Machinima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Machinima, termo criado pela junção das palavras inglesas machine (máquina), animation (animação) e cinema, é tanto uma técnica de produção fílmica quanto o filme criado com essa técnica.

Como uma técnica de produção fílmica, o termo diz respeito à apropriação dos jogos digitais para criação de filmes. Esses filmes são predominantemente produzidos com computadores pessoais, em oposição às grandes produções cinematográficas que usam softwares em 3D profissionais.

Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados utilizando esses jogos e ambientes virtuais interativos em tempo real. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme reconhecido como machinima foi feito no jogo Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper é um curta-metragem com cerca de 1 minuto. Na época, o termo machinima ainda não existia e os filmes feitos em Quake eram chamados apenas de "filmes de Quake" (Quake Movies).

Machinimas sociais[editar | editar código-fonte]

Há machinimas que se destacam, como The French Democracy, de Koulamata. Este filme conta uma história relacionada aos distúrbios que ocorreram nos subúrbios franceses no final de 2005.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Machinimas podem ser criados a partir de quaisquer jogos ou ambientes virtuais interativos em tempo real que permitam gravar a ação do jogo. Há também jogos cuja finalidade é a criação de machinimas, como The Movies, da Lionhead Studios. No Brasil é muito comum criar séries com os jogos da série The Sims, como visto no site Central Sims. A última versão de GTA para PC possui um modo específico para a criação de filmes, em que é possível modificar foco, luz, enquadramento e outras características relevantes para a criação fílmica.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A comunidade de machinimas no Brasil começou em 2006 com séries feitas com jogo Super Mario 64. Com o passar do tempo, outras séries com jogos diferentes foram aparecendo. As mais famosas são Super Metal Mario (2007) e It's Me Blooper (2008), ambas usando o jogo Super Mario 64. Há também um grande número de web-séries e clipes feitos nos jogos da série The Sims, como pode ser visto no site Sims In Motion.

Algumas iniciativas por parte de instituições culturais, tais como Itaú Cultural, Cinusp Paulo Emílio e FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, têm disseminado machinimas no país através de exposições e mostras. O FILE apresenta curadorias anuais nesta área desde 2010, onde é possível conferir diversos filmes artísticos e experimentais feitos por artistas de diversos países.  

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Machinima