Macaca pagensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaMacaca pagensis[1]
Beruk Mentawai Macaca pagensis.JPG

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Gênero: Macaca
Espécie: M. pagensis
Nome binomial
Macaca pagensis
(Miller, 1903)
Distribuição geográfica
Pagai Island Macaque area.png

Macaca pagensis é um Macaco do Velho Mundo endêmico das ilhas Mentawai, na costa oeste de Sumatra. É listado como "criticamente em perigo" pela IUCN devido à perda de habitat. Foi originalmente classificado, junto com M. siberu, como subespécie, mas este arranjo é polifilético,[3] levando a ser classificado como espécie separada. Ambos eram considerados subespécies de M. nemestrina.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Machos são maiores que as fêmeas. O comprimento dos machos está entre 45 e 55 cm, e as fêmeasmedem entre 40 e 45 cm. O comprimento da cauda está entre 13 e 16 cm para os machos, e entre 10 e 13 cm para as fêmeas. Estes também pesam mais, pesando entre 6 e 9 kg, enquanto as fêmeas pesam enre 4,5 e 6 kg.O dorso possui uma cor marrom escura, e as laterais do pescoço, ombros e ventre variam de castanho a um ocre pálido. Pernas são marrom e seus braços, marrom avermelhado. A face é sem pelos e de cor preta, com olhos marrons. Possuem bolsas nas bochechas para carregar comida enquanto forrageam.

Habitat e ecologia[editar | editar código-fonte]

M. pagensis habita a floresta tropical, mas também pode ser encontrado em florestas ripárias e pantanosas. Vivem no dossel da floresta, forrageando entre 24 e36 m de altura, e dormem em até 45 m de altura. O principal item da dieta é o fruto de Ficus. Eles se alimentam junto de Presbytis potenziani. Grupos de M. pagensis têm entre cinco a 25 indivíduos. Tipicamente, o grupo consiste de um macho com várias fêmeas adultas e seus filhotes. Machos solitários podem desafiar o macho dominante de algum grupo, a fim de conseguir a mesma posição dele. Os predadores dessa espécie são a píton-reticulada e Spilornis cheela.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Fêmeas mostram fertilidade e receptividade para cópulas exibindos genitais inchados e vermelhos. Elas se agacham para iniciar o coito. A gestação dura entre 5 e 6 meses. Um filhote nasce por vez, durante à noite. A mãe come aplacenta, e lambe o filhote até a manhã. Eles mantém laços mesmo quando adultos.

Conservação[editar | editar código-fonte]

O habitat da espécie são as ilhas Mentawai. Ocorrem em três das quatro maiores ilhas (Pagai do Norte, Pagai do Sul e Sipura). Devido à desflorestação por imigrantes da Indonésia, a espécie é considerada como em perigo crítico pela IUCN. As principais razões para esse evento é a expansão de cultivos comerciais e de dendezeiros, assim como derrubadas comerciais. Como resultado, os rios inundam muito mais do que antes. Isso também aumentou os casos de malária.

Referências

  1. a b Groves, C.P. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), ed. Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 111–184. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. Whittaker, D. & Mittermeier, R. A. (2008). Macaca pagensis (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 6 de abril de 2013.
  3. Roos, C., T. Zieglerb, J. K. Hodgesb, H. Zischlera, and C. Abegg. 2003. Molecular phylogeny of Mentawai macaques: taxonomic and biogeographic implications. Molecular Phylogenetics and Evolution 29(1): 139-150.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.