  17. "Outlook Connector for MDaemon - Tech Specs", Alt-N Technologies. Página visitada em 2013-09-04.

Leitura Complementar[editar | editar código-fonte]