MPLab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O MPLAB IDE(Integrated Development Environment) é um software editor para gerentes de projetos e ambiente de programação para desenvolvimento de aplicações e sistemas embarcados, utilizando PIC Microchip MCUs e DSCs dsPIC. Fornecido gratuitamente pela empresa Microchip_Technology® integrando diversos ambientes de trabalho para programação, simulação e gravação de microcontroladores.


Linguagem de programação[editar | editar código-fonte]

MPLAB IDE foi projetado para trabalhar com vários modelos de Microchip e flexibilidade para uso de ferramentas de linguagem de programação de terceiros. Estas ferramentas de programação podem ser usadas para projetos escritos em linguagem de programação em assembly, C ou linguagem BASIC; compilados em linguagem hexadecimal o código executável pode ser gravado no dispositivo em uma memória flash ou epron. Para desenvolvimento de sistemas e análise dos programas. Possui debugger por software por ferramentas internas como o MPLAB SIM ou plugins externos como o Proteus (programa de computador) VSM® e Matlab, ou ainda por modulos externos como MPLAB ICD2, MPLAB ICE 200 e PICKIT 2 que fazem o debugger no proprio microcontrolador enviando os valores dos registradores para o pc possibilitando a analise dos valores na memória RAM e avaliação do desempenho do programa. Para programação dos microprocessadores, o MPLAB possui interface de programação possibilitando a programação diretamente do MPLAB para a memoria flash do micro controlador atravez da porta serial ou usb pela interface MPLAB ICD2 , MPLAB ICE 2000 e PICKIT 2

Modelos[editar | editar código-fonte]

Os modelos suportados são de 10 bits, 12 bits, 16 bits, 17 bits, 18 bits, 24 bits, 30bits, 32bits, HCS E SEE . Entre os modelos mais conhecidos estão os pics: Pic16f84, pic16f628, pic16f877, PIC18F452 e pic18F4550. Quantos a esses modelos o Pic16f84 muito difundido para fins didáticos pelo reduzido números de pinos e funções facilitando o primeiro contato para programação, PIC16f628 muito utilizado em projetos devido a seus recursos e versatilidade com comparadores internos oscilador interno possibilidade de osciladores por cristal ou ressonadores ou ainda por circuitos RC trabalhando na faixa de 3 a 5,5 volts que possibilita uma flexibilidade no uso de fontes e energia como pilhas e baterias com baixo consumo alinhada ao baixo preço, PIC16f877 microprocessador com memória de 8k memória de programa, memória EEPROM de 255 bites e memória RAM de 368 bites de 8 bits, com periféricos como comunicação serial, paralela, i2c , SSP, SPI.


O programa MPLab é de arquitetura 32-bits e roda em ambiente MS Windows® E Linux com a versão MPLAB X. Este programa integra em sua IDE vários programas de software livre.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.