Mac OS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mac OS
Produção Apple Inc.
Família do SO Mac OS (System 1–7, Mac OS 8–9)
Unix (OS X)[1] [2]
Estado Corrente
Versão estável 10.8.3
Núcleo Núcleo monolítico, e mais tarde micronúcleo
Licença Freeware
Página oficial Apple Mac

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a de denominação de um sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc.. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era apenas chamado System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado Mac OS. Até a versão 10.7, denominava-se Mac OS X. A partir da versão 10.8, removeu-se o "Mac", utilizando-se apenas OS X. A remoção do "Mac" reflete na tentativa da Apple em aproximar o sistema operacional desktop de seu SO mobile, o iOS.

Foi o segundo sistema operacional a usar uma GUI (Depois do protótipo Xerox Alto, desenvolvido na Xerox PARC), e o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

De início as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando "Nova Pasta" no menu Arquivo do Finder.

O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Na sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Referências

  1. Register of Open Branded Products. www.opengroup.org. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  2. Register of Open Branded Products. www.opengroup.org. Página visitada em 26 de julho de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.