MLDonkey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O MLDonkey é uma aplicação peer-to-peer que trabalha com diversas redes. Funciona em diversos ambientes entre os quais diversas variantes UNIX, Microsoft Windows e Mac OS X entre outras.

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

O MLDonkey tem uma arquitectura pouco usual neste tipo de aplicações. Toda a funcionalidade está concentrada num programa (mlnet) que corre como servidor na máquina do utilizador.

Este programa é responsável por se conectar aos diversos outros peers e servidores e gerir todo o trabalho a realizar.

O controlo desta aplicação pode ser feito utilizando uma grande variedade de interfaces gráficos, sendo que a aplicação vem com um definido por padrão. Além dos interfaces gráficos, o servidor providencia um controlo por interface de texto onde o utilizador pode dar instruções ligando-se a uma determinada porta TCP e inclui ainda incluído por defeito um servidor HTTP que permite controlar a aplicação utilizando qualquer browser, mesmo remotamente o que pode ser muito útil.

A aplicação está escrita na sua quase totalidade utilizando a linguagem funcional Objective Caml

Redes suportadas[editar | editar código-fonte]

O MlDonkey suporta as seguintes redes peer-to-peer

Ligações externas[editar | editar código-fonte]