Mabel Wisse Smit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Mabel
Princesa dos Países Baixos
 
Cônjuge João Friso dos Países Baixos
Descendência Luana de Orange-Nassau
Zaria de Orange-Nassau
Casa Orange-Nassau
Amsberg (agnática)
Orange-Nassau van Amsberg (agnática)
Nome completo
Mabel Martine Wisse Smit
Nascimento 11 de agosto de 1968 (48 anos)
Pijnacker, Países Baixos
Pai Henk Los
Mãe Florence Malde Gijsberdina


Mabel de Orange-Nassau (Pijnacker, 11 de agosto de 1968) é a viúva do príncipe João Friso dos Países Baixos, o segundo filho da rainha Beatriz dos Países Baixos e de seu príncipe consorte, o falecido príncipe Claus.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Ela nasceu Mabel Martine Los, em Pijnacker, Países Baixos, filha de Henk Los (Voorschoten, 27 de abril de 1944 - Loosdrecht, 18 de fevereiro de 1978) e sua esposa Florence Malde Gijsberdina "Flos" Kooman (1944), por sua vez filha de Anthonie Kooman (Maastricht, 15 de junho, 1915 - 's-Hertogenbosch, 8 de novembro, 1979) e sua esposa Antoinette Petronella van Woerkom.

Seu pai morreu quando ela tinha 9 anos de idade. Quando sua mãe casou-se com Peter Wisse Smit (15 de outubro de 1939 - Hilversum, 11 de novembro de 2000), em 1984, Mabel e sua irmã Nicoline tomaram o sobrenome de seu padrasto. A princesa Mabel tem duas irmãs mais novas, Nicoline Wisse Smit (n. 1970) e Eveline Wisse Smit (n. 1982). Ela cresceu em Het Gooi na Holanda Central.

Educação[editar | editar código-fonte]

Estudou Ecónomia e Ciências Políticas na Universidade de Amesterdão, graduando-se em 1993.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Mabel Wisse Smit e o príncipe Friso de Orange-Nassau, casaram-se em Delft, em 24 de abril de 2004. Por não ter recebido a permissão do parlamento holandês para o casamento, o príncipe Friso perdeu seu lugar na linha de sucessão ao trono holandês.

Portanto, nem o príncipe Friso, nem a princesa Mabel, nem os descendentes são membros da Casa Real nem da linha de sucessão ao trono holandês, eles e seus filhos foram intítulados condes e condessas de Orange-Nassau. O casal tem duas filhas:

  1. Luana de Orange-Nassau;
  2. Zaria de Orange-Nassau.

A família reside em Londres, Inglaterra.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.