MacGaren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2019).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2019). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

MacGaren (マッドギャラン, Mad Galant ou Maddo Garan?) é um dos vilões principais da série tokusatsu Jaspion e arqui-inimigo do herói da série. Filho de Satan Goss, foi encarregado de espionar a Terra para seu pai.[1] Foi interpretado pelo consagrado ator de séries tokusatsu Junichi Haruta no Japão e dublado por Francisco Borges (episódios 5 a 16) e Ricardo Medrado (episódios 17 a 45) no Brasil. MacGaren, sempre ao ser derrotado ou ter seus planos perversos frustrados, proferia regularmente a frase "Maldito Jaspion!", reforçada pela voz imponente de Ricardo Medrado, na qual destilava todo seu ódio pelo herói.O vilão ao se transformar de humano para uma forma robótica,lembra a transformação de Bruce Banner para Hulk

No episódio 45, MacGaren tem uma conversa dúbia com o Poderoso Satan Goss: o vilão explica que tanto ele quanto MacGaren nasceram da união de energias negativas do Universo, dando a entender que MacGaren não nasceu dele (apesar do vilão ser incessantemente chamado de "filho de Satan Goss" durante todo o seriado), mas na mesma conversa, ele também diz a seu "filho" que um dia este se transformará num Satan Goss e depois num Poderoso Satan Goss (o mesmo que aconteceu com ele), o que dá a entender que ambos são criaturas da mesma espécie e passam pelo mesmo processo de evolução.

Armas e habilidades[editar | editar código-fonte]

MacGaren carrega consigo uma espada similar à de seu inimigo Jaspion. Ao tirar seus óculos ele se transforma e veste uma armadura Metaltex preta também similar à do herói. Depois de sua primeira morte no episódio 29, além de tornar-se ainda mais poderoso, perde seus óculos escuros e todas as suas roupas humanas, passando a usar sempre um tipo de armadura imperial preta com ombreiras douradas e capa roxa, assemelhando-se de certa forma a um príncipe do mal. Pode ainda disparar raios de seus dedos para ferir o adversário ou levantá-lo do chão.

Na série[editar | editar código-fonte]

MacGaren foi encarregado de espionar a Terra para seu pai, já que se revelava um lugar fértil para os objetivos de seu pai. Em meio a isso matou o irmão de Boomerman. Jaspion, Anri e Edin chegam em seu encalço para detê-los. Aparece pela primeira vez no episódio 4, de forma rápida. No episódio seguinte oferece à garota Satomi (que perdeu seu pai) uma flauta. Ela acreditava que o tal monstro que apareceria era seu pai.

Primeira morte[editar | editar código-fonte]

Após uma série de fracassos, no episódio 29 (sugestivamente intitulado "A Morte de MacGaren"), o vilão enfim resolve travar uma luta com Jaspion, luta essa que inclui ataques aéreos da Allan Moto Space contra o Juldbooma. De início tal luta parecia equilibrada, porém Jaspion arrancou-lhe o braço direito e o matou com a Spadium Laser. Porém, eis que a bruxa galáctica Kilza, por ordem de Satan Goss, aparece e ressucitando sua célebre fórmula mágica "Berebekan Katabamba Berebekan Katabamba Berebekan Katabamba Kikerá" reconstrói o corpo de MacGaren, ressucitando-o com isso. A partir deste episódio MacGaren passa a vestir em sua forma "civil" somente um tipo de armadura magistral toda na cor preta, assemelhando-se a um príncipe da escuridão. No episódio seguinte Jaspion teve sua alma retirada por Kilza e MacGaren assim reapareceu diante de seu inimigo. Com a ajuda de Anri e Miya o discípulo de Edin se safou dessa e ainda destruiu o plano de Kilza.

Episódios 31 a 44[editar | editar código-fonte]

Após o fracasso desse plano de Kilza, MacGaren arma um plano junto com Silk para distrair Jaspion, no qual Silk em troca de libertar alguns reféns exigiria todas as barras de ouro do Banco do Japão enquanto que MacGaren afundaria o Japão com bombas implantadas ao longo da costa, o que logo foi descoberto e frustrado por Jaspion. Enquanto isso Boomerman virou agente internacional, saíndo do Japão e deixando para Jaspion seu desejo de derrotar MacGaren. Purima e Gyoru morrem juntas no episódio 44, "Retorno Satânico", ao tentar enfrentar Jaspion.

Morte definitiva[editar | editar código-fonte]

Satan Goss enfim se transformou no Poderoso Satan Goss, assumindo uma nova forma ainda mais poderosa. MacGaren então passou por um pesado treinamento junto com seu pai para derrotar Jaspion. Após Jaspion ter salvo a garota Mika, MacGaren aparece em sua frente e a luta decisiva entre os dois têm início (episódio 45, intitulado "Sou o Filho de Satan Goss"). Anri intervém e salva Mika das mãos de Kilmaza e seus comparsas, e descobre-se que ela é a última criança irradiada pelo Pássaro Dourado. Uma feroz luta tem início. Enquanto lutava com Jaspion, Kilmaza e alguns soldados de Satan Goss aparecem para ajudar MacGaren, o que ele recusa dizendo "Parem!!! Não se metam! Essa é uma luta entre eu e Jaspion!". Após uma luta acirrada aonde Jaspion e MacGaren trocaram golpes diversos (novamente incluindo a cena da Allan Moto Space e o Juldbooma), eis que o discípulo de Edin acerta um golpe fatal na barriga de MacGaren. Vendo que enfim foi derrotado, MacGaren passa a sentir-se humilhado por ele, um mutante poderoso, ter sido derrotado por um "simples humano" como Jaspion. O herói, com a Spadium Laser, enfim o derrota fulminando-o com o golpe Cosmic Laser. Mesmo agonizando, MacGaren, ainda de pé, consegue dizer suas últimas palavras "Sou o filho de Satan Goss, filho do Poderoso Satan Goss! Ouçam bem! Eu e meu pai construiremos o Império dos Monstros! Este planeta, o planeta Terra, nos pertence! O Poderoso Satan Goss é meu pai, eu também, também serei um Satan Goss e logo um Poderoso Satan Goss, vou me tornar invencível!!!". MacGaren ainda consegue transformar-se em Satan Goss por alguns instantes, mas em decorrência dos ferimentos sofridos, não resiste e cai ao chão já derrotado, explodindo em seguida. O Poderoso Satan Goss, ao ver seu filho morto, sua armadura Metaltex negra completamente arruinada, urra "Meu filho!!! Meu filho!!!!! MEU FILHOOOO!!!!!", e, enfurecido pela morte de seu filho, ataca Daileon com todo o seu poder.

Referências